Reprovação a Português 12º ano

Maria Santos1

Membro Caloiro
Matrícula
20 Janeiro 2025
Boa tarde,

Eu não vou poder comparecer à 1ª fase do exame de português, uma vez que estou a fazer intercâmbio no 12º ano e, obviamente, não terei equivalência à disciplina de português. Pelo que vi, não indo à 1ª fase de português, também não posso comparecer na 2ª fase.
Sendo assim, vou ficar apenas com português para fazer no ensino secundário. Como posso concluir o 12º ano?
Tenho de me inscrever novamente a português no próximo ano e frequentar as aulas de português ou posso apenas inscrever-me no exame do próximo ano?

Boa tarde,

Eu não vou poder comparecer à 1ª fase do exame de português, uma vez que estou a fazer intercâmbio no 12º ano e, obviamente, não terei equivalência à disciplina de português. Pelo que vi, não indo à 1ª fase de português, também não posso comparecer na 2ª fase.
Sendo assim, vou ficar apenas com português para fazer no ensino secundário. Como posso concluir o 12º ano?
Tenho de me inscrever novamente a português no próximo ano e frequentar as aulas de português ou posso apenas inscrever-me no exame do próximo ano?
Olá @Maria Santos1
Se não fizeres o exame nacional de português, que é obrigatório, não ficas com o ensino secundário concluído. Poderias no ano seguinte apenas fazer o exame nacional.
Podes tentar justificar isto ao Júri Nacional de Exames e pedir uma autorização para fazeres o exame apenas na 2ª fase de exames. Regra geral só aceitam em casos de doença/internamento, mas não custa nada tentares.