Reingresso, mudança de curso e transferência

gabriel_silva

Membro Caloiro
Matrícula
12 Novembro 2020
Olá.

Podes tentar os dois.

Para os dois precisas de ter realizado as provas de ingresso (e notas mínimas nestas) exigidas pelo par instituição/curso.

Depende dos critérios de seriação de cada instituição se isso é uma contrapartida.
Post automatically merged:

Olá.
Tens de ver junto da instituição os prazos e os procedimentos. De resto, precisas de ter feito as provas de ingresso (e ter as notas mínimas nestas) exigidas pelo par instituição/curso.

Obrigado pela resposta! Em princípio farei a minha mudança de curso através da candidatura pelo concurso nacional. E fico com duas questões:
Tenho de anular a minha matrícula (ou algo parecido) em algum ponto deste ano letivo, ou quando for colocado a minha matrícula é logo anulada?
É necessário pedir uma senha de acesso nova, ou uso a que usei este ano?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Tenho de anular a minha matrícula (ou algo parecido) em algum ponto deste ano letivo, ou quando for colocado a minha matrícula é logo anulada?
Não é automático, mas basta não te inscreveres no próximo ano letivo no curso que frequentas.
É necessário pedir uma senha de acesso nova, ou uso a que usei este ano?
É necessário uma nova senha e uma nova ficha ENES.

Marina_mouta

Membro Caloiro
Matrícula
7 Maio 2020
Curso
História
Instituição
Universidade Nova de Lisboa
Ola, estou no 2º ano de História na NOVA e tinha intenção de, no final do ano, pedir transferência para a FLUC, para o mesmo curso. Só que estou um bocado "perdida" no meio dos regulamentos e não sei se a transferência de universidade se aplica na mudança de par/instituição ou se tem um regulamento especifico que eu não encontro. Naturalmente queria saber se havia a possibilidade de conservar e acreditar os créditos já realizados em Lisboa

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
a transferência de universidade se aplica na mudança de par/instituição
Sim, aplica-se. A "mudança par instituição/curso" serve para designar 3 situações:
1) Mudares só de instituição
2) Mudares só de curso
3) Mudares de instituição e curso

Podes pedir creditações às cadeiras que já fizeste sim, aconselho a que compares o plano de estudos da FLUC com o teu e tentes ver que cadeiras achas que valeria a pena pedires equivalência. As equivalências são depois pedidas quando já estiveres na FLUC e são decididas pelo director de curso de lá.

Marina_mouta

Membro Caloiro
Matrícula
7 Maio 2020
Curso
História
Instituição
Sim, aplica-se. A "mudança par instituição/curso" serve para designar 3 situações:
1) Mudares só de instituição
2) Mudares só de curso
3) Mudares de instituição e curso

Podes pedir creditações às cadeiras que já fizeste sim, aconselho a que compares o plano de estudos da FLUC com o teu e tentes ver que cadeiras achas que valeria a pena pedires equivalência. As equivalências são depois pedidas quando já estiveres na FLUC e são decididas pelo director de curso de lá.
Obrigada. Era isso que eu não estava a perceber também. Obrigada

MateusR

Membro Caloiro
Matrícula
6 Fevereiro 2021
Boa noite meus amigos,

Alguém é capaz de esclarecer-me, se a mudança de par/instituição de física da universidade do Minho ( com a ficha enes em 1995 , em física e matemática) para ciências do desporto na utad agora em 2021, estando esta ultima a pedir nas provas de ingresso uma das seguintes provas: 02 Biologia e Geologia; 07 Física e Química; 18 Português, poderá ser possível?!
Ou a candidatura por maiores de 23 será a melhor opção? Tendo em vista que já conto com uns aninhos e o currículo no desporto também já ajuda..
É que sinceramente não me apetecia estar a estudar disciplinas que já não estou à-vontade.
Também não percebo, no acesso a maiores de 23 estão la as disciplinas da minha ficha ENES..
Percebo que cada instituição tem as suas regras, pergunto-vos se conhecem casos similares..
thankyou very much

