Renovação da Bolsa

Na entrega dos documentos (consentimento para o tratamento de dados pessoais) os logos saíram com uma cor bastante desfasada (cor amarela), no entanto todo o texto e assinatura estão bastante bem. Haverá algum problema? E se houver a DGES manda uma notificação para reenviar os documentos?

Para renovar a bolsa, gostava que me tirarem uma dúvida, podemos renovar a bolsa de quanto em quantos anos? E porquê a renovação da bolsa, em que circunstâncias é que o podemos fazê-lo?

Para renovar a bolsa, gostava que me tirarem uma dúvida, podemos renovar a bolsa de quanto em quantos anos? E porquê a renovação da bolsa, em que circunstâncias é que o podemos fazê-lo?

Se vais entrar este ano para a faculdade podes candidatar-te à bolsa este ano e no final do próximo ano letivo podes renová-la (tendo em conta que a DGES te atribuiu bolsa). Fazes a renovação até ao final da licenciatura.
Só te é atribuída a bolsa caso os elementos do teu agregado tenham rendimentos (baixos) que justifiquem uma atribuição da mesma e no caso de já estares no ensino superior se o teu aproveitamento for adequado (no caso da minha instituição para me ser atribuída bolsa preciso de 36 ECTS penso).
Espero ter ajudado.

Na entrega dos documentos (consentimento para o tratamento de dados pessoais) os logos saíram com uma cor bastante desfasada (cor amarela), no entanto todo o texto e assinatura estão bastante bem. Haverá algum problema? E se houver a DGES manda uma notificação para reenviar os documentos?
Não me parece me tenhas problema com isso. E sim, se faltar algo eles pedem.

• Like
Reactions: acatarinatalves
Se vais entrar este ano para a faculdade podes candidatar-te à bolsa este ano e no final do próximo ano letivo podes renová-la (tendo em conta que a DGES te atribuiu bolsa). Fazes a renovação até ao final da licenciatura.
Só te é atribuída a bolsa caso os elementos do teu agregado tenham rendimentos (baixos) que justifiquem uma atribuição da mesma e no caso de já estares no ensino superior se o teu aproveitamento for adequado (no caso da minha instituição para me ser atribuída bolsa preciso de 36 ECTS penso).
Espero ter ajudado.
Ok obrigada pelo esclarecimento. :D

• Like
Reactions: acatarinatalves
Olá, estou a fazer a renovação da bolsa de estudo e aparece-me esta pergunta no tópico da contratualização:
Poderá concluir o curso que frequenta num número máximo de inscrições igual ou inferior a 4. Isto quer dizer se consigo acabar o curso no prazo normal estabelecido ( os tres anos)? Obrigada.

Olá @Filipa97
Olá, estou a fazer a renovação da bolsa de estudo e aparece-me esta pergunta no tópico da contratualização:
Poderá concluir o curso que frequenta num número máximo de inscrições igual ou inferior a 4. Isto quer dizer se consigo acabar o curso no prazo normal estabelecido ( os tres anos)? Obrigada.
Sim, o normal +1.

Bom dia, é possível que esteja já por ai a resposta, mas são tantas paginas que aqui vai...

Este ano minha filha vai mudar de curso e o mais certo também de universidade, ela recebeu bolsa o ano passado e fez os créditos necessários para continuar a ter a bolsa e agora com estas mudanças o que teremos de fazer, obrigado...

Olá @Fazenda
Este ano minha filha vai mudar de curso e o mais certo também de universidade, ela recebeu bolsa o ano passado e fez os créditos necessários para continuar a ter a bolsa e agora com estas mudanças o que teremos de fazer, obrigado...
Se fez os créditos mínimos necessários basta que faça a renovação da bolsa, com os acessos que já tem.

• Like
Reactions: Fazenda
No separador contratualização diz:
"Tendo estado inscrito a 30 ECTS , realizou com aproveitamento todos os ECTS ? *"
Mas eu estive em 60 ECTS, é normal só estarem lá 30?

No separador contratualização diz:
"Tendo estado inscrito a 30 ECTS , realizou com aproveitamento todos os ECTS ? *"
Mas eu estive em 60 ECTS, é normal só estarem lá 30?

Não sei se será normal, no meu caso apareceu "Tendo estado inscrito a 60 ECTS, realizou com aproveitamento pelo menos 36?"

Alguém me pode ajudar ?
"O requerente ou qualquer elemento do agregado familiar auferiu durante o ano de 2016 outros rendimentos para além dos declarados em declaração de IRS eletrónica ou recebidos através da Segurança Social ? *"

o abono social recebido pela segurança social é um dos outros rendimentos ou ele é declarado ? agradeço resposta.

Última edição:
Alguém me pode ajudar ?
"O requerente ou qualquer elemento do agregado familiar auferiu durante o ano de 2016 outros rendimentos para além dos declarados em declaração de IRS eletrónica ou recebidos através da Segurança Social ? *"

o abono social recebido pela segurança social é um dos outros rendimentos ou ele é declarado ? agradeço resposta.

o abono é declarado no IRS penso :)

Boa tarde,
Este ano lectivo estou inscrita a 30 ECTS que correspondem à tese de mestrado, sendo que o previsto para concluir a tese é um único semestre,e como não sei se vou conseguir concluir nesse prazo, qual o valor de bolsa me irá ser atribuído? Para o ano lectivo completo ou só para um semestre? Obrigada

Olá @Joana.m.gomes
Este ano lectivo estou inscrita a 30 ECTS que correspondem à tese de mestrado, sendo que o previsto para concluir a tese é um único semestre,e como não sei se vou conseguir concluir nesse prazo, qual o valor de bolsa me irá ser atribuído? Para o ano lectivo completo ou só para um semestre?
Se estás inscrita à tese neste primeiro semestre apenas só fará sentido que te seja atribuída a bolsa nesse semestre, dado que no semestre seguinte, embora não tenhas entregue a tese, não há inscrição em quaisquer créditos.

Boa tarde.

Na renovação, tenho dúvidas neste artigo ( sublinhado )

Artigo 48.º
Processo contratualizado de atribuição de bolsa de estudo

1 — São abrangidos pelo processo contratualizado de atribuição de bolsa de estudo os estudantes que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:
(...)
c) Cumpram as seguintes condições:
i) Continuam matriculados e inscritos na mesma instituição de ensino superior e curso e com o mesmo estatuto do ano letivo anterior;
ii) O seu agregado familiar mantém a mesma composição;
iii) Não ocorreu qualquer alteração nas condições de elegibilidade a que se referem as alíneas a) e c) do artigo 5.º;
iv) Satisfazem os requisitos de elegibilidade a que se referem as alíneas d), e), f) e h) do artigo 5.º;
v) Os rendimentos dos elementos que integram o agregado familiar e a situação do estudante perante o sistema fiscal e da segurança social referentes ao ano anterior tenham sido totalmente disponibilizados pelo sistema de interoperabilidade da Administração Pública

Artigo 5º.

e) Tendo estado matriculado e inscrito em instituição de ensino superior em ano letivo anterior àquele para o qual requer a bolsa, tenha obtido, no último ano em que esteve inscrito, aprovação em, pelo menos: 36 ECTS, se NC > = 36; NC, se NC < 36; em que NC = número de ECTS em que esteve inscrito no último ano de inscrição;

Tenho dúvida dado, ter estado inscrito em apenas 30 ETCS, tendo completado os 30 ETCS com sucesso.

Satisfaço este requesito da alínea Iv) ??