Repetiçao de exames nacionais após expirar data de validade

FranciscaSilva25

Membro Caloiro
Matrícula
31 Agosto 2022
Boa tarde!

Eu terminei o Ensino Secundário em Junho de 2018 e, entretanto, terminei este ano a minha licenciatura em Ciências Biomédicas. Eu gostaria de voltar a tentar a entrar na faculdade e fazer um segundo curso, no entanto, para salvaguardar a minha entrada mesmo após a candidatura como pós-licenciada, perspetivo de repetir os exames nacionais. Como tal, teria de me autopropor a repetir os exames nacionais, como é que isso funciona? A minha média interna de secundário, memso fazendo media com as provas de ingresso (mesmo que tenha nota máxima) não são suficientes para entrar. Ao repetir os exames como autoproposta posso entrar na faculdade com apenas as notas das provas de ingresso?
P. ex: se eu tiver 19 nos três exames das provas de ingresso candidato-me à faculdade com 19 valores? Isto é possível?

Muito obrigada!

nohardfeelings

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2022
No teu caso, a nota de ingresso continua a ser o conjunto da média interna + provas de ingresso. Só muda a questão de ao ires como externa, estás basicamente a ir como melhoria. Ou seja, imagina que acabaste Matemática A com 14 na altura em que concluíste o secundário. Se ao fazeres o exame tirares 15, por exemplo, a tua nota de Matemática A passa a ser 15, o que faz com que te aumente a média final.

phynd

Membro
Matrícula
25 Fevereiro 2019
Olá.
Como tal, teria de me autopropor a repetir os exames nacionais, como é que isso funciona?
Só tens que te inscrever nos exames. Se o código das disciplinas que tu tiveste no ensino secundário corresponde ao código dos exames (que, por acaso corresponde, pois, acabaste o ensino secundário recentemente), então poderás fazer melhoria. Isto é, se a tua nota do exame for maior à nota final da disciplina, a nota da disciplina passa a ser a do exame. Isto está melhor explicado aqui:
Ao repetir os exames como autoproposta posso entrar na faculdade com apenas as notas das provas de ingresso?
Não.

FranciscaSilva25

Membro Caloiro
Matrícula
31 Agosto 2022
Muito obrigada!
Post automatically merged:

Olá.

Só tens que te inscrever nos exames. Se o código das disciplinas que tu tiveste no ensino secundário corresponde ao código dos exames (que, por acaso corresponde, pois, acabaste o ensino secundário recentemente), então poderás fazer melhoria. Isto é, se a tua nota do exame for maior à nota final da disciplina, a nota da disciplina passa a ser a do exame. Isto está melhor explicado aqui:

Não.
Mas a média de secundário não perde validade? Apenas as notas do exame nacional perdem?

• Like
Reactions: phynd