Repetiram ou nao repetir os exames

Filipe Afonso

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2019
Pretendo ser inspetor da policia judiciaria, mas depois de receber os resultados da 1ºfase e ser colocado em solicitadoria, foi me dito que afinal esse curso não esta na listagem de licenciaturas que eles pedem. como solicitadoria é algo parecido com direito eu achei que podia dar.
eu tenho media de 13.3 e pensei em repetir os exames de 12 para subir para um 15 para ou superior para conseguir entrar para direito no próximo ano mas nao sei se isso resulta visto que é uma diferença grande de valores.
Tambem já li que era possivel depois do primeiro ano de solicitadoria pedir tranferencia para direito, mas nao sei ate que ponto sera verdade.
se alguem me poder ajudar eu ficaria muito agradecido.

RITO

Membro Veterano
Matrícula
27 Maio 2017
Curso
Direito
Instituição
FDL
Olá Filipe. Eu repeti exames para conseguir entrar em Direito. A minha média também rondava um 13 e meio. Não sei qual a nota do último colocado em primeira fase este ano, nem como vai ser no ano que vem, mas à partida, e com uma pitada de trabalho, é possível. Não sei em que área estavas, no meu caso subi um 11 a Português para um 14,5 e um 10 a História para 16,4.

Tendo tu média de 13.3, convinha teres acima de 15,5 no exame que vais usar como prova de ingresso, para a média ficar ali nos 14 e meio (normalmente é esta a média da FDUL), visto que o cálculo é 50/50. Aconselho-te também a repetires tantos exames quantos conseguires (sem prejuízo de estudo para os de 12º, que devem ser o teu foco), mesmo que não sirvam como prova de ingresso, para aumentares a média, uma vez que depois de passares a uma disciplina a única forma de melhorares a nota é através de exame nacional.

Quanto ao pedido de transferência, é possível que sim. Conheço um rapaz que há dois anos não conseguiu entrar em Direito e foi para Estudos Gerais na FLUL, o ano passado estava na FDL. Não sei se acabou por fazer exames nacionais e entrar pelo concurso nacional de acesso, mas a intenção dele era transferir-se de Estudos Gerais para Direito, por isso presumo que tenha sido isso. Procura informar-te na nossa secretaria (vais precisar de um bocado de paciência).

Envia também um email para a PJ ou procura informar-te junto do recrutamento deles sobre se a lista de licenciaturas que vem nos avisos de concurso é taxativa. Pode até ser que aceitem licenciados em solicitadoria, mas não metem lá.

Boa sorte!