Renovação da Bolsa

SofiaLopes

Membro
Matrícula
3 Junho 2016
Bom dia, este ano tive direito a bolsa de estudo e este ano desejo renovar , só que a minha questão é a seguinte, eu este ano estou numa universidade privada , mas estou agora a tentar concorrer para entrar numa publica , como é que eu faço com a renovação da bolsa ? Uma vez que quando eu faço a renovação da bolsa aparece la a faculdade onde eu estou este ano ... Continuo a renovação com essa faculdade e depois dá para alterar quando entrar numa faculdade publica ?

• Like
Reactions: Francisco Santos 18

Gomes

Membro
Matrícula
28 Junho 2015
Exatamente, depois de matriculada na nova universidade, pedes alteração da instituição (existe essa opção no site, debaixo da zona onde aparece a tua universidade atual, na zona dos dados pessoais).

• Like
Reactions: Caloiro2016
Matrícula
20 Julho 2016
Boa tarde,
estou no 1º ano da licenciatura em solicitadoria e sou bolseira.
Tenho as cadeiras todas feitas (falta-me apenas o resultado de uma) ou seja tenho mais de 36 ECTS feitos, no entanto, hoje queria tratar da renovação da bolsa. Fui ao site da DGES e preenchi aquelas perguntas no separador "contratualização", no entanto a última pergunta suscita-me algumas dúvidas "O requerente ou qualquer elemento do agregado familiar auferiu durante o ano de 2016 outros rendimentos para além dos declarados em declaração de IRS eletrónica ou recebidos através da Segurança Social ?". O que é suposto perceber daqui ? Eu coloquei não na resposta porque todos os rendimentos dos meus pais são declarados. O problema é que depois me apareceu isto "Tendo em conta as respostas dadas no separador “contratualização”, verifica-se que não reúne todas as condições previstas na alínea c) do n.º 1 do artigo 48.º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior para ser incluído no processo de contratualização."
Alguém me pode ajudar? O que posso fazer? Será que vou ter de tratar da papelada como no ano passado?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
O problema é que depois me apareceu isto "Tendo em conta as respostas dadas no separador “contratualização”, verifica-se que não reúne todas as condições previstas na alínea c) do n.º 1 do artigo 48.º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior para ser incluído no processo de contratualização."
Artigo 48.º
Processo contratualizado de atribuição de bolsa de estudo

1 — São abrangidos pelo processo contratualizado de atribuição de bolsa de estudo os estudantes que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:
(...)
c) Cumpram as seguintes condições:
i) Continuam matriculados e inscritos na mesma instituição de ensino superior e curso e com o mesmo estatuto do ano letivo anterior;
ii) O seu agregado familiar mantém a mesma composição;
iii) Não ocorreu qualquer alteração nas condições de elegibilidade a que se referem as alíneas a) e c) do artigo 5.º;
iv) Satisfazem os requisitos de elegibilidade a que se referem as alíneas d), e), f) e h) do artigo 5.º;
v) Os rendimentos dos elementos que integram o agregado familiar e a situação do estudante perante o sistema fiscal e da segurança social referentes ao ano anterior tenham sido totalmente disponibilizados pelo sistema de interoperabilidade da Administração Pública.

Deves estar a dar algum dado diferente este ano que no ano passado não foi previsto. Não consigo ajudar muito mais, tenta ver com os serviços sociais da tua instituição.

• Like
Reactions: acatarinatalves

anocasenf

Membro
Matrícula
2 Janeiro 2016
Curso
Enfermagem
Artigo 48.º
Processo contratualizado de atribuição de bolsa de estudo

1 — São abrangidos pelo processo contratualizado de atribuição de bolsa de estudo os estudantes que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:
(...)
c) Cumpram as seguintes condições:
i) Continuam matriculados e inscritos na mesma instituição de ensino superior e curso e com o mesmo estatuto do ano letivo anterior;
ii) O seu agregado familiar mantém a mesma composição;
iii) Não ocorreu qualquer alteração nas condições de elegibilidade a que se referem as alíneas a) e c) do artigo 5.º;
iv) Satisfazem os requisitos de elegibilidade a que se referem as alíneas d), e), f) e h) do artigo 5.º;
v) Os rendimentos dos elementos que integram o agregado familiar e a situação do estudante perante o sistema fiscal e da segurança social referentes ao ano anterior tenham sido totalmente disponibilizados pelo sistema de interoperabilidade da Administração Pública.

Deves estar a dar algum dado diferente este ano que no ano passado não foi previsto. Não consigo ajudar muito mais, tenta ver com os serviços sociais da tua instituição.

