Parece-me estar aqui alguma confusão na informação que te deram. A classificação de frequência no ano terminal das disciplinas plurianuais não pode ser inferior a 8 valores, ou seja, não podias ter menos de 8 na nota final - tiveste 7 e por isso é que tiveste de ir a exame nacional, porque o exame nacional é que iria servir para concluíres a disciplina. No entanto, em situação de exame nacional para conclusão da disciplina, não é o 8 a nota mínima que tinhas de atingir. O 8 era o mínimo de classificação interna que poderias ter num ano terminal da disciplina. Foste a exame nacional não para substituir a nota do 12º ano de Matemática, mas para concluir a disciplina, ou seja, a nota do exame torna-se na tua nota de conclusão da disciplina. Obtendo uma classificação inferior a 95 pontos, significa que reprovaste na disciplina e por isso não concluíste ainda o secundário. Tens algumas opções:
1) para o próximo ano lectivo matriculas-te na Matemática de 12º ano e repetes, de forma a poderes usar o 13 e o 10 dos dois anos anteriores. Tens de terminar o ano no mínimo com 8 na disciplina - se o fizeres e no próximo ano lectivo os exames nacionais só servirem como prova de ingresso, concluis a disciplina com nota final de 10. Se os exames voltarem a ser obrigatórios, vais com 10 a exame e estarás sujeito ao peso de 30% da nota do exame nacional na nota final da disciplina.
2) não te matriculas em Matemática e no próximo ano voltas a repetir os exames nacionais para aprovares na disciplina, correspondendo a nota do exame à nota final da disciplina. Podes passar o ano em explicações e a preparar o exame enquanto te dedicas a algum hobby ou trabalho.
3) podes concluir a disciplina pelo ensino recorrente. Sobre essa modalidade, aconselho a leitura dos posts do
@Edgar H sobre o assunto
4) se fores maior de 18 anos, também podes concluir o secundário através de um curso EFA, mas nesse caso, quando fores concorrer ao Ensino Superior, a tua nota de candidatura é constituída pela nota das provas de ingresso dos cursos aos quais te candidatas.
Na minha modesta opinião e imaginando que tenhas tido um ano difícil com a disciplina de Matemática, eu recomendaria que voltasses a matricular-te na mesma e podes até solicitar à escola autorização para melhorares algumas disciplinas de 12º. Por exemplo, podes pedir para substituir anuais e fazes outras disciplinas anuais, que depois podem melhorar a tua média do secundário se obtiveres melhores notas. Ficas com um horário mais livre por teres menos disciplinas, mas assim podes preparar exames de prova de ingresso e pelo menos vais ser acompanhado pelos professores.
Julgo que a opção de ficares em casa a preparar exames é uma opção um pouco exaustiva e se precisares de explicações pode tornar-se dispendioso, embora possa ser uma oportunidade se quiseres ficar mais em casa ou a dedicar-te a outras coisas fora da escola.
A opção do ensino recorrente também pode ser uma boa forma de concluíres a disciplina e o curso EFA também. A questão do EFA é que depois a tua nota de candidatura passa a ser a nota da PI, então pode correr muito bem se tiveres uma óptima prova de ingresso, mas também pode correr pior e depois não tens uma média do secundário como suporte.
Espero que ajude e boa sorte!