Requisitos para ser professora de português

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Olá. Quero ser professora de português do 7.º ao 9.º ano. Que curso tenho de tirar?
Sugiro-te ler o artigo publicado no Uniarea há uns tempos:

Para lecionares no 3º ciclo tens de ter o Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário ou Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário. Para ingressares neste mestrado tens de ter 120 ECTS em Português da tua licenciatura.

Tens aqui o exemplo da FCSH: Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo - NOVA FCSH

Boa sorte! :)

mariajoao270000

Membro Caloiro
Matrícula
30 Março 2020
Então antes de tirar este mestrado tenho de fazer Licenciatura em Português / Estudos Portugueses certo ?
e podes explicar me o que significa ter 120 ECTS ?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Então antes de tirar este mestrado tenho de fazer Licenciatura em Português / Estudos Portugueses certo ?
e podes explicar me o que significa ter 120 ECTS ?
Sim, esses cursos são bons exemplos dos que cumprem os requisitos. Uma licenciatura são 180 ECTS, ter 120 ECTS numa área cientifica significa que o número de cadeiras na área científica de Português é elevado no curso (2/3 do curso).

Jmpg

Membro Caloiro
Matrícula
22 Novembro 2020
Boa tarde! Gostaria de ser professora de Português e Inglês ou assim, no 3º ciclo e secundário. Para tal, vi as seguintes licenciaturas: Linguas e Literaturas Europeias, Linguas Modernas, Linguas e Literaturas e Culturas, e Estudos Portugueses e Ingleses. Podem-me dar a vossa opinião sobre os cursos e qual deles seria "melhor"?