Reingresso na faculdade

stitch_lover

Membro Caloiro
Matrícula
9 Abril 2026
Bom dia,
Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre o meu processo de candidatura..
Atualmente, tenho 23 anos e pretendo candidatar-me via Maiores de 23 (M23) ou Mudança de Par Instituição/Curso.
Relativamente ao meu histórico académico anterior:
Frequentei 2 anos de faculdade, 1 ano num curso e outro ano no que realmente pretendia... Mas que infelizmente por motivos pessoais ficou ali.
Para entrar realizei com aproveitamento as unidades curriculares de Biologia e Português.
O meu ingresso inicial no ensino superior foi realizado através de uma via profissionalizante.
Tendo em conta que interrompi o curso há 2 anos, gostaria de saber:
As avaliações que realizei na minha anterior faculdade nessas disciplinas podem ser consideradas válidas como provas de ingresso/conhecimento, ou terei obrigatoriamente de repetir as provas específicas da ESS para o processo de M23?
Existe algum mecanismo de reconhecimento destas competências ou a validade das provas de ingresso de vias profissionais é limitada no tempo?
Agradeço desde já a vossa disponibilidade para me orientar sobre o procedimento correto💚

Última edição:
Olá @stitch_lover
As avaliações que realizei na minha anterior faculdade nessas disciplinas podem ser consideradas válidas como provas de ingresso/conhecimento, ou terei obrigatoriamente de repetir as provas específicas da ESS para o processo de M23?
Quando falas em avaliações estás a falar das provas realizadas para aceder ao curso? Se sim, há algumas faculdades que aceitam provas de outras instituições enquanto muitas exigem que a prova tenha sido realizada na própria escola. Além da questão de ser uma prova de há 2 anos. Só vendo mesmo o regulamento da instituição em causa.
Existe algum mecanismo de reconhecimento destas competências ou a validade das provas de ingresso de vias profissionais é limitada no tempo?
Algumas têm, com um pedido formal (e pagamento de uma taxa) para que o júri da nova faculdade avalie se o conteúdo da prova que fizeste anteriormente é equivalente ao que eles exigem. Mais são mais as que não aceitam das que aceitam.

Bom dia,
Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre o meu processo de candidatura..
Atualmente, tenho 23 anos e pretendo candidatar-me via Maiores de 23 (M23) ou Mudança de Par Instituição/Curso.
Relativamente ao meu histórico académico anterior:
Frequentei 2 anos de faculdade, 1 ano num curso e outro ano no que realmente pretendia... Mas que infelizmente por motivos pessoais ficou ali.
Para entrar realizei com aproveitamento as unidades curriculares de Biologia e Português.
O meu ingresso inicial no ensino superior foi realizado através de uma via profissionalizante.
Agradeço desde já a vossa disponibilidade para me orientar sobre o procedimento correto💚
Olá. Eu estudo na ESS. Pelos maiores de 23 este ano não consegues, excepto se completares os 24 anos este ano. Pelo menos quando entrei pelos maiores de 23 (no meu caso no porto) tive de esperar completar os 24 anos.

Tens outras hipóteses, verificar a validade dos exames de via profissionalizante (creio que tem validade de 4 anos), ou fazer candidatura a um cstep que dê acesso á licenciatura que pretendes. Se for para o mesmo curso podes descongelar a matrícula. Tenho também ideia que podes também fazer mudança de curso em setembro se for na mesma instituição.

Eu acho que sei quem és. A melhor coisa a fazeres é falar com a coordenadora de curso que ela sabe como te pode ajudar na ESS.

Boa sorte. Tudo de bom :)