Reprovação e exames nacionais 11º ano

Vera LC Dias

Membro Caloiro
Matrícula
18 Março 2024
Boa tarde.
Estou com dúvida em relação aos exames nacionais:

O meu filho está no 11º ano em Humanidades. Tem negativa a Filosofia e MACS (10º e 11º vai ficar com média de 8). Na devida altura fez a incrição para os respectivos exames como que para 'aprovação' , pois na altura já tinha percibdo que não conseguia tira 11 valores a essas duas disciplinas de modo a fazer uma méda positiva dos dois anos.

Dúvidas:

O que é necessário para passar?

1. Fazer o exame e tirar 9,5, certo?

2. Para isso não é necessário anular as disciplinas, certo?

3. Na secretaria disseram que ele está inscrito (nos exames) como aluno interno para aprovação e que mesmo assim não é preciso anular as disciplinas, como chumbou (ou vai chumbar) basta ter 9,5 nos respectivos exames. Será mesmo assim?

Sempre pensei que para ir a zeros para um exame e contar só a nota do mesmo o aluno teria de ser 'externo', mas realmente eu sou de outra altura. Fiquei mesmo com dúvidas sobre isto. Porque para onde vai a noota de fim dos dois anos que neste caso será 8. Por o aluno chumbar a nota deixa de existir? Foi assim que nos explicaram na secretaria mas não me faz muito sentido.

Alguém me pode ajudar por favor?
Obrigada

Boa tarde,
Sim para todas as perguntas. Anular a disciplina só faz efeito se o aluno tiver aprovação mas mesmo assim queira que o exame conte para 100% da nota. Se não tiver aprovação não precisa de anular.

Boa tarde,
Sim para todas as perguntas. Anular a disciplina só faz efeito se o aluno tiver aprovação mas mesmo assim queira que o exame conte para 100% da nota. Se não tiver aprovação não precisa de anular.
Boa tarde Rui C.,

Muito obrigada pela sua resposta. Não tive oprortunidade de lhe agradecer atempadamente. Obrigada
Post automatically merged:

Boa tarde,
Boa tarde,
Boa tarde Rui C.,

Muito obrigada pela sua resposta. Não tive oprortunidade de lhe agradecer atempadamente. Obrigada

• Like
Reactions: Rui C
Olá! Alguem me consegue esclarecer quais sao as aprendizagens essenciais para realizar o exame de MACS? Vi que supostamente para este ano existem novas aprendizagens essenciais e fiquei bastante confusa considerando que já nao estou no secundário e vou realizar novamente o exame este ano.

Olá! Alguem me consegue esclarecer quais sao as aprendizagens essenciais para realizar o exame de MACS? Vi que supostamente para este ano existem novas aprendizagens essenciais e fiquei bastante confusa considerando que já nao estou no secundário e vou realizar novamente o exame este ano.
Olá,
As aprendizagens essenciais atualizadas estão neste site: DGE

Obrigada pela resposta! Nao consegui identificar nenhuma diferença para os anos anteriores. Há alguma modificação na materia que sai este ano no exame ou mantem-se tudo mais ou menos igual?
Eu não sei como era no ano anterior, mas o que está aí é o que pode sair. Se foi adicionado ao plano este ano é provável que só saia no exame do próximo ano (visto que os alunos que vão fazer este ano o exame também não tinham a nova matéria no 10º ano).

Eu não sei como era no ano anterior, mas o que está aí é o que pode sair. Se foi adicionado ao plano este ano é provável que só saia no exame do próximo ano (visto que os alunos que vão fazer este ano o exame também não tinham a nova matéria no 10º ano).
As do ano anterior tambem se podem encontrar nesse site? Assim consigo comparar.
Mas no caso de nova materia só sair no exame do proximo ano, fico mais descansada.
No site tambem diz que so entra em vigor no ano letivo de 24/25, suponho que mesmo que haja materia nova que os alunos este ano ainda nao tenham dado nada disso

As do ano anterior tambem se podem encontrar nesse site? Assim consigo comparar.
Mas no caso de nova materia só sair no exame do proximo ano, fico mais descansada.
No site tambem diz que so entra em vigor no ano letivo de 24/25, suponho que mesmo que haja materia nova que os alunos este ano ainda nao tenham dado nada disso
Penso que não têm as aprendizagens essenciais que já não estão em vigor