Regime mudança de curso

mars1911

Membro Caloiro
Matrícula
23 Agosto 2025
Olá! Este ano pretendo candidatar-me a psicologia no iscte, vinda da fdul, através deste regime. Alguém que ja o tenha feito consegue me dizer como posso arranjar oa documentos, e quanto será que vai custar tudo no total? Obrigada!

Solução
Olá! Este ano pretendo candidatar-me a psicologia no iscte, vinda da fdul, através deste regime. Alguém que ja o tenha feito consegue me dizer como posso arranjar oa documentos, e quanto será que vai custar tudo no total? Obrigada!
Olá! Nesta página tens toda a informação que precisas para fazeres a tua candidatura (documentos, n° de vagas, prazos, etc.), incluindo o valor a pagar (na parte de emolumentos, são 70€): Mudança de par instituição/curso
Olá! Nesta página tens toda a informação que precisas para fazeres a tua candidatura (documentos, n° de vagas, prazos, etc.), incluindo o valor a pagar (na parte de emolumentos, são 70€): Mudança de par instituição/curso

• Like
Reactions: davis
Solução
Obrigada! Eu vi isso por acaso, eu queria era ver se alguem sabia quanto podia ser os documentos no total. 😓
Indo por partes do que precisas:

• Fotocópia simples do documento de identificação e cartão de contribuinte; - uma fotocópia não te custará mais do que uns cêntimos
  • Certificado do 10.º, 11.º e 12.º ano com as disciplinas discriminadas e
    respetiva média; -> este documento tu já tens, é o teu certificado de habilitações que custou 0€.
  • Documento comprovativo da realização e obtenção das classificações mínimas exigidas nos exames nacionais estipulados como provas de ingresso para o curso a que concorre (Ficha ENES), ou equivalente; -> Aqui podes usar a ficha ENES do ano em que concorreste (portanto 0€). Se repetires algum exame ou tiveres perdido a tua ficha antiga e tenhas exames ainda com prazo de validade activos, terás este ano de pedir uma nova ficha ENES (que é gratuita também, só pagas alguma coisa se fores realizar exames porque aí estarias a pagar fazer exames por externo/melhorias).
  • Documento comprovativo da média de ingresso no ensino superior, ou equivalente (historial de candidatura); -> isto vem no recibo da tua candidatura no portal DGES do ano passado, não tem um custo (o historial de candidatura é um documento pago sim, mas tipicamente só é pedido em casos de concursos muito antigos).
  • Certificado de habilitações com as unidades curriculares realizadas nos cursos frequentados ou, no caso de nao ter realizado nenhuma unidade curricular, comprovativo da primeira inscrição no curso; -> este documento é pedido nos serviços académicos da FDUL, isto no caso de teres feito unidades curriculares. Deves pedi-lo quando tiveres todas as tuas notas deste ano. Confirma na tabela de emolumentos disponível no site da FDUL mas é algo que em princípio está na margem dos 10€
  • Plano(s) de estudos do(s) curso(s) frequentado(s) autenticado(s) com indicação dos créditos ECTS, ou cópia do Diário da República; -> basta ires buscar o plano de estudos publicado no D.R. e imprimir, estamos a falar de cêntimos novamente
  • Carga horária e programas das unidades curriculares já realizadas no curso de origem, caso pretenda creditação ou quando necessário para aplicação dos critérios de seriação, exceto se se tratar de um curso no Iscte; -> se pretenderes alguma equivalência (improvável para as áreas distintas), este documento custa 7,5€ na FDUL. Só recomendo caso queiras pedir alguma creditação, se não há creditações este documento é dispensável e não te prejudica a candidatura.
  • Documento comprovativo de que está, ou esteve, inscrito numa instituição de ensino superior e não concluiu o curso, com menção ao número de inscrições;
  • Documento comprovativo de que não se encontra prescrito relativamente ao ano letivo a que se candidata, no caso de candidato inscrito no ano letivo anterior numa instituição de ensino superior portuguesa; -> os últimos documentos podem ser pedidos em conjunto nos serviços académicos da FDUL, basta pedires especificamente que queres um comprovativo da tua inscrição com a especificação de não estares em situação de prescrição. Em princípio pelas taxas de emolumentos estamos a falar novamente de valores inferiores a 10€.
Somadas as coisas, toda a documentação pedida não te deverá custar mais do que 20€ no total. Espero que ajude!

• Like
Reactions: davis