Repetir o 10º ano

Ber123Cm

Membro
Matrícula
27 Fevereiro 2018
Olá,
Não é muito habitual eu escrever aqui, porém gostava de desabafar e reunir algumas opiniões sobre o meu percurso escolar. Estou no décimo ano e tem sido muito difícil para mim o período de adaptação, focando o facto que ando sempre muito nervoso, desmotivado e presente sempre na ideia que não vou melhor ou que as coisas me vão correr mal. E como é óbvio não me tem ajudado nada.
Então, para solucionar estava a pensar repetir o ano e dar um “refresh” ao meu secundário. Agora só não sei se refaço no público ou privado, visto que o privado pode ser uma questão colocada em conta.
Obrigado

• Like
Reactions: Filipa Freitas

Laura_25

Membro
Matrícula
7 Dezembro 2017
Curso
Administração Pública
Instituição
ISCSP - UL
Olá, não sei em que curso andas mas quando falas em repetir o 10 pensas em continuar no mesmo curso para subires as notas às disciplinas ou em mudar de curso? Talvez estejas desmotivado porque talvez não seja esse o curso adequado para ti. Espero ter ajudado.

annasanntos

Membro
Matrícula
19 Março 2018
Olá! Será que poderias dar me a tua opinião sobre um tópico que eu pus à uns dias atrás, também tem haver com o repetir o 10 ano.. Obrigada!

_ac0nitum_

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2017
Curso
Direito
Instituição
Universidade de Coimbra
Olá,
Não é muito habitual eu escrever aqui, porém gostava de desabafar e reunir algumas opiniões sobre o meu percurso escolar. Estou no décimo ano e tem sido muito difícil para mim o período de adaptação, focando o facto que ando sempre muito nervoso, desmotivado e presente sempre na ideia que não vou melhor ou que as coisas me vão correr mal. E como é óbvio não me tem ajudado nada.
Então, para solucionar estava a pensar repetir o ano e dar um “refresh” ao meu secundário. Agora só não sei se refaço no público ou privado, visto que o privado pode ser uma questão colocada em conta.
Obrigado
Depende! É uma resposta veemente generalista, bem sei. No entanto, se tiveres uma média razoável a situação ainda é remediável nos dois anos que te restam e ao fazeres reset estás simplesmente a desperdiçar um ano da tua vida. Agora...se é por estares num curso com o qual não te identificas ou por teres uma média "incorrigível" (lembra-te que os exames contam para a média), força nisso! Quanto aos nervos: tenta identificar a fonte desse tipo de sentimento. É o secundário? É alguma coisa na tua rotina? É do foro pessoal? Se conseguires identificar a fonte é mais fácil de a eliminar. Podes tentar meditar e relativizar o que te rodeia, também. É um conselho bastante básico mas acredita que ajuda. Porque é que colocas a hipótese de refazer o teu percurso escolar no privado? Por experiência pessoal, o ensino público tem bastante qualidade (aliás, algo interessante: há um estudo que afirma que os alunos de medicina provenientes de colégios privados têm um pior desempenho académico que alunos de medicina provenientes do ensino público! Dá que pensar, não achas? Cada caso é um caso, no entanto).

Ber123Cm

Membro
Matrícula
27 Fevereiro 2018
Olá, não sei em que curso andas mas quando falas em repetir o 10 pensas em continuar no mesmo curso para subires as notas às disciplinas ou em mudar de curso? Talvez estejas desmotivado porque talvez não seja esse o curso adequado para ti. Espero ter ajudado.
Olá, antes de mais obrigado pela resposta.
Esqueci-me de fornecer o essencial, eu estou em ciências e tecnologias. Se repetisse o ano seria para melhorar a média, pois esta não está aparentemente confortável (também não está negativa nem nada como isso). Eu adoro o meu curso fiquei desmotivado pelas notas iniciais (1ºPeriodo) aquelas em que recebemos realmente as consequências da mudança. Por isso acho que não seja questão de não gostar, tanto que o meu objectivo é seguir MEDICINA.
Já para uma fase final como o 3ºPeriodo já reparei acentuadas melhorias, como por exemplo passar de uma nega para 16 ou 15.
Mais uma vez obrigado, e toda a ajuda é bem-vinda.

