Repetir 10º ano

Guilherme Alves

Membro Caloiro
Matrícula
6 Fevereiro 2016
Olá!
Eu estou no décimo ano no curso de ciências e tecnologia e a mudança de ciclo foi muito grande para mim, baixei muito as notas no primeiro período. No entanto, já estou a atingir as notas que eu pretendo neste 2º período mas receio que os primeiros resultados não me permitam ter as notas finais de 10º ano que quero. Como a média do secundário inclui o décimo ano e é usada para a entrada na universidade, tenho medo de não conseguir entrar no curso que quero por causa do 10º ano. Também não queria repetir já o ano pois a minha média não é muito baixa (15) e também porque não sei se vai realmente alterar muito a minha media de secundário. Então, o que que quero saber é se, após concluir o secundário, posso repetir apenas o 10º ano para melhorar a média.

Última edição:

aero

Membro Caloiro
Matrícula
9 Julho 2015
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST
Boas!

Não te quero dar informações erradas, mas penso que a partir do momento em que tens a disciplina feita, só podes melhorar por exame. Ou então talvez dê para anular mas de certeza que não podes fazer só o 10º ano, terias de fazer também o 11º ano no caso das disciplinas bianuais ou o 11º e o 12º no caso de Matemática e Português.

De qualquer forma, queria dizer-te que no secundário a tendência é para subir a média ao longo dos anos. Antes de mais vou explicar-te como se calcula a média do secundário e como se calcula a nota de candidatura porque me parece que não tens bem noção de como funciona.

As 8 disciplinas que vais ter contam igualmente para a média e a nota de cada disciplina é a média, arredondada às unidades, das notas do 3º período de todos os anos dessa disciplina. Nas disciplinas com exame, existe uma ponderação de 70% para a nota interna e 30% para a nota do exame. Nas disciplinas bianuais (por exemplo FQ, BG ou GD) é muito comum acabar com notas como 16.5, 17.5, o que for, que entram para a média como 17 e 18 respetivamente (se as conseguires manter em exame). Por outro lado, as duas disciplinas anuais que escolheres no 12º contam tanto para a média como Matemática ou Português, o que permite que a média suba muito ao longo dos anos.

A nota de candidatura ao ensino superior faz-se com uma ponderação de 50% a 65% (as universidades é que definem) para a média de secundário (que expliquei atrás como se calcula) e 35% a 50% para as provas de ingresso, que é(são) a(s) nota(s) do(s) exame(s) pedido(s) pela universidade.

Além disso, se repetires os exames de FQ, BG ou GD no 12º, se tiveres melhor nota essa é a nota com que ficas na disciplina e também na prova de ingresso. Outras disciplinas como Inglês podem ser melhoradas por exame de equivalência à frequência.

Assim, acho não deves pensar em repetir o 10º ano, deves sim pensar em melhorar os resultados a partir de agora, e que isso será suficiente para aumentar e muito a média, tendo em conta tudo o que te disse.

• Like
Reactions: Artur_ and davis

Guilherme Alves

Membro Caloiro
Matrícula
6 Fevereiro 2016
Ok! Muito obrigado pelas informações! Realmente ainda nao tenho muito bem a noção de como funciona a media do secundario e a nota de candidatura, mas fiquei mais esclareccido com as informções que me deste. Obrigado!

DiogoFer

Membro Caloiro
Matrícula
31 Maio 2016
Bom dia
Então é assim, estou no 10º ano e tenciono entrar num curso que requer uma média de 14.9
Assim sendo, dado que a minha média está baixa devido ao "choque" da mudança, está nos 12.3, o que me obrigaria a ter 16.5 nos próximos anos.
A minha dúvida é se, após concluir o 12º ano, seria possível caso necessário repetir o 10º ano de modo a subir a minha média, ou que alternativas teria
Obrigado

Alba

Membro
Matrícula
1 Março 2016
acho que devias repetir o 10 ano para o próximo ano letivo, seria mais fácil para ti.

DiogoFer

Membro Caloiro
Matrícula
31 Maio 2016
Eu tenho a noção que seria mais fácil, mas penso que pode ser desnecessário por enquanto dado que esta média foi mera falta de estudo (estudo na véspera de testes maioritariamente). Vou trabalhar nas férias grandes para recuperar e no início das aulas com o objetivo do 16/17, só quero saber se caso as coisas derem para o torto tenha a possibilidade de no final voltar a frequentar o 10º Ano sem repetir o secundário completo
Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @DiogoFer
só quero saber se caso as coisas derem para o torto tenha a possibilidade de no final voltar a frequentar o 10º Ano sem repetir o secundário completo
A resposta curta é: não. Para perceberes porque sugiro que leias o post do @aero em cima.

