Requisitos para mudança de curso

Pat01

Membro Caloiro
Matrícula
26 Janeiro 2021
Olá!
Tenho procurado informações exaustivamente, mas continuo a sentir-me extremamente confusa em relação a este processo.
Frequentei o curso de Línguas,Literaturas e Culturas PT/IN na FLUP no ano 2009/2010. Na altura devido a alguns problemas pessoais e financeiros desisti do curso no fim do primeiro ano, não me recordo sequer dos ects com que fiquei ou que cadeiras consegui fazer.
entretanto, passados estes anos todos estou a reconsiderar voltar ao Ensino Superior, e depois de alguma análise mudar para o curso de Línguas Aplicadas pois vai de encontro ao que sempre quis fazer que é Tradução (LLC foi um erro pois não me daria esta saída).
A minha dúvida é, tenho de fazer de novo exames de ingresso? Tendo em conta que fiz os exames há mais de 10 anos atrás, estes não têm validade? A ficha ENES não tem validade?
Quais são os passos que tenho de dar para fazer a inscrição através de mudança de curso?
A informação encontra-se online mas quanto mais leio mais confusa me sinto. Em relação ao pedido de bolsa neste caso, acham que a posso requerer? Não tive direito a ela quando frequentei em 2009, e o conseguir fazer a licenciatura depende totalmente de se consigo bolsa de estudos ou não. Estive e continuo desempregada desde o ano passado por isso, penso que se for pelo meu IRS isto será possível, não?

obrigada pela ajuda desde já!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá!
Tenho procurado informações exaustivamente, mas continuo a sentir-me extremamente confusa em relação a este processo.
Frequentei o curso de Línguas,Literaturas e Culturas PT/IN na FLUP no ano 2009/2010. Na altura devido a alguns problemas pessoais e financeiros desisti do curso no fim do primeiro ano, não me recordo sequer dos ects com que fiquei ou que cadeiras consegui fazer.
entretanto, passados estes anos todos estou a reconsiderar voltar ao Ensino Superior, e depois de alguma análise mudar para o curso de Línguas Aplicadas pois vai de encontro ao que sempre quis fazer que é Tradução (LLC foi um erro pois não me daria esta saída).
A minha dúvida é, tenho de fazer de novo exames de ingresso? Tendo em conta que fiz os exames há mais de 10 anos atrás, estes não têm validade? A ficha ENES não tem validade?
Quais são os passos que tenho de dar para fazer a inscrição através de mudança de curso?
A informação encontra-se online mas quanto mais leio mais confusa me sinto. Em relação ao pedido de bolsa neste caso, acham que a posso requerer? Não tive direito a ela quando frequentei em 2009, e o conseguir fazer a licenciatura depende totalmente de se consigo bolsa de estudos ou não. Estive e continuo desempregada desde o ano passado por isso, penso que se for pelo meu IRS isto será possível, não?

obrigada pela ajuda desde já!
Olá! Os teus exames e a tua ficha ENES já não têm validade (porém, não deites fora a ficha ENES, se ainda a tens!), pelo seguinte motivo:

Podes fazer mudança de curso, desde que tenhas realizado no teu percurso do secundário alguma das provas de ingresso que o curso tenha pedido, mesmo que já tenham passado da validade. Sobre a mudança de curso podes ler sobre isso aqui: Mudança de Par Instituição/Curso | DGES Recomendo igualmente que procures mudança de curso FLUP e vejas mais ou menos as datas do ano passado e a documentação que pedem (provavelmente pedem a ficha ENES ou documento equivalente). Com este método, não terias de repetir exames nacionais, mas atenção que na mudança de curso são tomadas em conta a tua média do secundário e as notas da prova de ingresso e dado que a tendência das notas tem sido para aumentar (portanto, as notas do pessoal que pede mudança também podem ser melhorzinhas), se quiseres repetir algum exame, eu acho honestamente sensato e não perdes absolutamente nada com isso, especialmente se for um exame de uma língua estrangeira, em que o estudo não está tão agregado ao programa escolar, mas isto é uma recomendação minha, que se quiseres fazer, posso perfeitamente explicar-te o que precisas fazer.