• Like
Reactions: Laura_25

Ber123Cm

Membro
Matrícula
27 Fevereiro 2018
Olá! Será que poderias dar me a tua opinião sobre um tópico que eu pus à uns dias atrás, também tem haver com o repetir o 10 ano.. Obrigada!
Olá, claro que sim! Para ser mais fácil manda-me o link se conseguires.
Mensagem fundida automaticamente:

Depende! É uma resposta veemente generalista, bem sei. No entanto, se tiveres uma média razoável a situação ainda é remediável nos dois anos que te restam e ao fazeres reset estás simplesmente a desperdiçar um ano da tua vida. Agora...se é por estares num curso com o qual não te identificas ou por teres uma média "incorrigível" (lembra-te que os exames contam para a média), força nisso! Quanto aos nervos: tenta identificar a fonte desse tipo de sentimento. É o secundário? É alguma coisa na tua rotina? É do foro pessoal? Se conseguires identificar a fonte é mais fácil de a eliminar. Podes tentar meditar e relativizar o que te rodeia, também. É um conselho bastante básico mas acredita que ajuda. Porque é que colocas a hipótese de refazer o teu percurso escolar no privado? Por experiência pessoal, o ensino público tem bastante qualidade (aliás, algo interessante: há um estudo que afirma que os alunos de medicina provenientes de colégios privados têm um pior desempenho académico que alunos de medicina provenientes do ensino público! Dá que pensar, não achas? Cada caso é um caso, no entanto).
Olá, obrigado pela resposta.
Realmente já ponderei as situações e penso que o melhor é repetir mas o teu ponto de vista é bastante bom, porque na realidade estaria a desperdiçar um ano e isso é o que menos quero. Penso que a minha média não é incorrigível pois não está negativa ou perto disso, o único problema é que para o que desejo seguir no ensino superior não está suficiente, para depois melhorar nos próximos dois anos; Não sei se referi mas o único factor que está a interferir são apenas os nervos (penso eu).
Por fim, eu pretendia optar pelo privado caso me ajude a subir a média de qualquer maneira. Já vi esse estudo realmente é bastante interessante.
Muito obrigado pela resposta, fico contente pela ajuda!
Mensagem fundida automaticamente:

se queres mesmo medicina se calhar o melhor é mesmo repetires o ano, sim.
Pois a meu ver também seria uma hipótese a considerar.

Última edição:

Ana Clara Cruz

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2018
Boa tarde! Eu acabei agora o 10° ano, baixei muito as notas do 9° para o 10° e como tal queria repeti-lo para fazer melhoria de notas, visto que agora já estou mais à vontade com o ritmo do secundário acho que iria consegui melhorar a minha média. A minha média agora é de 13,1 e isso não dá para o que eu quero (que é medicina). Queria saber se alguém já repetiu algum ano do secundário e se as notas tiveram uma mudança significativa ou não. Vale a pena repetir o 10° ano?

