Relações Internacionais: UM ou UP?

brunaps

Membro
Matrícula
7 Fevereiro 2021
olá :)
bem, quero muito ingressar em relações internacionais, mas estou extremamente indecisa com a escolha da universidade, mais especificamente entre a universidade do minho e a universidade do porto! agradecia imenso que algum aluno/a ou ex-aluno/a partilha-se a sua experiência, pontos positivos e negativos de cada instituição (a nível do plano de estudos, futuras oportunidades, organização, professores, grau de dificuldade, etc).

ps: aaa e uma pergunta direcionada aos estudantes da flup - consideram melhor escolher que línguas? eu gostava de escolher francês e alemão, mas talvez fosse preferível optar por inglês invés do alemão (???)

Última edição:

RDelares

Membro Veterano
Matrícula
7 Novembro 2021
Curso
Relações Internacionais
Instituição
FEUC
bem, quero muito ingressar em relações internacionais, mas estou extremamente indecisa com a escolha da universidade, mais específicamente entre a UM e UP (a UC está praticamente descartada) ! a maioria das pessoas dizem para escolher lri na flup, mas o curso na um também parece ser incrível. agradecia imenso que algum aluno/a ou ex-aluno/a partilha-se a sua experiência, pontos positivos e negativos de cada instituição (a nível do plano de estudos, futuras oportunidades, organização, professores, grau de dificuldade, etc)

ps: aaa e uma pergunta direcionada aos estudantes da flup - consideram melhor escolher que par de línguas? eu gostava de escolher francês e alemão, mas talvez fosse preferível optar por inglês invés do alemão (???)
Oi, uma das minhas opções também é Relações Internacionais! Então se alguém poder partilhar tudo isso, também agradeceria!
(também podem falar da UC, apesar da média ser extremamente alta)

nymeria

Membro
Matrícula
24 Agosto 2020
Curso
Línguas e Relações Internacionais
Instituição
FLUP
bem, quero muito ingressar em relações internacionais, mas estou extremamente indecisa com a escolha da universidade, mais especificamente entre a universidade do minho e a universidade do porto! agradecia imenso que algum aluno/a ou ex-aluno/a partilha-se a sua experiência, pontos positivos e negativos de cada instituição (a nível do plano de estudos, futuras oportunidades, organização, professores, grau de dificuldade, etc).

ps: aaa e uma pergunta direcionada aos estudantes da flup - consideram melhor escolher que línguas? eu gostava de escolher francês e alemão, mas talvez fosse preferível optar por inglês invés do alemão (???)
Olá!

Sou atualmente estudante do 2.º ano de LRI na FLUP.

Não sei se viste, mas o nosso plano de estudos sofreu recentemente uma reestruturação; pessoalmente, creio que foi para o melhor, uma vez que se tornou um curso ligeiramente mais voltado para RI. Se o teu plano era fazer dupla licenciatura em Línguas Aplicadas às Relações Empresariais, ainda é possível, mas tornou-se mais trabalhoso com o “corte” das opcionais que costumavam existir no 2.º ano.

Como acontece muito nos cursos da área (e será igual no Minho), é bastante polivalente, e pode dar-te acesso a mestrados nas áreas das RI, Direito, Economia e Ciências Sociais. Em geral, os professores são bons - e têm surgido alguns novos, com novas metodologias, o que me cativa bastante.

Quanto às línguas, quando entrei na faculdade disseram que francês e alemão juntos eram “a dupla suicida”. É difícil, e os professores das línguas são especialmente exigentes, mas muita gente o tem feito. Com trabalho, tudo se faz; é sempre a premissa essencial. Eu estou em Inglês e Espanhol, caso tenhas alguma dúvida sobre essas duas.

Alguma outra pergunta, à vontade! Lembrando que esta é a minha experiência pessoal, e que em nada significa que tenhas uma perspetiva igual à minha. Para ser sincera, estou bastante feliz com o curso. Gosto realmente da área.

brunaps

Membro
Matrícula
7 Fevereiro 2021
Olá!

Sou atualmente estudante do 2.º ano de LRI na FLUP.

Não sei se viste, mas o nosso plano de estudos sofreu recentemente uma reestruturação; pessoalmente, creio que foi para o melhor, uma vez que se tornou um curso ligeiramente mais voltado para RI. Se o teu plano era fazer dupla licenciatura em Línguas Aplicadas às Relações Empresariais, ainda é possível, mas tornou-se mais trabalhoso com o “corte” das opcionais que costumavam existir no 2.º ano.

Como acontece muito nos cursos da área (e será igual no Minho), é bastante polivalente, e pode dar-te acesso a mestrados nas áreas das RI, Direito, Economia e Ciências Sociais. Em geral, os professores são bons - e têm surgido alguns novos, com novas metodologias, o que me cativa bastante.

Quanto às línguas, quando entrei na faculdade disseram que francês e alemão juntos eram “a dupla suicida”. É difícil, e os professores das línguas são especialmente exigentes, mas muita gente o tem feito. Com trabalho, tudo se faz; é sempre a premissa essencial. Eu estou em Inglês e Espanhol, caso tenhas alguma dúvida sobre essas duas.