Se repetires algum exame, ficas com a vantagem de poderes concorrer tanto à mudança de curso como ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (já agora, enquanto que na mudança de curso pagas emolumento, o CNAES é gratuito).

Quando ingressares no curso, podes sempre pedir à FLUP para ver o teu processo e ver se existe alguma cadeira que tenhas feito que se mantenha ou que possas pedir a creditação da mesma, pode dar jeito. Tens info da FLUP aqui: FLUP - Calendarização das candidaturas mas ainda não há calendários estabelecidos, portanto, recomendo que entres em contacto com os Serviços Académicos de lá e coloques as questões que tenhas sobre dúvidas que possas ter quanto à documentação e quanto ao concurso em si.

Provavelmente já viste estas páginas, se as viste, peço-te que coloques aqui explicitamente o que te está a confundir no processo. Se forem questões muito específicas, considera escrever-lhes um email. Podes concorrer à bolsa de estudos da DGES, sim.

Não sei se consegui esclarecer as tuas dúvidas, alguma coisa dispõe!

• Like
Reactions: Pat01

Pat01

Membro Caloiro
Matrícula
26 Janeiro 2021
Olá Ariana!
obrigado pela tua resposta!
Em relação à ficha ENES já não a tenho, terei que fazer o pedido de uma nova ficha no estabelecimento de ensino onde fiz os exames na altura?
No meu caso não sei se repetir o exame de ingresso vai mudar alguma coisa, a nota foi 19. O exame de ingresso é o mesmo nos dois cursos, ainda posso utilizar o de LLC para LA?

sinceramente, estive a ver a média de entrada actual para LínguasAplicadas e está para cima de 17, tendo em conta que a minha média do secundário, se bem me lembro, rondava os 15 valores, acho que dificilmente conseguiria candidatar-me a este curso. Segundo o que percebi do que me disseste, as médias contam no caso da mudança de curso, mas há forma de contornar isto e tentar candidatar-me na mesma ao curso que realmente queria? A segunda opção é fazer reingresso e retomar LLC, não seria mau de todo mas o percurso não é específico para tradução nos três anos de licenciatura.

acho que vou tentar ligar para os serviços da FLUP a ver também o que me dizem.
Mais uma questão, se me conseguires responder. Em relação à bolsa de estudos como disse antes, estaria dependente dela para conseguir terminar os estudos, na pior das hipóteses não conseguindo arranjar um emprego dada a situação actual, o valor médio das bolsas é suficiente para manter despesas mensais tipo renda, alimentação, propinas? Não estou bem dentro dos valores actuais, lembro-me na altura de colegas em situações financeiras bem melhores que a minha que recebiam cerca de 400€ mensais.
Desculpa tantas dúvidas, ando a pesar muito tudo antes de tomar a decisão de voltar a estudar no meio de uma grande crise existencial e sem ninguém para falar destas coisas que me “atormentam”.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá Ariana!
obrigado pela tua resposta!
Em relação à ficha ENES já não a tenho, terei que fazer o pedido de uma nova ficha no estabelecimento de ensino onde fiz os exames na altura?
No meu caso não sei se repetir o exame de ingresso vai mudar alguma coisa, a nota foi 19. O exame de ingresso é o mesmo nos dois cursos, ainda posso utilizar o de LLC para LA?

sinceramente, estive a ver a média de entrada actual para LínguasAplicadas e está para cima de 17, tendo em conta que a minha média do secundário, se bem me lembro, rondava os 15 valores, acho que dificilmente conseguiria candidatar-me a este curso. Segundo o que percebi do que me disseste, as médias contam no caso da mudança de curso, mas há forma de contornar isto e tentar candidatar-me na mesma ao curso que realmente queria? A segunda opção é fazer reingresso e retomar LLC, não seria mau de todo mas o percurso não é específico para tradução nos três anos de licenciatura.

