Requisitos para ser professor de Sociologia

Andreia L.

Membro Caloiro
Matrícula
18 Setembro 2020
Boa tarde

Sou licenciada em Sociologia. Caso quisesse dar aulas ao secundário, teria que ter mestrado? Já tentei encontrar esta informação mas não consegui ficar esclarecida.

Obrigada :)

Frances

Membro Veterano
Matrícula
11 Maio 2016
Curso
Direito
Boa tarde

Sou licenciada em Sociologia. Caso quisesse dar aulas ao secundário, teria que ter mestrado? Já tentei encontrar esta informação mas não consegui ficar esclarecida.

Obrigada :)
Olá, Andreia!

De acordo com a versão consolidada do regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, independentemente da disciplina a lecionar e da tua licenciatura, tens de ter obrigatoriamente um mestrado, e esse mestrado tem de ser em ensino, tal como consagrado no art. 4.º.
O grupo de recrutamento atual dos professores de Sociologia parece-me ser Economia e Contabilidade, dada esta notícia de 2016. A versão consolidada do regime remete para o anexo do documento original, e pelos dados da tabela, a ser este efetivamente o grupo de recrutamento de um Professor de Sociologia, precisas de ser mestre em Ensino de Economia e Contabilidade.

• Like
Reactions: Ariana_

Maria Monteiro da Cruz

Membro Caloiro
Matrícula
17 Dezembro 2019
Boa tarde, estou neste momento no 1• ano de licenciatura em sociologia e a minha questão é se depois de concluir a licenciatura poderei dar aulas ao ensino primário/2 e 3 ciclo/ secundário sem mestrado? Se não, terei de tirar mestrado em educação ou posso tirar mestrado em sociologia? Obrigada!

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Boa tarde, estou neste momento no 1• ano de licenciatura em sociologia e a minha questão é se depois de concluir a licenciatura poderei dar aulas ao ensino primário/2 e 3 ciclo/ secundário sem mestrado? Se não, terei de tirar mestrado em educação ou posso tirar mestrado em sociologia? Obrigada!
Olá @Maria Monteiro da Cruz,

A licenciatura em sociologia não te dá acesso a nenhum tipo de posição como professora do pré-escolar ao secundário. Para pré-escolar e 1º ciclo é necessária uma licenciatura em Educação Básica (seguida do mestrado em Educação Básica) e para os restantes é preciso formação específica na área (e.g. Matemática precisas de licenciatura em Matemática e Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário).

Tens aqui este artigo que é capaz de te esclarecer: Queres ser professor do 1º, 2º, 3º ciclo ou Ensino Secundário? Tudo o que precisas saber | Uniarea

O mestrado em Educação também não te dá acesso à posição de professora, são necessários mestrados específicos ao ensino. Aqui tens a lista: https://wwwcdn.dges.gov.pt/sites/de..._grau_de_mestre_formacao_de_professores_0.pdf

Boa sorte!

Diana Valença

Membro Veterano
Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Algo que descobri à pouco tempo é que as escolas privadas podem ter outros requisitos que o público não têm. Ou seja, para seres professor numa escola privada não é obrigatório ter mestrado em ensino mas também não sei o que pedem