Reingresso e anulação da matrícula

danielav

Membro Caloiro
Matrícula
12 Junho 2017
Boas, neste momento a minha matrícula encontra-se congelada e uma vez que este ano não poderei novamente frequentar o curso por motivos profissionais e pessoais é possível fazer o reingresso e voltar a anular ?
Obrigada desde já

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @danielav
Boas, neste momento a minha matrícula encontra-se congelada e uma vez que este ano não poderei novamente frequentar o curso por motivos profissionais e pessoais é possível fazer o reingresso e voltar a anular ?
Se não queres frequentar mais o curso qual era o objetivo do reingresso?

danielav

Membro Caloiro
Matrícula
12 Junho 2017
Eu quero frequentar o curso mas este ano não posso novamente e a universidade pede que faça o reingresso senão “perco” a nota do exame do acesso 23 e sendo assim
Teria de voltar a fazer exames novamente para poder entrar . A questão é se poderei anular uma vez mais a matrícula pois não sabia que ao “congelar” a matrícula teria de obrigatoriamente entrar no ano a seguir !

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Eu quero frequentar o curso mas este ano não posso novamente e a universidade pede que faça o reingresso senão “perco” a nota do exame do acesso 23 e sendo assim
Teria de voltar a fazer exames novamente para poder entrar . A questão é se poderei anular uma vez mais a matrícula pois não sabia que ao “congelar” a matrícula teria de obrigatoriamente entrar no ano a seguir !
Acho que há alguma confusão aí pelo meio. Legalmente, "congelar" a matrícula é algo que não existe, e é um termo usado pelas instituições pelo que na prática é anular a matrícula. Logo, quando quiseres voltar fazes o reingresso. Não faz sentido te estarem a pedir para reingressar para anulares a matrícula, para depois voltares a reingressar (excepto lucrarem com as taxas todas que vais pagar aí pelo meio).

danielav

Membro Caloiro
Matrícula
12 Junho 2017
Acho que há alguma confusão aí pelo meio. Legalmente, "congelar" a matrícula é algo que não existe, e é um termo usado pelas instituições pelo que na prática é anular a matrícula. Logo, quando quiseres voltar fazes o reingresso. Não faz sentido te estarem a pedir para reingressar para anulares a matrícula, para depois voltares a reingressar (excepto lucrarem com as taxas todas que vais pagar aí pelo meio).
Exatamente, daí a minha dúvida! Não faz muito sentido fazer o reingresso se vou voltar a anular. Devem queres talvez que lote a pagar os 25% das propinas mais a inscrição

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Exatamente, daí a minha dúvida! Não faz muito sentido fazer o reingresso se vou voltar a anular. Devem queres talvez que lote a pagar os 25% das propinas mais a inscrição
Pede que te mostrem a base legal do que te estão a dizer, porque isso não faz sentido.

Anita Coelho

Membro
Matrícula
14 Julho 2015
Bom dia,

No ano lectivo de 2015-2016 ingressei na faculdade de Letras.
Fiz os dois primeiros anos completos.
No 3º ano apenas fiz uma cadeira.
Neste ano lectivo, 2018-2019 repeti o primeiro semestre, tendo anulado a matrícula em Janeiro. Pelo facto de anular a matrícula já no início do 2º Semestre, estou a pagar as propinas na totalidade.

As minhas questões são:
- este ano posso candidatar-me a outra universidade e outro curso, com as médias do secundário (exames feitos em 2015)?

- uma vez que a matrícula obriga à nota de um exame que não fiz (biologia) posso fazer esse exame apenas e a restante média ser feita com os valores de 2015?

- se não o conseguir este ano, e uma vez que faço 23 anos em Setembro de 2020, posso, no próximo ano candidatar-me, pelas candidaturas Maiores de 23? Nesse caso o exame (biologia) já é feito na própria Universidade, certo? E na própria Universidade dão formação para o exame, ou estarei a perceber mal?

Aguardo a Vossa ajuda e agradeço, desde já a Vossa disponibilidade

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Anita Coelho
- este ano posso candidatar-me a outra universidade e outro curso, com as médias do secundário (exames feitos em 2015)?
Pelo concurso nacional terias de ter exames realizados em 2019 ou 2018 ou 2017 que pudesses usar como prova de ingresso. Podias concorrer via mudança de curso, mas aí os critérios são definidos por cada instituição.
- uma vez que a matrícula obriga à nota de um exame que não fiz (biologia) posso fazer esse exame apenas e a restante média ser feita com os valores de 2015?
Sim.
- se não o conseguir este ano, e uma vez que faço 23 anos em Setembro de 2020, posso, no próximo ano candidatar-me, pelas candidaturas Maiores de 23? Nesse caso o exame (biologia) já é feito na própria Universidade, certo? E na própria Universidade dão formação para o exame, ou estarei a perceber mal?
Se só fazes 23 em 2020 só poderias concorrer através deste concurso em 2021. Os exames são da própria instituição, sim. A universidade dá os conteúdos que serão avaliados (tipicamente é o programa do secundário) e tu estudas por ti.