acho que vou tentar ligar para os serviços da FLUP a ver também o que me dizem.
Mais uma questão, se me conseguires responder. Em relação à bolsa de estudos como disse antes, estaria dependente dela para conseguir terminar os estudos, na pior das hipóteses não conseguindo arranjar um emprego dada a situação actual, o valor médio das bolsas é suficiente para manter despesas mensais tipo renda, alimentação, propinas? Não estou bem dentro dos valores actuais, lembro-me na altura de colegas em situações financeiras bem melhores que a minha que recebiam cerca de 400€ mensais.
Desculpa tantas dúvidas, ando a pesar muito tudo antes de tomar a decisão de voltar a estudar no meio de uma grande crise existencial e sem ninguém para falar destas coisas que me “atormentam”.
Hello, outra vez!
Não, a ficha ENES só pode ser emitida anualmente, se já não a tens, o documento que deves pedir é à DGES e tem um preço (podes encontrar aqui, é o Historial de Candidatura, que é um documento que vem com todas as infos de quando te candidataste: Formulário de Documentos Online | DGES). Pronto, sendo assim, se tens 19 num exame de prova de ingresso, realmente não compensaria muito ires fazer exames, a menos que considerasses melhorar a média do secundário, mas provavelmente nem é um caso em que necessites disso. Podes usar esse exame expirado em que tiveste 19 para a mudança de curso sim, se é um prova de ingresso em ambos os cursos!

Essas são as médias do CNAES, nada impede que com 15 de média do secundário e 19 na PI não consigas entrar pela mudança de curso! Esta é a maneira mais viável que vejo para entrares no curso. Fora este concurso, podes tentar repetir exames e melhorar a tua média do secundário ou podes experimentar concorrer pelos M23 (mas recomendaria em primeiro lugar a mudança de curso). Experimenta fazer a mudança de curso e se não conseguires entrar, tentas pedir reingresso.

Eu diria que sim, eu tenho uma situação semelhante a nível de situação económica e a bolsa que me atribuíram chega para cobrir essas despesas todas. É apertado, mas é fazível viver com 300 e tal euros numa cidade cara como Lisboa ou Porto. (Entretanto tive um corte no valor da bolsa, mas foi porque o meu agregado familiar aumentou e o valor desceu, mas continuo a conseguir pagar as minhas despesas). No entanto, eu diria que estes valor chegam se conseguires alojamento numa resi ou um quarto muito barato. Se não conseguires vaga, eles conseguem cobrir uma parte do valor do quarto. Encontras info sobre isso aqui: Complemento de alojamento - Público | DGES Penso que actualmente os valores médios das bolsas são mais baixos, eu entrei na universidade com mãe solteira desempregada, sem qualquer posse financeira e só com abonos de família e a pensão de alimentos do meu pai e o valor da minha bolsa não alcançava os 400 euros. Penso que em situações mais complicadas é comum obter-se acima dos 300 euros. Sugiro que experimentes fazer uma simulação aqui: Simulador Bolsa

Não tem problema, as tuas questões são pertinentes e compreensíveis, alguma coisa que precises, diz! 🤗

ilbdmc

Membro
Matrícula
14 Março 2020
Boa noite 😇 Estive num curso superior durante uns anos mas acabei por desistir e não o concluir. O ano passado voltei a realizar os exames nacionais para me candidatar ao curso que realmente quero mas acabei por não conseguir entrar devido ao facto das médias terem subido bastante e de não ter podido realizar melhorias. Este ano tenciono voltar a repetir os exames e eventualmente fazer melhoria, caso seja possível... Entretanto também andei a pesquisar acerca da mudança de par/instituição e surgiram me algumas dúvidas.. Um dos requisitos é ter obtido aprovação nas provas de ingresso exigidas pelo curso para o qual pretendo entrar. No entanto, no ano em entrei para o curso do qual desisti apenas tinha aprovação em 1 dessas 2 provas de ingresso pedidas pelo curso que pretendo. Só obtive aprovação na outra prova quando a voltei a realizar o ano passado. A minha questão é se, posso, mesmo assim, pedir transferência de curso? Com as provas de ingresso que realizei o ano passado? Ou só contam as que realizei quando me candidatei ao ensino superior há uns anos? Alguém me sabe responder? Obrigada 🙏