Martim Jesus

Membro Caloiro
Matrícula
6 Junho 2016
Olá , eu estou no 10o ano , em ciencias e tecnologias e era um bom aluno até ao 9o ano , neste momento estou com média de 10 e gostava de saber se posso repetir o 10o ano para o ano
Obrigado

Mariana1Martins

Membro Caloiro
Matrícula
20 Junho 2016
Curso
Gestão de informação
Instituição
Nova ims
Olá, sou aluna do 11º ano de Ciências Soció-Económicas e acabei com 14 a filosofia, queria saber se posso melhorar a nota sem ser através de exame? Se posso, por exemplo, para o ano repetir a disciplina noutra turma ao mesmo tempo que faço o 12º?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá, sou aluna do 11º ano de Ciências Soció-Económicas e acabei com 14 a filosofia, queria saber se posso melhorar a nota sem ser através de exame? Se posso, por exemplo, para o ano repetir a disciplina noutra turma ao mesmo tempo que faço o 12º?
Já te respondi no outro tópico.

Carol Monteiro

Membro Caloiro
Matrícula
11 Abril 2017
Boa Noite, eu neste momento encontro-me no curso de ciências e tecnologias e queria saber se seria possível no próximo ano lectivo repetir de novo 10º ano e noutra escola de modo a melhorar as minhas notas e a obter a media pretendida por mim.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Carol Monteiro
Boa Noite, eu neste momento encontro-me no curso de ciências e tecnologias e queria saber se seria possível no próximo ano lectivo repetir de novo 10º ano e noutra escola de modo a melhorar as minhas notas e a obter a media pretendida por mim.
Não é suposto um aluno que não esteja em situação de chumbar ficar retido. No entanto, como poderás ver se explorares o fórum, há alunos que pedem à escola para repetir o ano com esse mesmo fim. Fala com a escola em causa.

Beaa_cj

Membro Caloiro
Matrícula
6 Maio 2017
Olá, acabei agora o 10º ano com uma media de 14,2 e estou no curso de ciências e tecnologias. Tive 11 a mat e 12 a fq, sao as disciplinas que me causaram maior impacto (ate ao 10º tinha sempre 4/5) pois o resto tenho vindo a subir. Estou com muitas duvidas acerca de voltar a repetir o 10 ano pois pode ser que aumente a media e estas notas pois se assim fosse iria so repetir ás especificas. podem me dar a vossas opiniao? é muito importante. Obrigada

marianagf

Membro
Matrícula
5 Setembro 2016
Curso
Biologia
Olá, acabei agora o 10º ano com uma media de 14,2 e estou no curso de ciências e tecnologias. Tive 11 a mat e 12 a fq, sao as disciplinas que me causaram maior impacto (ate ao 10º tinha sempre 4/5) pois o resto tenho vindo a subir. Estou com muitas duvidas acerca de voltar a repetir o 10 ano pois pode ser que aumente a media e estas notas pois se assim fosse iria so repetir ás especificas. podem me dar a vossas opiniao? é muito importante. Obrigada
Olá!
Penso que se trate de uma questão muito pessoal, tens de ter em conta todas as vantagens e desvantagens. Se achas que seria o melhor para ti, vai em frente! Mais vale "abdicares" um ano para conseguires um futuro melhor do que prosseguir e não alcançar os teus objetivos.
De qualquer das formas, tendo em conta o meu caso pessoal, se quiseres mesmo repetir um ano, talvez te beneficiasse mais repetir o 11º. Toda a gente é diferente, aliás, muita gente tira muito melhores notas no 11º, subindo muito a média. Mas o contrário também acontece a muitas pessoas e, se fores uma delas, podes ficar numa situação pior. Pessoalmente, achei o 11º mais difícil, trabalhoso e exaustivo, o que me fez baixar um pouco a média. Se pretendesse repetir um ano, seria sem dúvidas o 11º. Isto é o meu caso!
Pensa bem se achas que te conseguirias aguentar bem no próximo ano, se estás disposta a trabalhar mais, etc. Podes sempre subir a média destes 2 anos! Porém, se no próximo ano continuares descontente com as notas, aí será mais difícil subi-las.

