Relações Internacionais: FCSH, ISCSP ou FEUC?

_maria_05

Membro Caloiro
Matrícula
14 Novembro 2021
Olá! Estou prestes terminar o 12º ano em Línguas e Humanidades e estou a pensar candidatar-me a Relações Internacionais. No entanto, estou bastante indecisa em relação à faculdade. Tinha em mente FCSH, ISCSP ou FEUC. Já li os sites de todas as faculdades milhares de vezes, mas ainda continuo pouco esclarecida em relação a alguns aspetos.

Por exemplo, ainda não consegui entender qual dos cursos oferece mais competências e melhor preparar-me-ia para o mercado de trabalho?
Também relacionado a isto, qual curso/ faculdade têm mais “prestígio” e iria tornar o meu currículo mais valorizado?
E sobre os professores e alunos, qual tem os melhores professores e um melhor ambiente entre alunos e em geral?
E fora do curso propriamente dito, qual das faculdades, tanto no âmbito das relações internacionais como no geral, proporciona mais iniciativas, projetos, atividades…

Ou seja, basicamente qual é o melhor curso?
Se alguém me conseguisse responder a qualquer uma destas questões, ou dar-me a sua opinião em relação a outros aspetos, ficava muito agradecida :)​

Olá! Estou prestes terminar o 12º ano em Línguas e Humanidades e estou a pensar candidatar-me a Relações Internacionais. No entanto, estou bastante indecisa em relação à faculdade. Tinha em mente FCSH, ISCSP ou FEUC. Já li os sites de todas as faculdades milhares de vezes, mas ainda continuo pouco esclarecida em relação a alguns aspetos.

Por exemplo, ainda não consegui entender qual dos cursos oferece mais competências e melhor preparar-me-ia para o mercado de trabalho?
Também relacionado a isto, qual curso/ faculdade têm mais “prestígio” e iria tornar o meu currículo mais valorizado?
E sobre os professores e alunos, qual tem os melhores professores e um melhor ambiente entre alunos e em geral?
E fora do curso propriamente dito, qual das faculdades, tanto no âmbito das relações internacionais como no geral, proporciona mais iniciativas, projetos, atividades…

Ou seja, basicamente qual é o melhor curso?
Se alguém me conseguisse responder a qualquer uma destas questões, ou dar-me a sua opinião em relação a outros aspetos, ficava muito agradecida :)​
Oi! Finalmente vejo aqui alguém com uma das minhas opções principais!
Então, essa tal opção é ir para a FEUC em Relações Internacionais... E pelo que tenho visto é das que têm mais prestígio no nosso país (pelo que tenho pesquisado e encontrado), até porque tem aquela cena do curso integrado com Bordéus e pela nota que pedem para entrar!
Se quiseres ir para a FEUC e falar por WhatsApp, manda mensagem privada por aqui que eu mando o meu número para começarmos a trocar algumas impressões e etc! (quem sabe ficarmos já amigos para a universidade, algo que gostava já de ir fazendo - gostava de já conhecer algumas pessoas antes de ir para a faculdade, para não ir sozinho e falar com alguém).
Espero ter ajudado! 🤪

Olá!

Estou agora a terminar o 1° ano de RI na FEUC e vou fazer aqui um resumo.

No geral, o ambiente entre os alunos é bem legal. Como é um curso pequeno, toda a gente (a maioria) se conhece. Temos muitos jantares de curso e convívios que acabam por aproximar a malta. A praxe também é muito fixe, não há nada extremo. São mais jogos e palhaçadas. Claro que a hierarquia está presente, afinal essa é a graça.

Quanto aos professores, todos tem um currículo excepcional e são muito renomados nas suas respetivas áreas. A grande maioria são ótimos e com muita didática, mas claro que existem exceções, como em qualquer curso. Mas, de modo geral, eles estão sempre dispostos a tirar dúvidas e prestar-nos apoio.

Confesso que não gostei tanto do 1° semestre, pois são cadeiras bem introdutórias e temos somente uma que é, de facto, de RI (Teorias de Relações Internacionais), e ainda é bué teórica (nota-se pelo nome). Porém, no segundo semestre, já temos cadeiras de RI, inclusive Direito Internacional, que foi a minha preferida até agora e é muito útil. Naturalmente, existem cadeiras que eu gosto e outras que não. Vi no plano curricular que o curso se torna mais prático a medida que avançamos.

Um ponto que vale a pena destacar é o francês. Imagino que tenhas visto no plano que temos francês em todos os semestres (exceto no 1° semestre do 3° ano). É uma cadeira obrigatória, como qualquer outra. Foi a minha maior dificuldade, principalmente no 1° semestre, visto que eu nunca tinha tido nenhum contacto com a língua e foi um choque enorme. Mas agora no 2° semestre já sinto-me mais confortável com o idioma e sinto que estou a progredir. Se já tiveste francês, penso que não será um problema, pois começamos mesmo do básico. Também temos inglês, que não é um problema para a maioria dos alunos.

Inclusive, existe uma parceria da FEUC com o Sciences Po Bordeaux, uma instituição muito renomada, em que podes fazer um curso integrado. Basicamente, dura 5 anos, fazes o 1°, 3° e 5° anos na FEUC, o 2° e o 4° no Sciences Po, e sais com o diploma de licenciatura da FEUC, mestrado da FEUC, e o "curso completo" (não sei o nome certo) do Sciences Po. É como se fizesses 2 licenciaturas e 2 mestrados em 5 anos. Em Bordéus, o curso é em francês e os alunos selecionados têm um curso intensivo de francês durante o 2° semestre do 1° ano. Não sei dar mais detalhes, visto que não participo do programa.

Quanto às cenas para fazer fora do curso, existem muitas: núcleos de estudantes, JEEFEUC (junior empresa da FEUC), ESN (Erasmus Student Network), A Cabra (jornal da AAC), além de diversas secções da AAC, como música e desporto. Eu, por exemplo, dei aulas de português para estrangeiros pelo SPEAK. Realmente opções não faltam. É questão de pesquisar aquilo que se adequa melhor a ti.

Se alguém quiser conversar, fique a vontade para me mandar mensagem privada!

Olá, estou atualmente a entrar no 2 ano do curso de Relações Internacionais.
Posso dizer que, apos acabares o curso tens a porta aberta para qualquer área, seja ela do setor privado ou público, seja ela investigação cientifica ou área empresarial. Na minha visão è o curso ideal para uma pessoa que não quer limitar o seu futuro leque de saídas profissionais. Se queres ter um primeiro contacto com aquilo que iras estudar recomendo-te dares uma vista de olhos neste site: www.gurupolitico.pt aqui encontras vários artigos de Relações Internacionais em português, o que nem sempre é fácil, tenho o utilizado como ferramenta de apoio ao estudo ao longo do meu percurso académico.
Boa sorte.