Regime Pós-Laboral

Boa Tarde

Sabem de algum site com uma listagem dos cursos em regime pós-laboral/nocturno? No meu caso especifico interessa-me em Lisboa e margem sul, mas imagino que se calhar essa informação ate existe a nivel nacional.
Obrigado

Boa Tarde

Sabem de algum site com uma listagem dos cursos em regime pós-laboral/nocturno? No meu caso especifico interessa-me em Lisboa e margem sul, mas imagino que se calhar essa informação ate existe a nivel nacional.
Obrigado

Olá! Não tenho conhecimento de nenhum site que condense todos os cursos onde o pós-laboral existe... O teu critério principal deve ser uma área que gostes e então a partir daí podes tentar saber através dos diversos sites das faculdades ou mesmo através do Assistente de Escolha da DGES se tem pós-laboral disponível ou não

Olá! Não tenho conhecimento de nenhum site que condense todos os cursos onde o pós-laboral existe... O teu critério principal deve ser uma área que gostes e então a partir daí podes tentar saber através dos diversos sites das faculdades ou mesmo através do Assistente de Escolha da DGES se tem pós-laboral disponível ou não
Publicidade não autorizada.

Vão até à lista de cursos e metam ''pós-laboral'' e a respetiva universidade na caixa de pesquisa. São capazes de encontrar aquilo que procuram o_O

Editado por um moderador:
Boa noite. Tenho uma pequena dúvida a colocar que pode parecer um pouco 'estúpida', mas li nuns posts atrás que podemos entrar num curso pós-laboral e no final do 1º ano pedir transferência para o diurno. A minha dúvida é: essa transferência significa que terei que me candidatar novamente ao curso como se tivesse acabado o 12º ou é um processo diferente? E também se aplica se quiser ir para um outro curso diurno para além do equivalente ao que faço em pós-laboral? Muito obrigado.

A minha dúvida é: essa transferência significa que terei que me candidatar novamente ao curso como se tivesse acabado o 12º ou é um processo diferente?
Podes concorrer pelo concurso nacional de acesso novamente e/ou pelo concurso interno de mudança de curso da própria instituição.
E também se aplica se quiser ir para um outro curso diurno para além do equivalente ao que faço em pós-laboral?
É a mesma coisa que em cima.

Podes concorrer pelo concurso nacional de acesso novamente e/ou pelo concurso interno de mudança de curso da própria instituição.

É a mesma coisa que em cima.
Mesmo que ele queira ir para o 2ºano do mesmo curso e quiser candidatar-se para o regime diurno?

Mesmo que ele queira ir para o 2ºano do mesmo curso e quiser candidatar-se para o regime diurno?
Sim, porque acabam por ser cursos diferentes (com diferentes códigos na DGES). A instituição pode, no seu próprio concurso de mudança de curso, criar condições para que estes alunos tenham uma transição mais facilitada, mas dependerá dos critérios definidos pela instituição.

• Like
Reactions: jrochaaa98
Ainda bem, estava com medo que pudessem "excluír-me" pelo facto de não ser do diurno :)
Agora vamos ver é se entro xd
Obrigada !!!

Tinha as mesmas dúvidas, também! Espero que tenhas conseguido entrar, que eu não me lembrei do pos laboral na 1a fase e agr estou à espera da segunda.

Olá! Eu sei que a maior parte dos cursos em pós-laboral são das 18h às 22h30 mas é todos os dias? Por exemplo, na sexta?
Obrigado

Olá! Eu sei que a maior parte dos cursos em pós-laboral são das 18h às 22h30 mas é todos os dias? Por exemplo, na sexta?
Obrigado

Olá!

Depende muito das escolas. Há horários no pós-laboral que funcionam entre as 17h-22h, outros 18h-23h. Depende não só da faculdade como do curso e carga horária do mesmo. Há cursos mais práticos (ou com aulas de laboratório, tipo ciências e químicas) e por isso podem precisar de um maior número de horas.

