Reingresso, mudança de curso e transferência

M ferreira Costa

Membro Caloiro
Matrícula
27 Setembro 2019
Boas,

A minha filha no final do 2 ano pediu transferência par mesmo curso entre politécnicos, tem 120 ects de 180ects acontece que o politecnico que foi colocada está apenas a propor equivalência de 50 ects, a minha pergunta, ela se pretender pode regressar ao primeira candidatura mesmo tendo feito a matricula na 2

aguardo

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @M ferreira Costa
A minha filha no final do 2 ano pediu transferência par mesmo curso entre politécnicos, tem 120 ects de 180ects acontece que o politecnico que foi colocada está apenas a propor equivalência de 50 ects, a minha pergunta, ela se pretender pode regressar ao primeira candidatura mesmo tendo feito a matricula na 2
Supostamente, não. Mas tente ver na instituição de origem se ela ainda poderia renovar a matrícula, após o qual anulariam a matrícula na nova instituição.

inessmatias

Membro Caloiro
Matrícula
21 Novembro 2019
Curso
Jornalismo
Instituição
ESCS
Boa noite,
Este ano letivo 2019/2020 fiquei colocada na ESCS mas decidi "anular" a matrícula.
A questão é poderei candidatar-me para o proximo ano letivo 2020/2021 por reingresso ao mesmo curso na mesma instituição? Se sim, como funciona o processo e quais os prazos para o fazer? Tentei procurar no site mas não encontrei muita informação :/
Outra pergunta, também é possível candidatar-me por mudança de par instituição/curso mesmo não estando matriculada em nenhum curso e não tendo concluído o 1º ano? Ou terei de me matricular novamente na ESCS e depois sim pedir transferência?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @inessmatias
A questão é poderei candidatar-me para o proximo ano letivo 2020/2021 por reingresso ao mesmo curso na mesma instituição? Se sim, como funciona o processo e quais os prazos para o fazer? Tentei procurar no site mas não encontrei muita informação :/
Sim, a candidatura é feita junto da instituição dentro dos prazos que a mesma definir.
Outra pergunta, também é possível candidatar-me por mudança de par instituição/curso mesmo não estando matriculada em nenhum curso e não tendo concluído o 1º ano? Ou terei de me matricular novamente na ESCS e depois sim pedir transferência?
Sim, é.

• Like
Reactions: inessmatias

Catarinasks99

Membro
Matrícula
17 Maio 2017
Boa tarde, será que me podem esclarecer se é possivel fazer transferencia de curso de uma privada para uma publica (neste caso da UPT para a FDUP ou para a UMINHO)?
E se sim quais são os requisitos?
Sendo a média mais baixa do que a pedida pela universidade tenho hipoteses de entrar?

Obrigado :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Catarinasks99
será que me podem esclarecer se é possivel fazer transferencia de curso de uma privada para uma publica (neste caso da UPT para a FDUP ou para a UMINHO)?
Sim, é.
E se sim quais são os requisitos?
Cada instituição define os seus. Tens de ver junto de cada faculdade.
Sendo a média mais baixa do que a pedida pela universidade tenho hipoteses de entrar?
Depende dos critérios definidos, do número de vagas, de quantas pessoas costumam concorrer, etc. Não é algo linear.

Joao_Fonseca

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2018
Boa tarde,

Queria saber se alguém me podia explicar melhor os créditos e equivalência entre Universidades. Conto trocar de curso e de Instituição, estou em Arquitetura na Universidade do Minho e tenciono pedir transferência, por candidatura online, para Design Gráfico no IPCA.

Estou atualmente no 1o semestre do 2o ano de Arquitetura, mas gostaria de saber, se me valeria a pena continuar a stressar e a fazer algo qie nem gosto tanto, se só forem contabilizadas as minhas equivalências e créditos relativos ao 1o ano, visto que apenas poderei só ter equivalência a 2 disciplinas e teoricamente terei de fazer o 1o ano do curso de Design de qualquer das maneiras, certo?

Como podem ver, estou um pouco confuso, e perdido, agradecia algum esclarecimento.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Joao_Fonseca
Estou atualmente no 1o semestre do 2o ano de Arquitetura, mas gostaria de saber, se me valeria a pena continuar a stressar e a fazer algo qie nem gosto tanto, se só forem contabilizadas as minhas equivalências e créditos relativos ao 1o ano, visto que apenas poderei só ter equivalência a 2 disciplinas e teoricamente terei de fazer o 1o ano do curso de Design de qualquer das maneiras, certo?
Se só tiveres equivalência a 2 disciplinas, terias de fazer todas as restantes. Se isso vale a pena ou não só tu podes decidir.