Alguma outra pergunta, à vontade! Lembrando que esta é a minha experiência pessoal, e que em nada significa que tenhas uma perspetiva igual à minha. Para ser sincera, estou bastante feliz com o curso. Gosto realmente da área.
Olá, muito obrigada pela resposta!

Eu vi que algumas pessoas criticam um pouco o plano da flup por apenas ter 5 cadeiras por semestre, sendo que 2 são línguas, e sinceramente não sei o que pensar lol, qual é a tua opinião, achas que ficaste em ""desvantagem"" por ter menos cadeiras ou algo do género?? Acho que me sinto-me mais inclinada para seguir uma carreira nas áreas da segurança/defesa ou humanitarismo, mas não sei qual das universidades ofereçe o melhor plano! De momento estou seriamente a considerar a feuc, tem cadeiras que me interessam bastante, mas fica a mais de 200km da minha casa. A uminho era a melhor opção no que toca à proximidade, mas o plano não me parece assim muito apelativo (vou pesquisar melhor tho). Além disso, só conseguia entrar na segunda fase (exame de história correu SUPER mal), e tenho imenso medo de não me adaptar/integrar por entrar mais tarde :/ Mas na flup também não sei se consigo entrar, porque a minha média é 2 décimas mais baixa que o último colocado, e não sei mesmo se vai descer, o que me deixa numa posição horrível. Eu se fosse para o porto só podia mesmo ficar numa residência da ação social, e apesar de saber que devo ter bolsa, não tenho garantia que consigo ficar numa residência. Estou completamente perdida e indecisa, não sei mesmo o que fazer/escolher!

nymeria

Membro
Matrícula
24 Agosto 2020
Curso
Línguas e Relações Internacionais
Instituição
FLUP
Olá, muito obrigada pela resposta!

Eu vi que algumas pessoas criticam um pouco o plano da flup por apenas ter 5 cadeiras por semestre, sendo que 2 são línguas, e sinceramente não sei o que pensar lol, qual é a tua opinião, achas que ficaste em ""desvantagem"" por ter menos cadeiras ou algo do género?? Acho que me sinto-me mais inclinada para seguir uma carreira nas áreas da segurança/defesa ou humanitarismo, mas não sei qual das universidades ofereçe o melhor plano! De momento estou seriamente a considerar a feuc, tem cadeiras que me interessam bastante, mas fica a mais de 200km da minha casa. A uminho era a melhor opção no que toca à proximidade, mas o plano não me parece assim muito apelativo (vou pesquisar melhor tho). Além disso, só conseguia entrar na segunda fase (exame de história correu SUPER mal), e tenho imenso medo de não me adaptar/integrar por entrar mais tarde :/ Mas na flup também não sei se consigo entrar, porque a minha média é 2 décimas mais baixa que o último colocado, e não sei mesmo se vai descer, o que me deixa numa posição horrível. Eu se fosse para o porto só podia mesmo ficar numa residência da ação social, e apesar de saber que devo ter bolsa, não tenho garantia que consigo ficar numa residência. Estou completamente perdida e indecisa, não sei mesmo o que fazer/escolher!
Olá, de nada!

É uma crítica que se ouve bastante. Pessoalmente, eu gosto – e acho as línguas uma componente essencial da área, especialmente se tiveres interesse em trabalhar fora mais tarde. Além do mais, abrem mais uma porta no que diz respeito a mestrados. No entanto, é algo muito pessoal, e podes sempre pegar em cursos / UCs de línguas extra onde quer que vás, se achares relevante.

Sei que é muito difícil tomar uma decisão destas, e espero que tudo te corra pelo melhor! Quanto às residências, não sei se será possível entrar em contacto com os SASUP antes do tempo sobre esse assunto, mas sei que é complicado não ter garantias. Tanto a UM como a UC são ótimas, e sei que te darás bem em qualquer uma.

Qualquer outra dúvida, let me know. Boa sorte!

ma~21

Membro
Matrícula
9 Setembro 2022
Curso
Relações Internacionais
Instituição
Universidade do Minho

Post automatically merged:

Aloo! Eu estou em relações internacionais na Universidade do Minho e posso dar-te o meu ponto de vista.
Vou para o segundo ano, o primeiro ano baseou-se em criar bases no que toca à economia, ciência política e história. Acho que a organização das cadeiras foi adequada para agora no próximo ano aprofundar essas bases.
Tens a vantagem de poder escolher 1 entre 6 línguas para ter durante 2 anos, eu ando em inglês que começa com o B1 e vai até ao B2. Qualquer uma das outras línguas começa no mais básico (A1).
A universidade em si é muito acolhedora, há sempre atividades a decorrer seja do núcleo, associação de debates, etc.
Malta do norte então são todos 5 estrelas, muito amigáveis (eu sou do centro, noto bem a diferença).

• Like
Reactions: brunaps