Repetir de ano

AlexCurva

Membro Caloiro
Matrícula
20 Março 2018
Tenho esta situação, estou no 10 ano até agora estou com média de 17,3 eu gostava de seguir medicina na up.Para melhor a minha nota estou a pensar repetir o 10o ano.O que acham,se vale a pena, que efeitos repetir o ano tem?
Tenho um colega meu que no ano passado numa situação parecida ao invés de repetir o 10 no 11o e 12o foi para colegio privado aonde subiu[ou subiram lhe a média].É uma opção a ter em conta?
Que aconselham? Obg :D

Kriozi

Membro Caloiro
Matrícula
12 Março 2018
Pior coisa que podes fazer ... Mas se tens mesmo a certeza do curso ( Medicina ), e achas que melhoras por repetir, então força. Mas se fosse eu, continuava e preocupava-me também com os exames. Eu por exemplo tou com 14,6 ( não é grande nota, mas dá para o que quero ) e ando no 11°, e o exame conta metade da nota de candidatura, ou seja, preciso de tirar no exame essa nota ( secundário ) no mínimo. Para Medicina ( pelo menos no Porto ) é assim : Nota do Secundário ( não te esqueças que a Nota Final das Disciplinas de BG, FQ, Mat e PT, são 70% da escola e 30% do exame ) que conta creio eu 50% da nota de candidatura, e ainda 50% da Média da Nota dos Exames de BG, FQ e MAT. Há muitos cursos que pedem 1 exame ( tu escolhes ), mas f%€!-se, 3 exames com 18 ou 19 não é para todos. Desejo-te um bom percurso escolar, e estuda muito se queres ser Médico. Ah, e não vás por pressão familiar/social ou por outras razões, vai se gostas. Há gente que vai e desiste e depois não sabe o que fazer :/

hum

Membro Veterano
Matrícula
5 Setembro 2015
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FEUP
Tens mais 2 anos para subir a média e também a nota de exame conta 70%. Estuda e não sejas burro em repetir 1 ano que vale menos de 15% da nota final de cada disciplina

Kriozi

Membro Caloiro
Matrícula
12 Março 2018
Tens mais 2 anos para subir a média e também a nota de exame conta 70%. Estuda e não sejas burro em repetir 1 ano que vale menos de 15% da nota final de cada disciplina
Exatamente ... Mas eu disse para repetir caso ele tem a certeza que pode melhorar ( ser aluno de quase 20 ). Mas o problema é ainda ter o 11° e 12° em que tudo pode mudar ( para melhor ou até mesmo pior ). E como eu disse, é melhor ele seguir e depois preocupar-se também com os exames que vai ter para o ano.

Francisc0

Membro Veterano
Matrícula
21 Maio 2017
A decisão de repetir o ano é tua, mas se te esforçares (e muito) podes melhorar a média indo a exame como externo a disciplinas bienais e trienais.
Por exemplo, se tens 16 a inglês e achas que podes conseguir melhor, podes fazer o 11ano e, se não conseguires melhorar a nota, vais a exame como externo e se tirares mais que a nota que acabaste a Inglês, a tua média é substituída por essa nota.
Por exemplo, se a tua nota final de inglês do 10 e 11ano é 16 e vais a exame como externo e tiras 19, a tua média a essa disciplina muda automaticamente para 19.
Isto é mais complicado em disciplinas trienais, pois para ires como externo ou terias que anular antes ou ir à segunda fase.
Se queres mesmo seguir medicina e estas disposto a repetir o ano, a decisão é somente tua, mas ainda é possível melhorar a nota nos próximos 2 anos, visto que poderás repetir exames do 11ano e ainda terás as disciplinas à escolha no 12ano (que costumam aumentar a média de quase todos os alunos)