Relações Internacioanais

mariana.09

Membro Caloiro
Matrícula
1 Novembro 2021
Olá!! Estou a terminar o 12ºano no curso de Humanidades e queria ir para o curso de Relações Internacionais, no entanto, antes de fazer a candidatura, gostaria de recolher algumas opiniões de quem já fez esse curso e/ou ainda está no curso.
Acho que seria uma grande ajuda e bastante esclarecedor, para não só ver se corresponde às minhas expectativas como também para ver se é realmente Relações Internacionais que eu quero estudar.
Agradeço respostas,

Obrigada.
Mariana

• Like
Reactions: nymeria
Olá!! Estou a terminar o 12ºano no curso de Humanidades e queria ir para o curso de Relações Internacionais, no entanto, antes de fazer a candidatura, gostaria de recolher algumas opiniões de quem já fez esse curso e/ou ainda está no curso.
Acho que seria uma grande ajuda e bastante esclarecedor, para não só ver se corresponde às minhas expectativas como também para ver se é realmente Relações Internacionais que eu quero estudar.
Agradeço respostas,

Obrigada.
Mariana
Olá, Mariana!

Sou atualmente estudante do 2.º ano de Línguas e Relações Internacionais na FLUP. Não sei se é uma das opções que estás a considerar, dado que o curso engloba também a vertente das línguas – mas posso falar-te um pouco sobre a minha experiência enquanto estudante de RI, e estudante da academia do Porto.

Eu era de Ciências e Tecnologias, mas desde sempre fascinada pelas Humanidades. As Relações Internacionais são uma disciplina particularmente fascinante. Se te interessas pelas relações entre os países, por história, economia, política, direito e mesmo ciências sociais, é a área para ti. Não só o da FLUP, mas os cursos de RI em geral tendem a ser muito abrangentes, abrindo-te portas para variadas potenciais áreas de mestrado. Algo que acaba por “distinguir” o curso da minha faculdade é a forte aposta nas línguas – 2 cadeiras obrigatórias por semestre, a escolher entre Inglês, Espanhol, Alemão e Francês. Isto possibilita-te também aceder a outras áreas, como o ensino ou a tradução.

Quanto ao Porto, é uma cidade maravilhosa, pela qual sou apaixonada desde sempre, e onde é um prazer viver. Enquanto alguém que veio de uma cidade pequena, adaptei-me facilmente, e encontrei colegas com quem me identifico bastante. Há sempre algo a acontecer. A FLUP por si só também tem vários núcleos e projetos em que te podes envolver.

Se tiveres alguma dúvida mais específica, seja sobre unidades curriculares, professores ou mesmo sobre as máquinas de vending na faculdade (nunca se sabe!), não hesites em contactar-me!

• Like
Reactions: RDelares
Olá, estou atualmente a entrar no 2 ano do curso de Relações Internacionais.
Posso dizer que, apos acabares o curso tens a porta aberta para qualquer área, seja ela do setor privado ou público, seja ela investigação cientifica ou área empresarial. Na minha visão è o curso ideal para uma pessoa que não quer limitar o seu futuro leque de saídas profissionais. Se queres ter um primeiro contacto com aquilo que iras estudar recomendo-te dares uma vista de olhos neste site: www.gurupolitico.pt aqui encontras vários artigos de Relações Internacionais em português, o que nem sempre é fácil, tenho o utilizado como ferramenta de apoio ao estudo ao longo do meu percurso académico.
Boa sorte.

Olá, estou atualmente a entrar no 2 ano do curso de Relações Internacionais.
Posso dizer que, apos acabares o curso tens a porta aberta para qualquer área, seja ela do setor privado ou público, seja ela investigação cientifica ou área empresarial. Na minha visão è o curso ideal para uma pessoa que não quer limitar o seu futuro leque de saídas profissionais. Se queres ter um primeiro contacto com aquilo que iras estudar recomendo-te dares uma vista de olhos neste site: www.gurupolitico.pt aqui encontras vários artigos de Relações Internacionais em português, o que nem sempre é fácil, tenho o utilizado como ferramenta de apoio ao estudo ao longo do meu percurso académico.
Boa sorte.
Muito obrigada pela tua opinião e pelo site que disponibilizaste.
Sem dúvida que fará toda a diferença na minha perceção sobre o curso.