Refazer o ensino secundário

Matrícula
16 Junho 2020
Olá.
Como estás próximo dos 18 anos, provavelmente, a melhor solução é fazeres um curso do secundário no ensino recorrente. A tua nota de candidatura, como tens o secundário completo, vai ser a nota de 4 exames nacionais. É uma questão de pesquisares online que escolas perto de ti oferecem essa oferta. Deixo-te, aqui, uma lista de escolas com essa oferta (pode estar desatualizada):https://www.dgeste.mec.pt/wp-content/uploads/2018/08/ESR_18-19-_24ago.pdf
Muito obrigado! Vou me inteirar bem disso. Fiquei muito preocupado.

• Like
Reactions: Edgar H

Nell

Membro Caloiro
Matrícula
11 Março 2021
Ola boa tarde a todos, espero que estejam todos bem.
Agradecia imenso que me ajudassem num assunto.

Sou angolano, tenho a nacionalidade portuguesa e pretendo voltar a estudar e tirar medicina em Portugal.

Tenho o curso do secundário de Angola de Ciências Físicas e Biológicas que é o equivalente ao Curso de Ciências e Tecnologias em Portugal. Porém a minha média é muito baixa (14) para poder ingressar em medicina.

Fiz algumas pesquisas pelo site e vi que:

- Não é possivel tirar o mesmo curso já concluido no secundário no ensino recorrente. Não sei se isto se aplica ao meu caso, visto que tenho um curso do secundário estrangeiro, que apesar de ser semelhante não pertencem ao mesmo sistema de ensino.

- Se quiser repetir o secundário tem de ser num outro curso.

- Será necessário ao fim do curso no ensino recorrente realizar 4 exames nacionais para poder ingressar no ensino superior em medicina.

As minhas questões são:

Posso repetir o secundario num curso do secundário qualquer sem ser Ciências e Tecnologias e depois cadidatar-me no fim do curso aos exames nacionais de Portugues, Matematica A, Biologia e Geologia e Fisica-Quimica ainda que estas disciplinas não façam parte do curriculo presente no curso do recorrente escolhido? Ou é obrigatorio fazer o curso de Ciencias e Tecnogias uma vez que estas disciplinas de exame nacional são inerentes a este curso?
Por exemplo, Se fizer o curso de ciencias socioeconomicas posso depois candidatar-me ao exames nacionais que mencionei e seguir medicina?

A outra questão é:

Terei algum tipo de equivalência nas disciplinas já concluidas comuns entre os cursos? (Portugues, Ingles e Filosofia). Posso optar por repetir todas as cadeiras do Zero?

Obrigado pela atenção.

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Nell
Posso repetir o secundario num curso do secundário qualquer sem ser Ciências e Tecnologias e depois cadidatar-me no fim do curso aos exames nacionais de Portugues, Matematica A, Biologia e Geologia e Fisica-Quimica ainda que estas disciplinas não façam parte do curriculo presente no curso do recorrente escolhido?
Sim, podes.
Terei algum tipo de equivalência nas disciplinas já concluidas comuns entre os cursos? (Portugues, Ingles e Filosofia). Posso optar por repetir todas as cadeiras do Zero?
Podes optar por começar do zero.

Nell

Membro Caloiro
Matrícula
11 Março 2021
Olá @Nell

Sim, podes.

Podes optar por começar do zero.

Obrigado pela resposta.

Andei a ver algumas informações e estou ainda mais confuso.

Estou interessado no curso de de ciências socioeconómicas do recorrente e tenho mais questoes em relação aos exames para efeitos do ensino superior.

Estive a ver a pouco o regulamento do ensino recorrente e a parte dos 4 exames a serem realizados diz assim:

"2 — A avaliação sumativa externa é da responsabilidade dos serviços ou entidades do Ministério da Educação e Ciência designados para o efeito e compreende a realização de exames finais nacionais, regendo -se pelas normas aplicáveis aos cursos científico -humanísticos, com as devidas adaptações, nas seguintes disciplinas:

a) Na disciplina de Português da componente de formação geral;

b) Na disciplina trienal da componente de formação específica;

c) Em duas disciplinas bienais da componente de formação específica, ou numa das disciplinas bienais da componente de formação específica e na disciplina de Filosofia da componente de formação geral, de acordo com a opção do aluno."

No caso do curso de ciências socioeconomicas, segundo o que vi terei de realizar os exames de Português, Economia A, Geografia A e Matemática A.

