ISCSP Relações Internacionais / Ciência Política

Tâniaa

Membro
Matrícula
1 Agosto 2017
Alguém aqui está num destes cursos e me pode falar um pouco mais sobre eles? Qual foi a vossa experiência, se gostaram ou não...?
(E alguém irá candidatar-se a estes cursos este ano?)

• Like
Reactions: ana teresa marujo

Joanafsm

Membro
Matrícula
13 Fevereiro 2017
Alguém aqui está num destes cursos e me pode falar um pouco mais sobre eles? Qual foi a vossa experiência, se gostaram ou não...?
(E alguém irá candidatar-se a estes cursos este ano?)
Olá Tânia!
Vou agora para o segundo ano de Relações Internacionais, no ISCSP.
No curso tens cadeiras que abrangem um leque enorme de áreas de estudo como História, Geografia, Economia, Direito (privado, político, internacional, europeu), Política, passando também por Filosofia e ainda por uma cadeira de análise de dados em que aprendes a trabalhar com um software tipo Excel e a interpretar dados estatísticos. Escolhes também uma cadeira de línguas em cada semestre, podendo escolher entre francês, inglês ou alemão (ainda não se sabe se este ano abrirão outras duas - espanhol e mandarim). O ISCSP tem 4 níveis disponíveis para cada língua e no princípio do ano os alunos têm de fazer um teste de diagnóstico a cada uma delas para saberem em que nível se inserem antes mesmo de escolherem qual querem.
Ainda não temos confirmação oficial mas, em princípio, o plano de estudos irá mudar no próximo ano. Até agora, em cada semestre tinhas ainda uma cadeira de outro curso (como Ciência Política, Sociologia, etc), que podias escolher entre uma lista de opcionais que aparece na página dos horários no site do ISCSP. Com o novo plano de estudos, deixariam de existir as tais cadeiras opcionais e passaríamos a ter outra cadeira obrigatória.
Os professores são todos muito diferentes e com visões muito distintas do mundo, e acho que isso é um dos meus aspetos preferidos do curso. Por exemplo, vais encontrar desde monárquicos e membros do PSD até membros do Bloco e marxistas, mas todos ótimos professores, garanto-te, e não te tentam impor as suas ideologias políticas.
Em termos de infraestruturas, o ISCSP é uma faculdade bastante moderna. As instalações mudaram-se para o Polo da Ajuda em 2002, por isso ainda tem tudo um aspeto muito "novinho" :tearsofjoy:. As salas são espaçosas e, se a tua turma for muito grande, até vais ter algumas aulas em auditórios. Temos um grande pátio exterior a que por alguma razão chamamos esplanada e a nossa biblioteca podia ter uma maior variedade de livros, admito, mas tem 3 pisos e salas onde podes trabalhar em grupo. Do meu ponto de vista, o ambiente entre alunos também é bastante bom, e os alunos do 2º e 3º ano estão sempre dispostos a ajudar!
Um aspeto menos positivo: normalmente, as turmas de RI têm muito alunos e, por isso, em grande parte das cadeiras és avaliada em regime de avaliação final :pensive:. Mas também há sempre aqueles professores fantásticos que fazem frequências ou trabalhos durante o semestre, e assim aliviam o esgotamento nervoso da época de exames.

Qualquer dúvida, dispõe!

• Like
  • Wow
Reactions: LENIN and Tâniaa

Tâniaa

Membro
Matrícula
1 Agosto 2017
Olá Tânia!
No curso tens cadeiras que abrangem um leque enorme de áreas de estudo como História, Geografia, Economia, Direito (privado, político, internacional, europeu), Política....
Muito obrigada pela resposta muito completa! Acho que então é exatamente para onde eu vou por que não só achei o plano de estudos interessante como também gostei bastante da forma como descreveste o curso!! Adorava que abrisse Mandarim, embora eu não saiba nada sobre Mandarim (será que é possível entrarmos num curso de linguas que não entendemos quase nada sobre elas? Visto que temos que ter um teste...).
Uma pergunta que pode parecer um pouco ridícula, e peço desculpa desde já se parecer haha, mas eu não tenho a certeza se existe nas universidades portuguesas,,,

que podias escolher entre uma lista de opcionais que aparece na página dos horários no site do ISCSP. Com o novo plano de estudos, deixariam de existir as tais cadeiras opcionais e passaríamos a ter outra cadeira obrigatória.
No FAQ eles mencionam que nós podemos escolher unidades curriculares de outros cursos (até 6) consegues explicar um pouco de como é que isso funciona? E essa cadeira que vai ficar obrigatória não nos impede de escolher algumas cadeiras fora do nosso curso certo? Desculpa se isto for um pouco confuso ; v ;

Isto já não tem muito a ver com o curso em si, mas a universidade, podemos comparecer em aulas que não são aquelas que obrigatoriamente temos que seguir? E por último, se calhar está no site mas eu não consegui achar D: vocês têm atividades dentro da universidade? De desporto e outras?