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite meus amigos,

Alguém é capaz de esclarecer-me, se a mudança de par/instituição de física da universidade do Minho ( com a ficha enes em 1995 , em física e matemática) para ciências do desporto na utad agora em 2021, estando esta ultima a pedir nas provas de ingresso uma das seguintes provas: 02 Biologia e Geologia; 07 Física e Química; 18 Português, poderá ser possível?!
Ou a candidatura por maiores de 23 será a melhor opção? Tendo em vista que já conto com uns aninhos e o currículo no desporto também já ajuda..
É que sinceramente não me apetecia estar a estudar disciplinas que já não estou à-vontade.
Também não percebo, no acesso a maiores de 23 estão la as disciplinas da minha ficha ENES..
Percebo que cada instituição tem as suas regras, pergunto-vos se conhecem casos similares..
thankyou very much
Olá.
Já não poderá usar esses exames nacionais, porque, já não correspondem às provas de ingresso pedidas pela instituição atualmente.
Em relação aos Maiores de 23 anos, é normal as provas terem a mesma designação das disciplinas a que se refere, porque a prova especifica avalia os conhecimentos das áreas relacionadas com o curso em questão.

MateusR

Membro Caloiro
Matrícula
6 Fevereiro 2021
Viva, então o caminho será sempre a candidatura por maiores de 23 correto? A não ser que a utad mude os exames de acesso se bem entendi

majm22

Membro Veterano
Matrícula
25 Outubro 2015
Estive matriculado num curso em 2019/2020 e anulei a matricula. Efetuei mudança de curso no início deste ano letivo 2020/2021 para outro curso noutra instituição e anulei essa matricula também no 1º semestre. No próximo ano letivo posso regressar ao curso original que estive matriculado em 2019/2020? De que forma? Mudança de Curso ou Reingresso?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Estive matriculado num curso em 2019/2020 e anulei a matricula. Efetuei mudança de curso no início deste ano letivo 2020/2021 para outro curso noutra instituição e anulei essa matricula também no 1º semestre. No próximo ano letivo posso regressar ao curso original que estive matriculado em 2019/2020? De que forma? Mudança de Curso ou Reingresso?
Regressas a um curso em que já estiveste matriculado através do Reingresso.

• Like
Reactions: majm22

Marina_mouta

Membro Caloiro
Matrícula
7 Maio 2020
Curso
História
Instituição
Boa noite, alguém sabe que me possa explicar se fica muito dispendioso pedir transferência de faculdade no final do 2º ano de licenciatura? Quero dizer, a nível de pedidos de creditação de uc's e tal?
Já agora, outra pergunta. É que eu estive a comparar os planos de estudo da minha faculdade atual e a de "destino" e são muito diferentes. Há uc's que são praticamente iguais mas há outras que nem sequer existem como opcionais no meu curso atual.
Se eu só conseguisse acreditação a 10 ucs dos 20 que já teria feito (nos dois anos em que estou na FSCH), em vez de só fazer o ultimo ano na nova faculdade (os restantes 10uc) tinha de fazer 2 anos (20 uc) e ainda por cima 60 ECTS iam "para o lixo"?

Última edição:

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa noite, alguém sabe que me possa explicar se fica muito dispendioso pedir transferência de faculdade no final do 2º ano de licenciatura? Quero dizer, a nível de pedidos de creditação de uc's e tal?
Depende do valor que a instituição cobrar pelas cadeiras (ou por ECTS) e a quantidade que estejas a pensar pedir. Procura no regulamento da faaculdade os emolumentos do pedido de creditação e tenta calcular em quanto ficaria.