Ber123Cm

Membro
Matrícula
27 Fevereiro 2018
Olá, como podes ter reparado
Boa tarde! Eu acabei agora o 10° ano, baixei muito as notas do 9° para o 10° e como tal queria repeti-lo para fazer melhoria de notas, visto que agora já estou mais à vontade com o ritmo do secundário acho que iria consegui melhorar a minha média. A minha média agora é de 13,1 e isso não dá para o que eu quero (que é medicina). Queria saber se alguém já repetiu algum ano do secundário e se as notas tiveram uma mudança significativa ou não. Vale a pena repetir o 10° ano?
Olá, como deves ter visto (ou não) eu encontrava-me nessa situação. A única coisa que te posso dizer em relação à minha experiência sobre o assunto é a seguinte: além de ser uma decisão relativa, será sempre muito complicada. Ou seja, por um lado sabes que seria bom repetir porque a ideia da nossa cabeça é que a segunda tentativa irá ser melhor por já termos vivenciado a situação . Só que se realmente for assim terás que repetir os próximos anos também (supostamente) porque se for mais fácil para tirarmos boas notas por já sabermos a matéria, obviamente iremos subir as notas, e se nos acontecer o mesmo nos próximos anos, isto é, se só conseguirmos obter bons resultados à segunda tentativa ? Além disso, o que me disseram foi que podemos estar à espera de melhorar e por acaso até nos correr pior e ficarmos desmotivados para o resto do ano.
Por outro lado haverá sempre alguém, professor ou ente querido, que concorde com a ideia (no meu caso foi uma professora) e outros que acham este caso um "pau de dois bicos" derivado ao que te expliquei.
Tudo a seu tempo, conserva bem esse teu sonho que por acaso partilhamos em comum. Faz o teu percurso com calma e não te esqueças que não é só a média do secundário que conta para a entrada na faculdade e sim também os exames.
Por último queria dizer-te que seremos os mesmos se seguirmos uma área diferente, e podemos até ser mais felizes.
Desejo-te toda a sorte e pensa que tudo isto foi um percurso de adaptação e que o resto será mais fácil, tudo depende de ti !!

Última edição:
Matrícula
21 Julho 2017
Estou no 10º ano no curso de ciências e tecnologia e as minhas notas finais das disciplinas especificas de Matemática; Física e química e Biologia e Geologia é de 10 valores, aconselham-me a repetir o 10º ano para melhorar as notas a estas disciplinas?

Filipa Freitas

Membro Caloiro
Matrícula
16 Novembro 2017
Olá,
Obrigado
Não sei se a minha resposta é muito útil ainda, mas tal como tu passei por todas essas questões ao longo do meu 10º ano. Conclui agora (ano letivo 2018/2019) o 12º ano. Iniciei o meu secundário, na área de ciências, com as opcionais de biologia e fisico-quimica. Fui uma aluna aplicada e responsável. Mas a todo o tempo sentia que não seria aquela área que me realizaria e sentia que os meus resultados estavam muito abaixo do meu potencial. Conclui o 10.º ano com média de 14 e com a certeza que queira repetir o ano para subir média e para mudar de área, pelo menos alterar uma das disciplinas. A média obtida, não me deixava feliz e sentia que me iria limitar e condicionar as minhas escolhas 3 anos à frente.
Nessa altura, tomei três decisões: Repetir o ano para melhorar as notas, sunstituir biologia por geometria descritiva, uma vez que tinha identificado que não quereria nunhuma área ligada à saúde e finalmente, mudar de escola (mantendo-me no ensino público).
Contra todos que me diziam que nao valia a pena repetir, pois tinha uma "boa" média, eu decidi voltar para o 10º ano e dar o meu melhor desta vez, pois sabia que era o que precisava para (re)começar com pé direito. Hoje orgulhosamente, digo que não só consegui recomeçar, fazer novos amigos pelos diferentes locais por onde passei, com tambem acabei o secundário com uma média de 18 valores.
Ao longo destes 4 anos que foram o meu secundário, passei tanto pelo ensino público como pelo privado (2 períodos), e apesar de gostar muito mais do público, acredito que quem realmente quer atingir a excelência o privado seja onde mais facilmente isso pode acontecer, pois apesar de teres de te esforçar na mesma, é tambem aí onde te é grantido maior acompahamento e onde as metodologia e critério mais valorizam o teu desempenho.
Por isso, independentemente, de qual a decisão que tomares, o mais importante é que responsabilizes por ela e que te sintas confortável e feliz, com o que decidires, com todas as certezas e riscos que cada decisão comporta. Importante mesmo é que quando estiveres a concorrer à uiversidade, sinstas que fizeste tudo o que podias ter feitos e que te sintas realizado com o caminho feito até aí. Um ano, não representa muito na tua vida. Mas uma oportunidade desperdiçada, pode ser determinante no teu percurso de vida. Partilho a minha experiência contigo, porque acredito que, valendo apenas por si, te pode ajudar e inspirar a tomares a tua decisão.Penso que para alcançarmos os resultados que nos pertencem, temos que estar confortáveis com as decisões e os resultados que elas nos trazem. Por isso se há um conselho que te posso deixar, é que reflitas, arrisques e decidas ... e com responsabilidade assumas a tua decisão. Acredito que a felicidade e a tranquilidade necessária para um bom desempenho nos 2 ou 3 anos de secundário que se seguem, têm que começar por aí.

