ULisboa Residências do IST

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.
Matrícula
27 Junho 2018
Curso
Engenharia Civil
Instituição
Instituto Superior Técnico
Sou do Norte contudo, escolhi ir estudar para Lisboa mais especificamente para o IST no campus Alameda e queria opiniões sobre ir para uma das residências universitárias pois acho que seria muito mais fácil para me orientar se pelo menos no primeiro ano ficasse numa residencia, mas não sei se é muito complicado de conseguir vaga, se com as notas que tenho (em principio 17 de nota de candidatura) e nas condições em que estou dada a distância. Pelo que pesquisei a mas acertada seria a residencia engº Duarte Pacheco. Obrigada!

Francisco Aveiro

Membro Veterano
Matrícula
14 Maio 2015
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
Olá. Para a residência do IST é sim um pouco complicado porque a seriação é feita pela média de entrada e como podes ver neste documento "Colocações", no ano passado, o último a lá ficar tinha 180,80. No entanto tens também as residências da ULisboa, através da SASULisboa que podes dar uma espreitadela.

Matrícula
27 Junho 2018
Curso
Engenharia Civil
Instituição
Olá. Para a residência do IST é sim um pouco complicado porque a seriação é feita pela média de entrada e como podes ver neste documento "Colocações", no ano passado, o último a lá ficar tinha 180,80. No entanto tens também as residências da ULisboa, através da SASULisboa que podes dar uma espreitadela.
Obrigada! Sim eu achava que a seleção para as do IST passava por um processo seletivo que tivesse em conta a situação de deslocado o que me dava uma certa vantagem porque não tenho assim tão boas notas, acabava por ficar um valor á espera de vaga xD já fui ver como funciona mais ao menos a SAS e foi uma grande ajuda porque desconhecia totalmente! Obrigada mais uma vez :)

Wambulance

Membro
Matrícula
20 Novembro 2015
Curso
Eng.Aeroespacial (Transferência de Eng.Mec)
Instituição
IST
Obrigada! Sim eu achava que a seleção para as do IST passava por um processo seletivo que tivesse em conta a situação de deslocado o que me dava uma certa vantagem porque não tenho assim tão boas notas, acabava por ficar um valor á espera de vaga xD já fui ver como funciona mais ao menos a SAS e foi uma grande ajuda porque desconhecia totalmente! Obrigada mais uma vez :)
No entanto, podes candidatar-te e ficar em lista de espera. A nota já referida é a nota daqueles que entraram para a residência logo no primeiro dia. Geralmente, há pessoas que arranjam casa e quando são chamados (com a tua nota provavelmente em finais de setembro/ início de outubro, salvo erro) vão para a residência. É muito frequente isto acontecer e se não tiveres problema em esperar é o melhor, pois o alojamento na residência é muito bom e barato.

Matrícula
27 Junho 2018
Curso
Engenharia Civil
Instituição
No entanto, podes candidatar-te e ficar em lista de espera. A nota já referida é a nota daqueles que entraram para a residência logo no primeiro dia. Geralmente, há pessoas que arranjam casa e quando são chamados (com a tua nota provavelmente em finais de setembro/ início de outubro, salvo erro) vão para a residência. É muito frequente isto acontecer e se não tiveres problema em esperar é o melhor, pois o alojamento na residência é muito bom e barato.
Sim para as semanas iniciais vou ter de ter casa para desenrascar porque a residencia inicia só dia 15 de setembro, quando na semana antes já temos a semana de acolhimento mas se ficasse logo no dia 15 ficava muito mais segura pq um dos grandes problemas é mesmo arranjar uma casa de jeito a um preço justo, mas pelo que estive a ver nestas da SAS sou capaz de ter bem mais chances porque para alem de ser bolseira também vou estar deslocada , espero ter sorte xD Estás em alguma residencia?