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa noite 😇 Estive num curso superior durante uns anos mas acabei por desistir e não o concluir. O ano passado voltei a realizar os exames nacionais para me candidatar ao curso que realmente quero mas acabei por não conseguir entrar devido ao facto das médias terem subido bastante e de não ter podido realizar melhorias. Este ano tenciono voltar a repetir os exames e eventualmente fazer melhoria, caso seja possível... Entretanto também andei a pesquisar acerca da mudança de par/instituição e surgiram me algumas dúvidas.. Um dos requisitos é ter obtido aprovação nas provas de ingresso exigidas pelo curso para o qual pretendo entrar. No entanto, no ano em entrei para o curso do qual desisti apenas tinha aprovação em 1 dessas 2 provas de ingresso pedidas pelo curso que pretendo. Só obtive aprovação na outra prova quando a voltei a realizar o ano passado. A minha questão é se, posso, mesmo assim, pedir transferência de curso? Com as provas de ingresso que realizei o ano passado? Ou só contam as que realizei quando me candidatei ao ensino superior há uns anos? Alguém me sabe responder? Obrigada 🙏
Sim, podes mesmo assim concorrer à mudança de curso, eles contam as melhores provas de ingresso que tenhas para entrar nesse par instituição/curso.

• Like
Reactions: ilbdmc

ilbdmc

Membro
Matrícula
14 Março 2020
Sim, podes mesmo assim concorrer à mudança de curso, eles contam as melhores provas de ingresso que tenhas para entrar nesse par instituição/curso.
Obrigada pelo esclarecimento 😘
Post automatically merged:

Posso pedir transferência para várias universidades ou só posso pedir apenas para uma?

Última edição:

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Posso pedir transferência para várias universidades ou só posso pedir apenas para uma?
Podes concorrer para várias, mas cada um desses concursos é pago.

• Like

ilbdmc

Membro
Matrícula
14 Março 2020
Boa noite :) alguém sabe se posso usar as provas de ingresso que realizar este ano no regime mudança de par/instituição?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa noite :) alguém sabe se posso usar as provas de ingresso que realizar este ano no regime mudança de par/instituição?
Boa noite! Sim, podes usar, desde que tenhas a ficha ENES dentro do prazo do concurso de mudança da instituição que pretendes.

ilbdmc

Membro
Matrícula
14 Março 2020
Boa noite! Sim, podes usar, desde que tenhas a ficha ENES dentro do prazo do concurso de mudança da instituição que pretendes.
Obrigada ! :) sabes se algumas universidades só aceitam os exames que foram realizados no ano em que concorri pela primeira vez ? Ou contam sempre os melhores, independente do ano em que foram realizados?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Obrigada ! :) sabes se algumas universidades só aceitam os exames que foram realizados no ano em que concorri pela primeira vez ? Ou contam sempre os melhores, independente do ano em que foram realizados?
Normalmente, não, as universidades só excluem provas de ingresso deste ano quando as notas/ficha ENES já ultrapassa os prazos de candidatura para a mudança de curso. Contam as melhores notas que tiveres, não há preferência pelos exames com que ingressaste face a outros.

• Like

ilbdmc

Membro
Matrícula
14 Março 2020
Normalmente, não, as universidades só excluem provas de ingresso deste ano quando as notas/ficha ENES já ultrapassa os prazos de candidatura para a mudança de curso. Contam as melhores notas que tiveres, não há preferência pelos exames com que ingressaste face a outros.
Obrigada ☺️