Marina_mouta

Membro Caloiro
Matrícula
7 Maio 2020
Curso
História
Instituição
Depende do valor que a instituição cobrar pelas cadeiras (ou por ECTS) e a quantidade que estejas a pensar pedir. Procura no regulamento da faaculdade os emolumentos do pedido de creditação e tenta calcular em quanto ficaria.
Ou seja... por ex 20€ por cada cadeira (20x20) = muito dinheiro para pedir transferência para uma faculdade mais perto de casa..... Enfim.
Obrigada na mesma

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Ou seja... por ex 20€ por cada cadeira (20x20) = muito dinheiro para pedir transferência para uma faculdade mais perto de casa..... Enfim.
Obrigada na mesma
Se for esse o preço, pagarias 400€. Acho que tens de tentar relativizar: sim, é muito dinheiro, mas será que mudares para mais perto de casa + pedir equivalências (e aqui terias de considerar que há a possibilidade de não darem creditação a tudo) + pagar as propinas faria com que poupasses dinheiro ou se isso seria gastares mais dinheiro do que ficares onde estás com todas as despesas em conta...

Marina_mouta

Membro Caloiro
Matrícula
7 Maio 2020
Curso
História
Instituição
Se for esse o preço, pagarias 400€. Acho que tens de tentar relativizar: sim, é muito dinheiro, mas será que mudares para mais perto de casa + pedir equivalências (e aqui terias de considerar que há a possibilidade de não darem creditação a tudo) + pagar as propinas faria com que poupasses dinheiro ou se isso seria gastares mais dinheiro do que ficares onde estás com todas as despesas em conta...
É verdade... é um bocado complicado, dispendioso e, acho que inútil nesta altura do campeonato. Mas pronto perguntei mais por descargo de consciência. Obrigada

• Like
Reactions: Ariana_

lauF

Membro
Matrícula
23 Julho 2017
Bom dia, eu estou no primeiro ano de Mestrado e estou a ponderar candidatar-me a um outro Mestrado. Gostaria de saber se caso mude perco a bolsa, desde já obrigada.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Bom dia, eu estou no primeiro ano de Mestrado e estou a ponderar candidatar-me a um outro Mestrado. Gostaria de saber se caso mude perco a bolsa, desde já obrigada.
Desde que tenhas feito o mínimo de 36 ECTS, não perdes a bolsa para o ano. Se tiveres menos se 36 ECTS feitos no final do ano lectivo, quando mudares de curso não tens bolsa mas, completando nesse ano 36 ECTS, no ano a seguir (2° ano deste 2° mestrado, portanto), podes voltar a candidatar-te.

lauF

Membro
Matrícula
23 Julho 2017
Desde que tenhas feito o mínimo de 36 ECTS, não perdes a bolsa para o ano. Se tiveres menos se 36 ECTS feitos no final do ano lectivo, quando mudares de curso não tens bolsa mas, completando nesse ano 36 ECTS, no ano a seguir (2° ano deste 2° mestrado, portanto), podes voltar a candidatar-te.
Obrigada pelo esclarecimento. :)
Se eu concluir o primeiro ano do meu Mestrado fico com o grau de pós graduação, certo?

madalenamteixeira

Membro Caloiro
Matrícula
10 Fevereiro 2021
Estou num curso profissional, mas quero mudar para o ensino regular será que eu terei equivalências em algumas disciplinas? E queria saber o que tem de fazer para mudar para a outra escola.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Obrigada pelo esclarecimento. :)
Se eu concluir o primeiro ano do meu Mestrado fico com o grau de pós graduação, certo?
Que eu saiba, não. Mesmo sendo equivalentes, penso que apenas consegues pedir um certificado das unidades curriculares concluídas. No entanto, recomendo que contactes sempre a instituição em causa para saberes se te fazem essa equivalência à pós-graduação ou não!
Estou num curso profissional, mas quero mudar para o ensino regular será que eu terei equivalências em algumas disciplinas? E queria saber o que tem de fazer para mudar para a outra escola.
Olá, Madalena! Tens de entrar em contacto com a secretaria da escola para a qual pretendes mudar para obteres esclarecimentos sobre o processo de transferência e mudança de curso. Em princípio, não creio que te vão dar qualquer equivalência entre módulos do profissional para o ensino regular e terás de começar o 10º ano do 0.