Repetir de ano

AlexCurva

Membro Caloiro
Matrícula
20 Março 2018
Mensagens
1
Tenho esta situação, estou no 10 ano até agora estou com média de 17,3 eu gostava de seguir medicina na up.Para melhor a minha nota estou a pensar repetir o 10o ano.O que acham,se vale a pena, que efeitos repetir o ano tem?
Tenho um colega meu que no ano passado numa situação parecida ao invés de repetir o 10 no 11o e 12o foi para colegio privado aonde subiu[ou subiram lhe a média].É uma opção a ter em conta?
Que aconselham? Obg :D
 

Kriozi

Membro Caloiro
Matrícula
12 Março 2018
Mensagens
10
Pior coisa que podes fazer ... Mas se tens mesmo a certeza do curso ( Medicina ), e achas que melhoras por repetir, então força. Mas se fosse eu, continuava e preocupava-me também com os exames. Eu por exemplo tou com 14,6 ( não é grande nota, mas dá para o que quero ) e ando no 11°, e o exame conta metade da nota de candidatura, ou seja, preciso de tirar no exame essa nota ( secundário ) no mínimo. Para Medicina ( pelo menos no Porto ) é assim : Nota do Secundário ( não te esqueças que a Nota Final das Disciplinas de BG, FQ, Mat e PT, são 70% da escola e 30% do exame ) que conta creio eu 50% da nota de candidatura, e ainda 50% da Média da Nota dos Exames de BG, FQ e MAT. Há muitos cursos que pedem 1 exame ( tu escolhes ), mas f%€!-se, 3 exames com 18 ou 19 não é para todos. Desejo-te um bom percurso escolar, e estuda muito se queres ser Médico. Ah, e não vás por pressão familiar/social ou por outras razões, vai se gostas. Há gente que vai e desiste e depois não sabe o que fazer :/
 

hum

Membro Veterano
Matrícula
5 Setembro 2015
Mensagens
264
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FEUP
Tens mais 2 anos para subir a média e também a nota de exame conta 70%. Estuda e não sejas burro em repetir 1 ano que vale menos de 15% da nota final de cada disciplina
 

Kriozi

Membro Caloiro
Matrícula
12 Março 2018
Mensagens
10
Tens mais 2 anos para subir a média e também a nota de exame conta 70%. Estuda e não sejas burro em repetir 1 ano que vale menos de 15% da nota final de cada disciplina
Exatamente ... Mas eu disse para repetir caso ele tem a certeza que pode melhorar ( ser aluno de quase 20 ). Mas o problema é ainda ter o 11° e 12° em que tudo pode mudar ( para melhor ou até mesmo pior ). E como eu disse, é melhor ele seguir e depois preocupar-se também com os exames que vai ter para o ano.
 

Francisc0

Membro Veterano
Matrícula
21 Maio 2017
Mensagens
142
A decisão de repetir o ano é tua, mas se te esforçares (e muito) podes melhorar a média indo a exame como externo a disciplinas bienais e trienais.
Por exemplo, se tens 16 a inglês e achas que podes conseguir melhor, podes fazer o 11ano e, se não conseguires melhorar a nota, vais a exame como externo e se tirares mais que a nota que acabaste a Inglês, a tua média é substituída por essa nota.
Por exemplo, se a tua nota final de inglês do 10 e 11ano é 16 e vais a exame como externo e tiras 19, a tua média a essa disciplina muda automaticamente para 19.
Isto é mais complicado em disciplinas trienais, pois para ires como externo ou terias que anular antes ou ir à segunda fase.
Se queres mesmo seguir medicina e estas disposto a repetir o ano, a decisão é somente tua, mas ainda é possível melhorar a nota nos próximos 2 anos, visto que poderás repetir exames do 11ano e ainda terás as disciplinas à escolha no 12ano (que costumam aumentar a média de quase todos os alunos)