Catana

Membro Veterano
Matrícula
2 Agosto 2019
Olá 😊
Atualmente estou numa privada no curso de Direito e pretendo para o ano pedir transferência para a FDUP. Alguém me consegue ajudar? Eu já procurei os critérios atualizados e não os encontro, além disso também não sei quais são os documentos necessários nem como dou entrada ao processo.
Quando é que abrem as vagas e qual é a altura ideal para começar a tratar disso com antecedência?
Obrigada!! ☺

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá 😊
Atualmente estou numa privada no curso de Direito e pretendo para o ano pedir transferência para a FDUP. Alguém me consegue ajudar? Eu já procurei os critérios atualizados e não os encontro, além disso também não sei quais são os documentos necessários nem como dou entrada ao processo.
Quando é que abrem as vagas e qual é a altura ideal para começar a tratar disso com antecedência?
Obrigada!! ☺
Olá, Catana!
As mudanças na FDUP, como podes ver pelo calendário disponível do ano lectivo corrente, ocorrem entre julho e agosto. Neste link (FDUP - Candidaturas Via Escola 2019/2020) encontras as informações todas, há um Edital que aparece para download. Quando fizeres o download, ficas com um documento em pdf que contém o número de vagas, documentos necessários e todas as condições que necessitas. Mais próximo deste período de mudanças deverá sair o Edital para o próximo ano lectivo, mas ficas já a saber os documentos que necessitarás. Peço desculpa não dizer-te directamente a info, mas o pdf não me deixa copiar e colar os documentos 🤣 🤣

P.S: O quando começar a tratar é um bocado relativo, especialmente porque só poderás pedir alguns docs depois das aprovações todas. Porém, tenta fazer tudo atempadamente. Quanto ao início do processo, as candidaturas são feitas online no sigarra.

• Love
Reactions: Catana
Matrícula
3 Agosto 2019
Boa noite. Eu preciso que alguem me ajude por favor. Eu estou este ano num de arqueologia de coimbra mas quero mudar para o ano para historia. Estava portanto a pensar fazer a nivel interno uma transferencia mas num requesito pede que temos de fazer uma carta de motivaçao, alguem já fez alguma que possa ajudar por favor?
Obrigada

Catana

Membro Veterano
Matrícula
2 Agosto 2019
Olá, Catana!
As mudanças na FDUP, como podes ver pelo calendário disponível do ano lectivo corrente, ocorrem entre julho e agosto. Neste link (FDUP - Candidaturas Via Escola 2019/2020) encontras as informações todas, há um Edital que aparece para download. Quando fizeres o download, ficas com um documento em pdf que contém o número de vagas, documentos necessários e todas as condições que necessitas. Mais próximo deste período de mudanças deverá sair o Edital para o próximo ano lectivo, mas ficas já a saber os documentos que necessitarás. Peço desculpa não dizer-te directamente a info, mas o pdf não me deixa copiar e colar os documentos 🤣 🤣

P.S: O quando começar a tratar é um bocado relativo, especialmente porque só poderás pedir alguns docs depois das aprovações todas. Porém, tenta fazer tudo atempadamente. Quanto ao início do processo, as candidaturas são feitas online no sigarra.
Muito obrigada! ☺
Ainda não comecei a tratar mas quero muito fazer as coisas atempadamente. Uma dúvida: os recursos acabam no fim de julho, e as notas dos mesmos devem de sair algum tempo depois. Se necessitar de ir a algum recurso e a nota não vier a tempo da candidatura, ha algum problema?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Muito obrigada! ☺
Ainda não comecei a tratar mas quero muito fazer as coisas atempadamente. Uma dúvida: os recursos acabam no fim de julho, e as notas dos mesmos devem de sair algum tempo depois. Se necessitar de ir a algum recurso e a nota não vier a tempo da candidatura, ha algum problema?
Não tem problema, o número de ECTS costuma ser um critério secundário ou de desempate. Se entretanto fizeres algum recurso que altere a tua situação é uma questão de contactares a faculdade que, mediante um comprovativo da situação (um print da pauta ou um novo documento emitido pela faculdade de onde vens) altera esses dados. Diria que o mais importante é mesmo a PI e média de secundário.

• Like
Reactions: Catana

Catana

Membro Veterano
Matrícula
2 Agosto 2019
Não tem problema, o número de ECTS costuma ser um critério secundário ou de desempate. Se entretanto fizeres algum recurso que altere a tua situação é uma questão de contactares a faculdade que, mediante um comprovativo da situação (um print da pauta ou um novo documento emitido pela faculdade de onde vens) altera esses dados. Diria que o mais importante é mesmo a PI e média de secundário.
Obrigada ☺