Eu, por exemplo, tenho aulas todos os dias das 18h30-23h excepto às sextas-feiras. Mas por exemplo no próximo semestre vou deixar de ter dia livre porque tenho mais uma cadeira prática que exige mais horas

Alguém sabe se entrar em regime pós laboral depois posso passar para o regime normal

O regime noturno é normal também :p Podes, ao final de 1 ano, por nova candidatura ou por mudança de curso. Acho que os critérios de mudança são definidos por cada instituição, por isso é uma questão de depois te informares junto da tua

• Like
Reactions: davis
Olá! A minha situação é a seguinte: depois de algum tempo a ponderar, encontrei um curso numa universidade que realmente acho que me agradaria, o problema é que só tenho média suficiente para o regime pós-laboral. Gostava que partilhassem o vosso conhecimento/experiência sobre este regime, dado que, apesar de saber que não é isso que realmente importa e que me devo concentrar principalmente no estudo, tenho imenso receio de não poder usufruir da vida académica (praxe, saídas, vida social...) como no regime diurno.

Olá! A minha situação é a seguinte: depois de algum tempo a ponderar, encontrei um curso numa universidade que realmente acho que me agradaria, o problema é que só tenho média suficiente para o regime pós-laboral. Gostava que partilhassem o vosso conhecimento/experiência sobre este regime, dado que, apesar de saber que não é isso que realmente importa e que me devo concentrar principalmente no estudo, tenho imenso receio de não poder usufruir da vida académica (praxe, saídas, vida social...) como no regime diurno.

Lê algumas das minhas respostas acima, que refiro isso muitas vezes :) Alguma dúvida diz!

Olá, pessoal :)
Cheguei à conclusão que este regime dá acesso a cursos mas com média mais baixa, por serem mesmo regime pós-laboral, agora eu gostava de saber quais as diferenças entre os cursos normais e os com este regime (os seus respectivos), e se é necessário mesmo ter alguma prova que se trabalha fora da faculdade para ter acesso a estes cursos?!

Sem, mais nada a acrescentar
Obrigado pela atenção :)

Hello, vou para o 2º ano de Marketing e Publicidade e ao longo do ano passado vi que esta coisa de continuar a ter praticamente a mesma vida que tive durante 12 anos não é para mim!
Estou a pensar em trocar o meu horário para pós laboral e arranjar um part time.

Alguém fez isso e me consegue dar uma opinião ou está a pensar em fazer?

Boa noite! Visto que eu queria muito entrar num curso para o qual não tenho média suficiente mas sendo que para o pós-laboral desse curso tenho pensei em candidatar-me. O horário apesar de ser diferente não me faz confusão. Gostaria apenas de saber se existe algum tipo de preconceito na hora de entrar no mercado de trabalho relativamente a alguém que tenha estado num regime pós-laboral. Alguém me consegue esclarecer?

• Like
Reactions: Peter
Boa noite! Visto que eu queria muito entrar num curso para o qual não tenho média suficiente mas sendo que para o pós-laboral desse curso tenho pensei em candidatar-me. O horário apesar de ser diferente não me faz confusão. Gostaria apenas de saber se existe algum tipo de preconceito na hora de entrar no mercado de trabalho relativamente a alguém que tenha estado num regime pós-laboral. Alguém me consegue esclarecer?
O curso é exactamente o mesmo em qualquer um dos regimes :p Para além de que há certas faculdade que têm cursos apenas em regime pós laboral :D
(disto isto, acho que já respondi)

O curso é exactamente o mesmo em qualquer um dos regimes :p Para além de que há certas faculdade que têm cursos apenas em regime pós laboral :D
(disto isto, acho que já respondi)

Sim, fiquei esclarecido :D Obrigado!
--- Post atualizado ---
É necessário estar a trabalhar para para frequentar um regime pós-laboral? Disseram-me que na universidade de Viana do Castelo é necessário...

• Like
Reactions: Peter
Sim, fiquei esclarecido :D Obrigado!
--- Post atualizado ---
É necessário estar a trabalhar para para frequentar um regime pós-laboral? Disseram-me que na universidade de Viana do Castelo é necessário...
Não é necessário, é uma escolha tua.