Regresso ao ensino superior - dúvidas

Elisabete Rodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
17 Outubro 2019
Olá, bom dia a todos!

Tenho 40 anos e sou licenciada. Gostaria de voltar a estudar no ensino superior mas tenho algumas dúvidas relativamente ao ingresso. Talvez me consiga ajudar...

O regime de M23 é para quem não teve oportunidade de frequentar o ensino superior, que não é o meu caso. Assim sendo, como é que poderia apresentar uma candidatura ao ensino superior? Pelo regime "normal"?

Se for pelo regime normal, que documentação deve fazer parte da candidatura?

Já agora... a licenciatura que pretendo frequentar é em Leiria: "Tradução e Interpretação Português/Chinês - Chinês/Português". É solicitada uma de três provas (Inglês, Literatura Portuguesa e Portuguesa). Posso escolher qualquer uma delas? Estava a pensar no Inglês (refª 13) mas não percebo o que significa "Inglês (continuação - bienal)"...

Obrigada e desde já agradeço a vossa ajuda,
Elisabete

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, bom dia a todos!

Tenho 40 anos e sou licenciada. Gostaria de voltar a estudar no ensino superior mas tenho algumas dúvidas relativamente ao ingresso. Talvez me consiga ajudar...

O regime de M23 é para quem não teve oportunidade de frequentar o ensino superior, que não é o meu caso. Assim sendo, como é que poderia apresentar uma candidatura ao ensino superior? Pelo regime "normal"?

Se for pelo regime normal, que documentação deve fazer parte da candidatura?

Já agora... a licenciatura que pretendo frequentar é em Leiria: "Tradução e Interpretação Português/Chinês - Chinês/Português". É solicitada uma de três provas (Inglês, Literatura Portuguesa e Portuguesa). Posso escolher qualquer uma delas? Estava a pensar no Inglês (refª 13) mas não percebo o que significa "Inglês (continuação - bienal)"...

Obrigada e desde já agradeço a vossa ajuda,
Elisabete
O concurso para Maiores de 23 anos, não impede, à partida, a candidatura a pessoas com habilitações superiores, só a própria instituição é que o pode fazer. Aconselho a informar-se junto desta. Não se pode candidatar a este concurso e ao Concurso nacional de acesso ao mesmo tempo, porque este supõe que não tem condições para realizar a candidatura pelo Concurso nacional de acesso.

Pelo concurso nacional de acesso, os documentos necessários são a senha para a conta da DGES (criada fazendo um pedido de senha na altura indicada e entregando-o, no seu, caso na escola em que vai fazer exames) e uma ficha ENES (emitida após a saída dos resultados dos exames).

Se o curso pede" um dos seguintes", basta só fazer um. O exame nacional de inglês avalia o nível de inglês que devia ser obtido até ao 11º ano. O "continuação-bienal" significa que é a continuação da disciplina de inglês do ensino básico e porque a disciplina são dois anos.
Para realizar os exames, necessita de se inscrever numa escola secundária e tem de levar os seguintes documentos: certificado de habilitações do secundário, um boletim de inscrição nos exames preenchido(compra-se na escola), o boletim de vacinas e pode já levar impresso o pedido da senha para a conta da DGES.

Tem, também, um outro concurso que é o Concurso Especial para Titulares de outros cursos superiores . A candidatura é feita diretamente na própria instituição e as condições são definidas por esta.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, esteja à vontade.

Esperançafelipa

Membro Caloiro
Matrícula
9 Agosto 2019
Olá, boa noite, tenho muitas dúvidas quanto ao concurso especial de maiores de 23. Eu queria candidatar-me e queria saber que documentação é necessária. Se existem bolsas de estudo para o concurso dos maiores de 23 e como funcionam os cursos que oiço falar em que os estudantes trabalham e apenas se apresentam a exame ou ás aulas quando necessário. Podem-me dizer quanto fica em média um quarto para estudante perto ou longe da faculdade?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, boa noite, tenho muitas dúvidas quanto ao concurso especial de maiores de 23. Eu queria candidatar-me e queria saber que documentação é necessária. Se existem bolsas de estudo para o concurso dos maiores de 23
Existe bolsa de estudo para os estudantes do ensino superior independentemente da via de ingresso, tudo depende se são elegíveis.
Os documentos necessários depende da instituição em causa, mas deve ser o currículo, comprovativo de habilitações literárias e experiência profissional dita no currículo, uma carta dirigida ao presidente do Júri Nacional de Exames e uma fotocópia da certidão de contagem de tempo de residência em Portugal.
como funcionam os cursos que oiço falar em que os estudantes trabalham e apenas se apresentam a exame ou ás aulas quando necessário. Podem-me dizer quanto fica em média um quarto para estudante perto ou longe da faculdade?
Chama-se estatuto trabalhador-estudante e dá-te condições especiais de frequência e de faltas principalmente, e comprova-se com uma declaração do empregador.
Os preços dos quartos variam, mas perto dos centro urbanos principais é mais alto. Mas é uma questão de procurares na Internet, facilmente ficas com uma ideia, apesar de eu achar que agora estão mais baratos pela diminuição da procura(pode ser só impressão minha, não estou muito dentro).

