Reingresso

Matrícula
14 Março 2019
Olá, em 2006/2007 frequentei um curso na faculdade de letras de Coimbra, entretanto a meio do 2º semestre desisti por problemas familiares, não sabia q tinha de cancelar a matricula, e nunca mais lá fui. Agora gostaria de voltar a estudar, será que posso voltar através do reingresso ? Ou terei de me candidatar novamente ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Catarina Mafalda antunes
Olá, em 2006/2007 frequentei um curso na faculdade de letras de Coimbra, entretanto a meio do 2º semestre desisti por problemas familiares, não sabia q tinha de cancelar a matricula, e nunca mais lá fui. Agora gostaria de voltar a estudar, será que posso voltar através do reingresso ? Ou terei de me candidatar novamente ?
Sim, podes voltar a reingressar. Deves é ter propinas em atraso desse ano se não chegaste a anular a matrícula e a regularizar a situação na altura.

KungFuKenny

Membro
Matrícula
24 Junho 2018
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Boa tarde,
Estou a considerar mudar de curso. No entanto, tenho medo de me arrepender dessa mudança. Deste modo, caso mudasse de curso este ano e, no próximo ano, percebesse que tinha cometido um erro, eu poderia simplesmente pedir o reingresso? Não teria que repetir exames (de destacar que os meus exames [sem ser Matemática e Português] só têm validade até a candidatura para o ano letivo 2019/2020) ? E, tendo em conta que estou agora no primeiro ano, ingressaria no segundo? E há algum limite para até quando posso fazer o reingresso?
Muito obrigado

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @0beron
Estou a considerar mudar de curso. No entanto, tenho medo de me arrepender dessa mudança. Deste modo, caso mudasse de curso este ano e, no próximo ano, percebesse que tinha cometido um erro, eu poderia simplesmente pedir o reingresso? Não teria que repetir exames (de destacar que os meus exames [sem ser Matemática e Português] só têm validade até a candidatura para o ano letivo 2019/2020) ? E, tendo em conta que estou agora no primeiro ano, ingressaria no segundo? E há algum limite para até quando posso fazer o reingresso?
Poderias voltar a concorrer por mudança de curso para o curso de origem. Pedirias equivalências e ficavas no ponto em que o deixaste.

• Like
Reactions: KungFuKenny

KungFuKenny

Membro
Matrícula
24 Junho 2018
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Olá @0beron

Poderias voltar a concorrer por mudança de curso para o curso de origem. Pedirias equivalências e ficavas no ponto em que o deixaste.
Mas não há um regime específico de reingresso, distinto do regime de mudança de curso?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Mas não há um regime específico de reingresso, distinto do regime de mudança de curso?
O regime de reingresso é para quem abandona o curso, através da anulação da matrícula. O que não é o caso.

• Like

KungFuKenny

Membro
Matrícula
24 Junho 2018
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
O regime de reingresso é para quem abandona o curso, através da anulação da matrícula. O que não é o caso.
Quando eu disse mudar de curso, seria voltar a candidatar-me pelo concurso nacional. Ou seja, em 2019/2020, matricular-me-ia num curso diferente, pelo que não haveria matrícula no primeiro em 2019/2020. Assim, poderia, em 2020/2021, voltar pelo regime de reingresso. Ou há algo que não estou a entender? As minhas desculpas pela insistência.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Quando eu disse mudar de curso, seria voltar a candidatar-me pelo concurso nacional. Ou seja, em 2019/2020, matricular-me-ia num curso diferente, pelo que não haveria matrícula no primeiro em 2019/2020. Assim, poderia, em 2020/2021, voltar pelo regime de reingresso. Ou há algo que não estou a entender? As minhas desculpas pela insistência.
Ah, sim, nesse caso podias fazer reingresso.

• Like

fjss8

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2018
Eu abandonei o meu curso no ano letivo 16/17, no 1º semestre do 1º ano por motivos pessoas porém não anulei logo a matricula, deixei de comparecer e mais tarde contactei a faculdade e paguei todas as propinas em atrasado mas gostaria de voltar a entrar na mesma instituição e no mesmo curso este ano, é possível candidatar-me a reingresso? É necessário voltar a fazer os exames nacionais?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @fjss8
Eu abandonei o meu curso no ano letivo 16/17, no 1º semestre do 1º ano por motivos pessoas porém não anulei logo a matricula, deixei de comparecer e mais tarde contactei a faculdade e paguei todas as propinas em atrasado mas gostaria de voltar a entrar na mesma instituição e no mesmo curso este ano, é possível candidatar-me a reingresso? É necessário voltar a fazer os exames nacionais?
Sim. Por reingresso não tens de fazer qualquer prova.

wired42

Membro Caloiro
Matrícula
2 Outubro 2019
Boas,
A minha questão é a seguinte...
Matriculei-me na faculdade este ano, tratei do processo todo, propinas, inscrição.. no entanto mudei de ideias recentemente e decidi anular a matricula, decidindo ingressar um ano mais tarde.. (não sei se isto é relevante para a questão, mas nos primeiros 10 dias úteis reembolsam o valor das propinas neste caso)
Falei com a mesma sobre o processo de reingresso (pois pretendo frequentar o mesmo curso na mesma instituição no próximo ano), onde foi-me dito que seria tudo ok em entrar por tal processo.

No entanto, verifico agora que no site da DGES, é referido tal:

A Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho aprova o Regulamento dos Regimes Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior, que se aplica às candidaturas destinadas à matrícula e ou inscrição no ano letivo de 2016-2017, inclusive.

Assim,
Podem requerer o reingresso num par instituição/curso os estudantes que:
  • Tenham estado matriculados e inscritos nesse par instituição/curso ou em par que o tenha antecedido;
  • Não tenham estado inscritos nesse par instituição/curso no ano letivo anterior àquele em que pretendem reingressar.

Segundo esta última linha, como ficamos? É possível entrar no mesmo curso no próximo ano pela via de reingresso?
Parece que afinal não, ou estarei a interpretar algo mal? Pelo que é dito, basicamente é possível, mas apenas dois anos lectivos após a inscrição (não no próximo).
Acho que há uma certa confusão neste tópico, com várias faculdades (incluindo a minha) a não referirem tal como condição, apesar de supostamente ser assim.

Estarei equivocado? Se não, quais as outras opções no meu caso?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @wired42
Segundo esta última linha, como ficamos? É possível entrar no mesmo curso no próximo ano pela via de reingresso?
Parece que afinal não, ou estarei a interpretar algo mal? Pelo que é dito, basicamente é possível, mas apenas dois anos lectivos após a inscrição (não no próximo).
Acho que há uma certa confusão neste tópico, com várias faculdades (incluindo a minha) a não referirem tal como condição, apesar de supostamente ser assim.

Estarei equivocado? Se não, quais as outras opções no meu caso?
Realmente há alguma confusão nesta matéria e as instituições fazem interpretações diferentes. Muitas consideram que se o aluno anulou não esteve para todos os efeitos inscrito no ano lectivo anterior (apenas numa parte, logo não consideram).

• Like
Reactions: wired42