Maffas

Membro
Matrícula
5 Junho 2019
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Estou no 10º ano no curso de ciências e tecnologia e as minhas notas finais das disciplinas especificas de Matemática; Física e química e Biologia e Geologia é de 10 valores, aconselham-me a repetir o 10º ano para melhorar as notas a estas disciplinas?
Olá! Se tens boas notas às restantes disciplinas, podes repetir o ano e anular as que não pretendes melhorar (ficando com a nota do ano passado) e repetir essas três, ficando com mais tempo para te concentrares nas que vais melhorar. Será a segunda vez que ouves a matéria, tens os testes do ano passado e podes subir as tuas notas. Não é incomum repetir o 10º ano e, se realmente consegues subir as tuas notas, deves fazê-lo, pois mesmo que melhores as específicas no 11º ano, a nota do 10º poderá ser um entrave para ires a exame e ingressares na universidade.

bruna_coimbra7

Membro Caloiro
Matrícula
13 Novembro 2019
olá, eu estou no 11º ano do curso de ciências e tecnologias e gostava de saber se é possível voltar ao 10º para melhorar as notas numa outra escola e como seria a minha avaliação visto que fiz o primeiro período no 11º e não no 10º

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @bruna_coimbra7
olá, eu estou no 11º ano do curso de ciências e tecnologias e gostava de saber se é possível voltar ao 10º para melhorar as notas numa outra escola e como seria a minha avaliação visto que fiz o primeiro período no 11º e não no 10º
Poderias pedir para ficar retida, mas repetirias o 11º ano. Para voltares ao 10º só se fosses para outro curso do secundário.

• Like
Reactions: bruna_coimbra7

JCRC

Membro Caloiro
Matrícula
26 Dezembro 2020
Boa tarde.
Um aluno no 11.º de CT quer mudar para Humanidades. Este ano anula a matrícula e no próximo volta ao 10.º ano. A minha questão tem a ver com as disciplinas comuns (Português, Inglês, Filosofia e Educação Física). No 10.º ano de CT já as fez com aproveitamento, pelo que tem as respectivas notas. Mas, caso queira fazer tudo de novo (é essa a vontade dele), pode matricular-se de novo nessas disciplinas ou tem, obrigatoriamente, de ficar com aquelas notas?
Obrigado.

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde.
Um aluno no 11.º de CT quer mudar para Humanidades. Este ano anula a matrícula e no próximo volta ao 10.º ano. A minha questão tem a ver com as disciplinas comuns (Português, Inglês, Filosofia e Educação Física). No 10.º ano de CT já as fez com aproveitamento, pelo que tem as respectivas notas. Mas, caso queira fazer tudo de novo (é essa a vontade dele), pode matricular-se de novo nessas disciplinas ou tem, obrigatoriamente, de ficar com aquelas notas?
Obrigado.
Olá.
Pode tentar matricular-se novamente para tentar fazer melhoria, segundo a disponibilidade da escola.