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
JulianaCosta12 De regresso à faculdade ... Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
S Senhas de acesso ao ensino superior- Ainda não recebi a minha- Alguém já recebeu este ano? Ensino Secundário 2
C Ensino Recorrente Ensino Secundário 0
B Atribuição da senha de acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 8
B segunda candidatura ao ensino superior medicina Concurso Nacional e Locais - Público 1
P Candidaturas ao Ensino Superior Concursos Institucionais – Privado 1
H Recálculo de média ensino recorrente Ensino Secundário 8
I curso profissional ou "ensino normal"?? Ensino Secundário 3
C Ensino Recorrente. O que é e quem pode frequentá-lo? Ensino Secundário 2
P Duvida sobre o ensino recorrente Ensino Secundário 2
J Entrar mais tarde no ensino superior Ensino Superior 11
C Dúvidas sobre acesso ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
A Ensino à distância Ensino Secundário 3
E Candidatura a titular de ensino superior + realização dos exames nacionais Concursos e Regimes Especiais 2
C Ensino Secundário Ensino Secundário 4
B Química 11°ano - ensino profissional Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
M Ensino Recorrente/Acesso ao Ensino Superior Ensino Secundário 1
B Biologia 11- Ensino Profissional Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Ensino privado Concursos Institucionais – Privado 1
V Candidatura ao Ensino Superior com SAT Concurso Nacional e Locais - Público 0
M Ensino Superior - Próximo Ano Letivo (Covid-19) Ensino Superior 51
L Covid-19: Acesso ao Ensino Superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 43
A Contra a desigual inflação das médias de acesso ao ensino superior em 2020 Concurso Nacional e Locais - Público 17
C Estudante com ensino secundário estrangeiro Concurso Nacional e Locais - Público 3
Rutemarques2002 Dúvida sobre as aulas presenciais para o ensino secundário Ensino Secundário 18
R Alunos que concluíram o Ensino Secundário há mais de 2 anos Exames Nacionais e Provas de Ingresso 162
B Português 11°ano - ensino profissional Ensino Secundário 0
A Ensino Espanhol Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 0
S algumas duvidas sobre cursos do ensino superior (conselhos) Ensino Superior 4
M Materiais Ensino Profissional Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
F Acesso ao ensino superior com exame 2018 Concurso Nacional e Locais - Público 9
R Acesso ao ensino superior de alunos de anos anteriores Exames Nacionais e Provas de Ingresso 97
M Média de candidatura ao Ensino Superior Estrangeiro - Inglaterra Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
Ângela0104 Qual é a fórmula de cálculo do ensino secundário? Ensino Secundário 4
I Ser professor do ensino básico Educação 2
H Covid-19: exames e aulas online no ensino superior Ensino Superior 6
I Confusa... Curso (ensino superior) Ensino Superior 10
R Caso particular da disciplina de EF na candidatura ao ensino superior Ensino Secundário 2
M Acesso ao Ensino Superior 3 anos após Ensino Secundário Ensino Superior 0
M Melhoria de média - ensino recorrente Exames Nacionais e Provas de Ingresso 16
Ângela0104 Onde é que se vê a nota de acesso ao ensino superior privado? Concursos Institucionais – Privado 6
N Qual curso escolher no ensino superior? Ensino Superior 3
N Mestrado de ensino na FLUL (Português/Francês) Educação 0
D Inglês ensino recorrente - manual Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
D Para ser professora de inglês no ensino secundário Educação 4
M tenho notas para o ensino superior? Ensino Secundário 4
Julianna É possível substituir matemática por outra disciplina no ensino recorrente? Ensino Secundário 3
M Contagem de Tempo de Serviço no Ensino Particular e Cooperativo Educação 0
A Apontamentos-Ensino Superior Ensino Superior 2
R Lecionar Economia no Ensino Secundário Educação 1