Muito provavelmente confundi-te ainda mais, mas achei por bem referir estes tópicos. Quero é que tenhas em conta que cada pessoa é diferente, logo, por ser assim comigo ou com outras pessoas, não quer dizer que será assim contigo! Tenta recolher informação de mais pessoas e, acima de tudo, reflete acerca da tua situação! Se precisares de mais alguma coisa pergunta! :)

acab2809

Membro Caloiro
Matrícula
6 Outubro 2018
Boa noite, entrei este ano para o 10 no curso de ciencias e tecnologia, e tem sido uma grande impacto pois no 9 ano costumava tirar oitentas a tudo e agora estou com média de 13.7, por causa de português é normal baixar tanto a português no secundário? e a fisico-quimica, eu sabia que não tinha bases do básico que iri ser dificil para mim, o meu problema é que eu estudo e percebo muito bem a matéria e consigo fazer os exercicios que a stora faz na aula e tudo, mas quando cheguei ao teste achei que os exercicos eram muto dificeis e não tinham nada em comum com os exercicos que fizemos na aula ou que estavam no manual... alguma dica? é normal os testes serem assim? e por causa disso eu já estou a entrar naquela fase que já estou a pensar que não irei conseguir entrar no que quero (criminologia) onde a média é 16

bea_moniz123

Membro
Matrícula
9 Outubro 2018
Curso
Ciências e tecnologias
Boa noite, entrei este ano para o 10 no curso de ciencias e tecnologia, e tem sido uma grande impacto pois no 9 ano costumava tirar oitentas a tudo e agora estou com média de 13.7, por causa de português é normal baixar tanto a português no secundário? e a fisico-quimica, eu sabia que não tinha bases do básico que iri ser dificil para mim, o meu problema é que eu estudo e percebo muito bem a matéria e consigo fazer os exercicios que a stora faz na aula e tudo, mas quando cheguei ao teste achei que os exercicos eram muto dificeis e não tinham nada em comum com os exercicos que fizemos na aula ou que estavam no manual... alguma dica? é normal os testes serem assim? e por causa disso eu já estou a entrar naquela fase que já estou a pensar que não irei conseguir entrar no que quero (criminologia) onde a média é 16
Olá.
Ainda estás no primeiro período do 10°ano, não comeces já a stressar. É normal que no início as notas não sejam magníficas pois é uma grande mudança mas é algo a que te habituas rápido! Na minha primeira rodada de testes não tirei mais de 13 a quase todas as disciplinas (exceto biologia), acabei o ano com média de 15,8 e este ano todos os testes que tenho feito (exceto português) tenho tirado de 16 para cima.

Patrícia99

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2016
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FMUL
Olá! Para te dar uma ideia, eu comecei por ter notas mais baixas ainda e acabei o secundário com média de 17. Há que manter a calma, acredita que isso ajuda mais do que parece. Estás só no início, o que normalmente é considerado o mais difícil de ultrapassar. Mas vais conseguir, esforça-te e faz tudo para não ires abaixo. Isso é que leva as pessoas a não conseguirem os resultados que querem, tem tudo a ver com mentalidade. Força!

joaoreis92

Membro Caloiro
Matrícula
28 Novembro 2018
Boa noite.
Neste momento estou no 11° ano na área de economia, porém a minha média do 10° ano não foi a melhor então neste segundo período gostava de mudar de escola e voltar ao 10° ano na mesma área. Gostava de saber como é que serei avaliado tendo em conta que não realizei o primeiro período no 10° ano e sim no 11°. Obrigado

1143

Membro Caloiro
Matrícula
9 Maio 2019
Bom dia.
Eu tenho uma duvida relativamente á retenção no 10°.
É o seguinte. Estou no curso de ciências, 10° ano mas gostaria de mudar para curso de humanidades, a questão é que se quiser mudar e curso na minha escola não me dão prioridade e as vagas ficam preenchidas com os novos alunos o que me obrigaria a mudar de escola (não é opção).
Se chumbar tenho prioridade, a minha questão é se, caso chumbe e depois mude de curso se tenho de repetir as disciplinas que já terei feitas. Português por exemplo é comum em ambos os cursos e eu tenho 14, vou ter de começar do 0, ou posso anular?

Obrigado desde já.