• Like
Reactions: Wambulance
Matrícula
27 Junho 2018
Curso
Engenharia Civil
Instituição
Eu estou na Residência Eng. Duarte Pacheco do IST.
Boa! mal posso esperar para ir para o IST estudar, estou mesmo muito contente com tudo o que a faculdade tem para oferecer desde a parte de estudar à parte cultural. Conheces alguem que como eu não tenha uma nota que chegue para as residências do IST mas esteja numa da SAS? isso seria uma grande ajuda para eu saber que passos vou/devo ter de tomar, porque ainda estou um pouco á nora, na net não tem assim nada muito especifico.

Wambulance

Membro
Matrícula
20 Novembro 2015
Curso
Instituição
IST
Boa! mal posso esperar para ir para o IST estudar, estou mesmo muito contente com tudo o que a faculdade tem para oferecer desde a parte de estudar à parte cultural. Conheces alguem que como eu não tenha uma nota que chegue para as residências do IST mas esteja numa da SAS? isso seria uma grande ajuda para eu saber que passos vou/devo ter de tomar, porque ainda estou um pouco á nora, na net não tem assim nada muito especifico.
Ainda bem. Infelizmente não conheço ninguém que esteja numa das SAS, mas com sorte, até setembro alguém de lá responde a este tópico

Beatriz Agostinho

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2016
Eu estou na mesma situação :/
Vou para a UAlg mas não tenho bolsa, duvido bastante que tenha mesmo assim. Acham que é cedo para começar a ver casas? Ir para a Residência saia me muito mais económico.

Matrícula
27 Junho 2018
Curso
Engenharia Civil
Instituição
Eu estou na mesma situação :/
Vou para a UAlg mas não tenho bolsa, duvido bastante que tenha mesmo assim. Acham que é cedo para começar a ver casas? Ir para a Residência saia me muito mais económico.
Acho que nunca é muito cedo, mas se quiseres alugar já casa vais é pagar por uma altura em que ainda não estás na faculdade, e não estou muito a par da situação no Algarve mas esta deve ser uma época muito alta ou seja, muito mais cara. Sinceramente acho que residencia é a melhor opção em qualquer situação...

• Like
Reactions: Beatriz Agostinho

Dobby

Membro
Matrícula
7 Setembro 2019
Olá.
-Se eu me candidatar à residência aquando da matrícula no técnico;
-Se, depois, receber mesmo um lugar;
-E se não aceitar o lugar, porque afinal já consegui outra forma de me alojar;
O que é que acontece?
Mensagem fundida automaticamente:

E caso não receba um lugar, há alguma ajuda monetária que nos dão ao em vez?

David9

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2020
Boa tarde!

Não sei se existe por aí alguém que esteja numa residência do Técnico mas eu gostava de saber como são as condições da residência e se gostam de lá estar. E ainda como é que é feita a escolha dos alunos que têm direito à residência.

Se alguém me souber ajudar agradecia imenso.

Obrigado

Francisco Aveiro

Membro Veterano
Matrícula
14 Maio 2015
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição

Rocky Balboa

Membro
Matrícula
17 Maio 2020
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
@tecnico
Viva,

Alguém me consegue informar acerca da necessidade de o portátil pessoal de um aluno que frequente a residência Eng.º Duarte Pacheco de ter uma entrada RJ45 para aceder à internet? Por um lado, encontrei esta informação:
1597507199326.png
Por outro, encontrei esta:
1597507239323.png
Obrigado desde já.

Wambulance

Membro
Matrícula
20 Novembro 2015
Curso
Instituição
IST
Viva,

Alguém me consegue informar acerca da necessidade de o portátil pessoal de um aluno que frequente a residência Eng.º Duarte Pacheco de ter uma entrada RJ45 para aceder à internet? Por um lado, encontrei esta informação:
Ver anexo 14734
Por outro, encontrei esta:
Ver anexo 14735
Obrigado desde já.
Boas. Tens uma entrada RJ45 em cada quarto (2 se for partilhado), pelo que para acederes a essa net precisas mesmo de arranjar esse cabo. O Wi-fi é apenas um ou dois routers que há por piso e das poucas vezes que o usei, geralmente quando a outra net ia abaixo durante alguns minutos, não era lá muito rápido.

Se o teu pc não tiver essa entrada podes tentar arranjar um pequeno router para teres no quarto, mas como nunca fiz isso não me posso alongar mais acerca deste assunto.