Repetir o 12 ano

Matrícula
18 Junho 2019
É possível repetir o 12 ano para melhorar a média mesmo tendo passado de ano? Este ano desleixei me um bocado e não estudei de uma forma empenhada e por isso tive uma fraca nota especialmente nas minhas disciplinas opcionais (química e psicologia) e por isso queria ver se as conseguia melhorar de alguma maneira. Eu sei que se reprovar a uma disciplina tipo matemática posso repetir as disciplinas que quiser mas não sei se me deixariam se tiver todas feitas.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
É possível repetir o 12 ano para melhorar a média mesmo tendo passado de ano? Este ano desleixei me um bocado e não estudei de uma forma empenhada e por isso tive uma fraca nota especialmente nas minhas disciplinas opcionais (química e psicologia) e por isso queria ver se as conseguia melhorar de alguma maneira. Eu sei que se reprovar a uma disciplina tipo matemática posso repetir as disciplinas que quiser mas não sei se me deixariam se tiver todas feitas.
Não sei se ainda aceitam, porque as notas já saíram a algum tempo, mas podes tentar fazer um requerimento para chumbar de ano e repetires o ano. Se chumbares a uma disciplina (mas como?, já fizeste todas as avaliações), não estou a ver o problema de te inscreveres nas outras disciplinas todas.

Matrícula
18 Junho 2019
Tecnicamente ainda nâo passei. Eu anulei a matemática e fui ao exame como aluno externo. Nâo me correu bem a 1 fase mas tou confiante que consigo passar na 2. A minha duvida era mesmo se depois da afixação das notas da 2 fase (caso eu tenha positiva claro) podia ainda fazer esse tal requerimento para repetir o 12 ano.

• Like
Reactions: Edgar H

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Podes tentar, mas se queres mesmo repetir não vás à segunda fase, chumbas a matemática e repetes para o ano a disciplina (se anulaste, tens de te inscrever no 10º ano, podendo tentar concluir por exame no final do ano) e fazes melhoria por frequência nas outras(mudando só se tiveres melhor classificação) . Se pedires para chumbar, é como não tivesses feito as disciplinas.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Melhoria por frequência? Nâo estou muito informado em relação a isso. Podes explicar um bocado o que é?
No teu caso, ficas com matemática por fazer e fazes as restantes disciplina de 12ºano como melhoria, só mudando a classificação se for melhor.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
E se eu tirar positiva no exame? Nâo posso fazer as disciplinas de 12 ano por frequência?
Não, concluís o secundário nesse caso, passando as melhorias a serem feitas por exame nacional/prova de equivalência a frequência. Mas já li, aqui no fórum, casos em que algumas pessoas conseguem, inscrevendo-se numa disciplina anual diferente das que tiveram. Podes perguntar na escola se o fazem e em que condições, visto que é uma extrapolação das normas reguladoras.

Matrícula
18 Junho 2019
Obrigado pelo esclarecimento. Só mais uma questâo. Outra das minhas disciplinas que realizei que obtive uma fraca classificação foi a de filosofia no 11 ano. Estando a disciplina feita ( e não tendo feito o exame de filosofia o ano passado) há alguma maneira de fazer melhoria a essa nota?

• Like
Reactions: Edgar H

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Obrigado pelo esclarecimento. Só mais uma questâo. Outra das minhas disciplinas que realizei que obtive uma fraca classificação foi a de filosofia no 11 ano. Estando a disciplina feita ( e não tendo feito o exame de filosofia o ano passado) há alguma maneira de fazer melhoria a essa nota?
Sim, por exame nacional, sendo a melhoria exclusivamente para acesso ao ensino superior, isto é, só melhora na tua média do secundário com qual concorres ao ensino superior.

VFX_CITY

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2019
Podes tentar, mas se queres mesmo repetir não vás à segunda fase, chumbas a matemática e repetes para o ano a disciplina (se anulaste, tens de te inscrever no 10º ano, podendo tentar concluir por exame no final do ano) e fazes melhoria por frequência nas outras(mudando só se tiveres melhor classificação) . Se pedires para chumbar, é como não tivesses feito as disciplinas.
Boas Edgar, esta situação da anulação da disciplina tem influencia quando é feita a anulação?

A situação é igual á do José, foi anulada matematica no final do 3º periodo e a 1ª chamada correu mal e nao foi feita inscrição para a segunda..

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boas Edgar, esta situação da anulação da disciplina tem influencia quando é feita a anulação?

A situação é igual á do José, foi anulada matematica no final do 3º periodo e a 1ª chamada correu mal e nao foi feita inscrição para a segunda..
Como anulaste terias de te inscrever em matemática de 10º ano, mas penso que poderás fazer melhoria das 12º ano à mesma. Quando te matriculares confirma se a escola te o permite.

• Like
Reactions: VFX_CITY

VFX_CITY

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2019
Como anulaste terias de te inscrever em matemática de 10º ano, mas penso que poderás fazer melhoria das 12º ano à mesma. Quando te matriculares confirma se a escola te o permite.

O 10º foi corrido a 9 e o 11º a 10, mesmo assim é possivel increver no 10º?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
O 10º foi corrido a 9 e o 11º a 10, mesmo assim é possivel increver no 10º?
Tu anulaste matemática, ou seja as notas do 10º ano e 11º também foram anuladas.

catarinaestudiosa

Membro Caloiro
Matrícula
7 Novembro 2020
Olá, eu estou no 12° ano e tenho uma professora de psicologia péssima e que ainda prejudica nas notas, gostava de saber se é possível repetir psicologia para o ano para subir

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá, eu estou no 12° ano e tenho uma professora de psicologia péssima e que ainda prejudica nas notas, gostava de saber se é possível repetir psicologia para o ano para subir
Olá.
Anula a disciplina.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Tenho mesmo que anular? Não há possibilidade de refazer mas se correr pior ficar com a nota deste ano garantida?
Por frequência, não. Podes tentar melhorar por prova de equivalência à frequência.