Ou se quiser optar por apenas uma bienal especifica teria de escolher o exame de Filosofia da formação geral. A minha dúvida é:

Se escolher apenas uma disciplina bienal como por exemplo Geografia A, terei de obrigatoriamente fazer o exame de Filosofia ou posso optar pelo exame de Ingles uma vez que também faz parte da formação geral?

A outra questão é: Posso simplesmente não fazer estes exames e increver-me nos exames relevantes para o o curso de medicina (Portugues, Matematica, Biologia-Geologia e Fisica-Quimica) ou tenho de fazer obrigatoriamente os exames das disciplinas de socioeconomicas do recorrente primeiro e só depois os relevantes para medicina?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Obrigado pela resposta.

Andei a ver algumas informações e estou ainda mais confuso.

Estou interessado no curso de de ciências socioeconómicas do recorrente e tenho mais questoes em relação aos exames para efeitos do ensino superior.

Estive a ver a pouco o regulamento do ensino recorrente e a parte dos 4 exames a serem realizados diz assim:

"2 — A avaliação sumativa externa é da responsabilidade dos serviços ou entidades do Ministério da Educação e Ciência designados para o efeito e compreende a realização de exames finais nacionais, regendo -se pelas normas aplicáveis aos cursos científico -humanísticos, com as devidas adaptações, nas seguintes disciplinas:

a) Na disciplina de Português da componente de formação geral;

b) Na disciplina trienal da componente de formação específica;

c) Em duas disciplinas bienais da componente de formação específica, ou numa das disciplinas bienais da componente de formação específica e na disciplina de Filosofia da componente de formação geral, de acordo com a opção do aluno."

No caso do curso de ciências socioeconomicas, segundo o que vi terei de realizar os exames de Português, Economia A, Geografia A e Matemática A.

Ou se quiser optar por apenas uma bienal especifica teria de escolher o exame de Filosofia da formação geral. A minha dúvida é:

Se escolher apenas uma disciplina bienal como por exemplo Geografia A, terei de obrigatoriamente fazer o exame de Filosofia ou posso optar pelo exame de Ingles uma vez que também faz parte da formação geral?

A outra questão é: Posso simplesmente não fazer estes exames e increver-me nos exames relevantes para o o curso de medicina (Portugues, Matematica, Biologia-Geologia e Fisica-Quimica) ou tenho de fazer obrigatoriamente os exames das disciplinas de socioeconomicas do recorrente primeiro e só depois os relevantes para medicina?
Os exames bienais podem ser os que quiseres de qualquer curso do secundário. O exame da trienal que conta para a CFCEPE tem de ser o do curso do secundário em causa.

mister_macedo

Membro Caloiro
Matrícula
18 Janeiro 2021
Ola boa tarde a todos, espero que estejam todos bem.
Agradecia imenso que me ajudassem num assunto.

Sou angolano, tenho a nacionalidade portuguesa e pretendo voltar a estudar e tirar medicina em Portugal.

Tenho o curso do secundário de Angola de Ciências Físicas e Biológicas que é o equivalente ao Curso de Ciências e Tecnologias em Portugal. Porém a minha média é muito baixa (14) para poder ingressar em medicina.

Fiz algumas pesquisas pelo site e vi que:

- Não é possivel tirar o mesmo curso já concluido no secundário no ensino recorrente. Não sei se isto se aplica no meu caso, visto que tenho um curso do secundário estrangeiro, que apesar de ser semelhante não pertencem ao mesmo sistema de ensino.

- Se quiser repetir o secundário tem de ser num outro curso.

- Será necessário ao fim do curso no ensino recorrente realizar 4 exames nacionais para poder ingressar no ensino superior em medicina.

As minhas questões são:

Posso repetir o secundario num curso do secundário qualquer sem ser Ciências e Tecnologias e depois cadidatar-me no fim do curso aos exames nacionais de Portugues, Matematica A, Biologia e Geologia e Fisica-Quimica ainda que estas disciplinas não façam parte do curriculo presente no curso do recorrente escolhido? Ou é obrigatorio fazer o curso de Ciencias e Tecnogias uma vez que estas disciplinas de exame nacional são inerentes a este curso?
Por exemplo, Se fizer o curso de ciencias socioeconomicas posso depois candidatar-me ao exames nacionais que mencionei e seguir medicina?

A outra questão é:

Obrigado pela atenção.
Olá! Quero saber se terminaste o secundário este ano ou não. É que estou na mesmíssima situação que tu, porém, existe uma solução para o nosso caso que é candidatares-te pelo contingente de emigrante. Se quiseres mais detalhes avisa!