Só uma questão de português, não sei se me conseguem esclarecer. Só mesmo para ter a certeza.
Na pergunta: "O requerente ou qualquer elemento do agregado familiar auferiu durante o ano de 2016 outros rendimentos para além dos declarados em declaração de IRS eletrónica ou recebidos através da Segurança Social?" fazem parte dos outros rendimentos os exemplos que se seguem certo? Nomeadamente: "
Exemplos: rendimentos declarados em declaração IRS entregue em papel
rendimentos auferidos dispensados de apresentação de declaração de IRS
rendimentos declarados no estrangeiro
trabalhos esporádicos, ajudas de terceiros, entre outros", ao qual a resposta será sim se os rendimentos se inserirem nos exemplos dados?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Só uma questão de português, não sei se me conseguem esclarecer. Só mesmo para ter a certeza.
Na pergunta: "O requerente ou qualquer elemento do agregado familiar auferiu durante o ano de 2016 outros rendimentos para além dos declarados em declaração de IRS eletrónica ou recebidos através da Segurança Social?" fazem parte dos outros rendimentos os exemplos que se seguem certo? Nomeadamente: "
Exemplos: rendimentos declarados em declaração IRS entregue em papel
rendimentos auferidos dispensados de apresentação de declaração de IRS
rendimentos declarados no estrangeiro
trabalhos esporádicos, ajudas de terceiros, entre outros", ao qual a resposta será sim se os rendimentos se inserirem nos exemplos dados?
Exacto.

Ester Fernandes

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2017
Boa tarde. Não sei se me poderia ajudar, estou a preencher a parte da contratualização mas não percebi bem esta pergunta: "Poderá concluir o curso que frequenta num número máximo de inscrições igual ou inferior a 7". A que inscrições é que a pergunta se refere?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Poderá concluir o curso que frequenta num número máximo de inscrições igual ou inferior a 7". A que inscrições é que a pergunta se refere?
Inscrições = matrículas no curso em causa.

Sofil

Membro
Matrícula
21 Junho 2015
Boa tarde.
Frequentei este ano o primeiro ano no curso de antropologia e tinha bolsa.
E vou renovar este ano. E tenho duvias numa pergunta da contratualização que é "Estando a frequentar um(a) Licenciatura 1º Ciclo é titular de curso com grau igual ou superior ?" eu não consigo entender esta pergunta. Espero que me ajudem. Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Sofil
E vou renovar este ano. E tenho duvias numa pergunta da contratualização que é "Estando a frequentar um(a) Licenciatura 1º Ciclo é titular de curso com grau igual ou superior ?" eu não consigo entender esta pergunta. Espero que me ajudem. Obrigado
Está a perguntar se já tens uma licenciatura ou curso com grau superior.

Nelly

Membro Caloiro
Matrícula
17 Maio 2015
Boa tarde,Acabei agora o primeiro ano da licenciatura de enfermagem e sou bolseira.
Gostaria de saber como proceder à renovação da bolsa ( é necessário carregar novamente todos os documentos tais como da segurança social, finanças....)

Última edição:

Andreina Cavaleiro

Membro Caloiro
Matrícula
29 Julho 2015
Curso
Contabilidade
Instituição
Instituto Politécnico daGuarda
Boa noite, frequento a licenciatura de contabilidade, estou no último ano da licenciatura mas tenho uma cadeira em atraso e devido a uns atrasos nos papeis do estágio só vou conseguir acabar o curso para o ano letivo. Na renovação da candidatura eu vou estar inscrita a menos de 30 créditos, por causa disto perco a bolsa automáticamente ou ainda concedem bolsa?

Francisco Santos 18

Membro Veterano
Matrícula
18 Maio 2016
Curso
Finanças
Instituição
Iscal
Bom noite, a minha dúvida consiste em que se as bolsas sao renovadas automaticamente, será necessario fazer a entrevista de novo?

Cumprimentos

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Sim claro mas a minhda duvida consiste em que se teremos que passar pelas entrevistas de novo ou se o resultado se gera automaticamente e nao terei que fazer mais nada...
A partida não, mas são os serviços sociais da tua instituição a decidir se é necessário ou não.

• Like
Reactions: Francisco Santos 18

Rens

Membro Caloiro
Matrícula
27 Maio 2017
Boa tarde,
Fui bolseira no ano passado, mas este ano pretendo mudar de curso. como Faço em questão á bolsa?
renovo ou é para fazer uma candidatura nova novamente??? se for para renovar como faço isso se mudar de curso e como faço se por acaso tiver de ficar no curso que estive??

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Rens
Fui bolseira no ano passado, mas este ano pretendo mudar de curso. como Faço em questão á bolsa?
renovo ou é para fazer uma candidatura nova novamente??? se for para renovar como faço isso se mudar de curso e como faço se por acaso tiver de ficar no curso que estive??
É uma renovação, porque já a tiveste. O melhor é esperares pelos resultados para ver em que curso é que renovas a bolsa, o prazo vai até 30 de setembro.

Rens

Membro Caloiro
Matrícula
27 Maio 2017
Olá @Rens

É uma renovação, porque já a tiveste. O melhor é esperares pelos resultados para ver em que curso é que renovas a bolsa, o prazo vai até 30 de setembro.
Dará tempo durante as semanas seguintes depois de saber os resultados para fazer tudo o que me pedem para a renovação?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Dará tempo durante as semanas seguintes depois de saber os resultados para fazer tudo o que me pedem para a renovação?
Sim, dá.