Desculpa se isto já não tem a ver com o curso em si mas mais com a universidade, espero que tenhas um ótimo dia!!

Bernardo Penucho

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2017
Olá Tânia!
No curso tens cadeiras que abrangem um leque enorme de áreas de estudo como História, Geografia, Economia, Direito (privado, político, internacional, europeu), Política, passando também por Filosofia e ainda por uma cadeira de análise de dados em que aprendes a trabalhar com um software tipo Excel e a interpretar dados estatísticos. Escolhes também uma cadeira de línguas em cada semestre, podendo escolher entre francês, inglês ou alemão (ainda não se sabe se este ano abrirão outras duas - espanhol e mandarim). O ISCSP tem 4 níveis disponíveis para cada língua e no princípio do ano os alunos têm de fazer um teste de diagnóstico a cada uma delas para saberem em que nível se inserem antes mesmo de escolherem qual querem.
Ainda não temos confirmação oficial mas, em princípio, o plano de estudos irá mudar no próximo ano. Até agora, em cada semestre tinhas ainda uma cadeira de outro curso (como Ciência Política, Sociologia, etc), que podias escolher entre uma lista de opcionais que aparece na página dos horários no site do ISCSP. Com o novo plano de estudos, deixariam de existir as tais cadeiras opcionais e passaríamos a ter outra cadeira obrigatória.
Os professores são todos muito diferentes e com visões muito distintas do mundo, e acho que isso é um dos meus aspetos preferidos do curso. Por exemplo, vais encontrar desde monárquicos e membros do PSD até membros do Bloco e marxistas, mas todos ótimos professores, garanto-te, e não te tentam impor as suas ideologias políticas.
Em termos de infraestruturas, o ISCSP é uma faculdade bastante moderna. As instalações mudaram-se para o Polo da Ajuda em 2002, por isso ainda tem tudo um aspeto muito "novinho" :tearsofjoy:. As salas são espaçosas e, se a tua turma for muito grande, até vais ter algumas aulas em auditórios. Temos um grande pátio exterior a que por alguma razão chamamos esplanada e a nossa biblioteca podia ter uma maior variedade de livros, admito, mas tem 3 pisos e salas onde podes trabalhar em grupo. Do meu ponto de vista, o ambiente entre alunos também é bastante bom, e os alunos do 2º e 3º ano estão sempre dispostos a ajudar!
Um aspeto menos positivo: normalmente, as turmas de RI têm muito alunos e, por isso, em grande parte das cadeiras és avaliada em regime de avaliação final :pensive:. Mas também há sempre aqueles professores fantásticos que fazem frequências ou trabalhos durante o semestre, e assim aliviam o esgotamento nervoso da época de exames.

Qualquer dúvida, dispõe!
Boas, a economia nesse curso é muito complicada? É que desde que entrei no secundário que não estudei mat.

• Like
Reactions: Tâniaa

Tâniaa

Membro
Matrícula
1 Agosto 2017
Eu obviamente não estou lá e logo não te posso responder se a economia é muito complicada ou não mas se quiseres também ver algumas bases a (Khan Academy) tem umas bases em Microeconomia e Macroeconomia, que são tópicos que vão ser abordados nas aulas, para saberes um pouco mais do tipo de coisas que vão ser dadas e a matemática por detrás delas :D.
E se tiveres boas bases em inglês eles têm mais aulas sobre isso aqui (ou então é só mudar a língua do site :) )

Joanafsm

Membro
Matrícula
13 Fevereiro 2017
Boas, a economia nesse curso é muito complicada? É que desde que entrei no secundário que não estudei mat.
Pois, estás como eu estava quando comecei o curso. É assim, não posso dizer que é a coisa mais fácil do mundo e vai haver dias em sais da aula de economia a pensar que estiveste ali 3h e não percebeste nada, mas com estudo, atenção e esforço individual consegues ter positiva. Acho que a matemática acaba por não ser a parte mais difícil de economia, é mesmo conseguir perceber as coisas e porque é que algo funciona assim e não de outra maneira. Conselho muito importante: não deixar a matéria toda de economia para estudar nas férias de Natal para evitar mental breakdowns diários (falo por experiência própria). O melhor é ir revendo o que se deu nessa semana no próprio dia ou durante os fins de semana.