Nell

Membro Caloiro
Matrícula
11 Março 2021
Ola

Já acabei o secundário há alguns anos e sou licenciado, mas não estou satisfeito com a minha área por isso tenciono mudar.
Já estive a ver o contingente de emigrante mas já não me enquadro nesta categoria precisamente por ter a licenciatura.
Existe também o concurso para licenciados mas o processo de selecção de candidatos é de caracter muito subjectivo e a minha licenciatura não tem nada a ver com a área da saúde.
Por isso é que decidi seguir o caminho mais certo que é a candidatura pelo contingente geral, mesmo que tenha de repetir o secundário todo pelo recorrente. É só 1 ano por isso não me importo de todo.

Se souberes de alguma coisa diz-me visto que estamos na mesma situação.

mister_macedo

Membro Caloiro
Matrícula
18 Janeiro 2021
Ola

Já acabei o secundário há alguns anos e sou licenciado, mas não estou satisfeito com a minha área por isso tenciono mudar.
Já estive a ver o contingente de emigrante mas já não me enquadro nesta categoria precisamente por ter a licenciatura.
Existe também o concurso para licenciados mas o processo de selecção de candidatos é de caracter muito subjectivo e a minha licenciatura não tem nada a ver com a área da saúde.
Por isso é que decidi seguir o caminho mais certo que é a candidatura pelo contingente geral, mesmo que tenha de repetir o secundário todo pelo recorrente. É só 1 ano por isso não me importo de todo.

Se souberes de alguma coisa diz-me visto que estamos na mesma situação.

Então tinha percebido mal. Logo a nossa situação não é tão parecida. Eu acabei de terminar o ensino médio em Angola, e pensei que tu também tivesses terminado agora ou há um/dois anos. Entretanto temos um foco em comum - entrar em Medicina em Portugal.
Desejo-te a maior das sortes e espero que consigamos entrar no curso logo que possível e tornarmo-nos médicos de excelência!

Ps.: qualquer informação que eu encontre e seja relevante para a tua situação, eu dar-te-ei a conhecer.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Oi vc conseguiu fazer o ensino recorrente?? Sou Brasileiro também e já concluir o secundário, mas só recebo não das escolas, e um moderador daqui, falou q estão a fazer isso , por Discriminação.
Olá.
Ninguém disse que era por discriminação, porque ninguém sabe a real razão de recusarem.
Contacta a Direção-geral da Educação e expõe a situação.

vikthor

Membro
Matrícula
11 Junho 2021
Olá.
Ninguém disse que era por discriminação, porque ninguém sabe a real razão de recusarem.
Contacta a Direção-geral da Educação e expõe a situação.
sim... sim. Foi mal, muitas vezes ocorre de minha mão não acompanhar o que penso ou eu pensar numa coisa e escrever outra, ou engolir palavras ou repeti-las, não foi um moderador, foi um usuário, da uniarea. :) , peço-lhe desculpas.

Matrícula
16 Junho 2020
Oi vc conseguiu fazer o ensino recorrente?? Sou Brasileiro também e já concluir o secundário, mas só recebo não das escolas, e um moderador daqui, falou q estão a fazer isso , por Discriminação.
Olá, Vikthor.
Pelo que pesquisei, não é possível fazermos o ensino recorrente, uma vez que já concluímos o 12º ano. Devemos pedir a equivalência e realizar os exames finais para obter nota.
Eu, pessoalmente, penso que não seria impedimento tentarmos o ensino secundário novamente em outra área diferente da que fizemos no Brasil e assim tentar uma nota melhor que a nossa anterior.

vikthor

Membro
Matrícula
11 Junho 2021
Oi, o ruim que entrei em contato com duas escolas, e cada técnico das respectivas escolas, dão motivos diferentes, para as mesmas portarias.

Ambas de Lisboa

A primeira escola diz que: "Não posso fazer o ensino recorrente a online(ESR@D), porque a equivalência das minhas notas do ensino secundário, foram feitas pelo sistema GLOBALIZANTE e não por disciplina. "

A Segunda escola diz que: "não posso o fazer o ensino recorrente (ESR@D), porque na portaria não diz nada sobre quem já têm o ensino secundário e por eu ser estrangeiro. Que isso só vale para portugueses."

Contudo, está bem claro que não há impedimento, não há palavras que diga que quem já o tenha não o possa fazer. Apenas diz que quem não tem ,tem prioridade para fazer o ensino recorrente.

Infelizmente Portugal é assim, cada técnico, interpretar de uma forma as portarias. E colocam palavras nas portarias que não existem. 🤡

Attachments

• Portaria 254_2016.pdf
    324.8 KB · Visitas: 1
  • Portaria 243_2012.pdf
    283.6 KB · Visitas: 0