Residências ULisboa

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Já tinha visto isso xDD Diria que é algo, caricato na minha opinião. Com sorte quando se reformarem têm a bolsa 😅
Antes tarde do que nunca 😹
É um bocado absurdo porque as faculdades restringem o número de bolsas que dão e mesmo sendo pouquíssimas há atrasos de 3 anos 🙃

• Like
Reactions: davis and David1154

Joao745356

Membro
Matrícula
24 Janeiro 2017
Podes candidatar-te à bolsa da Gulbenkian caso a tua nota de candidatura seja igual ou superior a 18 valores (que é diferente de média do secundário, porque inclui as tuas provas de ingresso). Não existe bolsa de mérito aos alunos que ingressam no 1o ano, era isso que estava a tentar explicar. Podes candidatar-te à da Gulbenkian e à da dges. As bolsas de mérito das universidades são atribuídas quando já estás no teu 2o ano de licenciatura, sendo elegíveis os alunos com média superior a 16 valores (referente ao 1o ano da licenciatura). Se fosse pelo ingresso, as faculdades estariam a dar imensas bolsas 😅
Qual achas que será a possibilidade de ficar na residência Benfica? 🤔 Estou a pensar em entrar na faculdade de arquitetura de Lisboa e é nessa residencia que gostava de ficar visto que ouvi muito bem sobre a mesma.
PS : bolseiro e venho do Porto

• Like
Reactions: Ariana_

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Qual achas que será a possibilidade de ficar na residência Benfica? 🤔 Estou a pensar em entrar na faculdade de arquitetura de Lisboa e é nessa residencia que gostava de ficar visto que ouvi muito bem sobre a mesma.
PS : bolseiro e venho do Porto
Acho uma ótima escolha, apesar de conhecer pouco o que se diz das outras residências. A resi de Benfica não é má localizada (chego tarde a casa e nunca tive problema algum) e até achei mais espaçoso do que aquilo que imaginava, mesmo partilhando quarto. O pessoal com quem ficares, seja no 4o ou 5o piso, são normalmente muito simpáticos e não é difícil integrares-te. Quanto à possibilidade, depende muito de quem se inscrever na resi, mas visto que vens de longe é provável que consigas vaga e podes tentar falar sobre isso quando te entrevistarem nos SASUL pra resi. 😊

• Like
Reactions: David1154

Joao745356

Membro
Matrícula
24 Janeiro 2017
Acho uma ótima escolha, apesar de conhecer pouco o que se diz das outras residências. A resi de Benfica não é má localizada (chego tarde a casa e nunca tive problema algum) e até achei mais espaçoso do que aquilo que imaginava, mesmo partilhando quarto. O pessoal com quem ficares, seja no 4o ou 5o piso, são normalmente muito simpáticos e não é difícil integrares-te. Quanto à possibilidade, depende muito de quem se inscrever na resi, mas visto que vens de longe é provável que consigas vaga e podes tentar falar sobre isso quando te entrevistarem nos SASUL pra resi. 😊
Cool :') that's quite the relief

Alex Erson

Membro
Matrícula
28 Setembro 2017
Curso
Estudos Gerais
Olá! Este ano devo ter que me candidatar às residências já que serei um aluno deslocado e não tenho amigos que irão para Lisboa nem familiares muito perto (Mais perto a uma hora). Tenho algumas perguntas acerca do processo de candidatura.

Já vi que se faz a candidatura no dia em que se realiza a matrícula, tenho é perguntas sobre que controlo temos nós na residência. Podemos escolher entrar em apenas residências mistas? Sou um aluno transgénero e obviamente entrar numa residência que só permite pessoas do sexo ditado no CC e depois eu lá no meio seria só constragedor para ambos lados... Podemos pedir quarto individual (novamente, devido à mesma situação já que sou paranoico com privacidade). Eu sei que não se pode ter muitas reclamações, afinal é um alojamento barato fornecido para podermos continuar os estudos mas apenas gostava saber se são coisas sobre as quais podemos ter um mínimo de controle.

Obrigado!

MpMarcovichPt

Membro Veterano
Matrícula
1 Janeiro 2019
Curso
Tecnologias De Energia
Instituição
IPS-EST
Boa noite, eu não sei, mas podes sempre mandar um mail para a universidade a expor a situação.

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Olá! Este ano devo ter que me candidatar às residências já que serei um aluno deslocado e não tenho amigos que irão para Lisboa nem familiares muito perto (Mais perto a uma hora). Tenho algumas perguntas acerca do processo de candidatura.

Já vi que se faz a candidatura no dia em que se realiza a matrícula, tenho é perguntas sobre que controlo temos nós na residência. Podemos escolher entrar em apenas residências mistas? Sou um aluno transgénero e obviamente entrar numa residência que só permite pessoas do sexo ditado no CC e depois eu lá no meio seria só constragedor para ambos lados... Podemos pedir quarto individual (novamente, devido à mesma situação já que sou paranoico com privacidade). Eu sei que não se pode ter muitas reclamações, afinal é um alojamento barato fornecido para podermos continuar os estudos mas apenas gostava saber se são coisas sobre as quais podemos ter um mínimo de controle.

Obrigado!
Bem, segundo a Ulisboa, pelo que vi não há quartos individuais. Os quartos existentes são duplos ou triplos, tendo as áreas comuns (cozinha e casa de banho) partilhadas.
Como não referiste a universidade que pretendias, eu referi esta, mas penso que se deve aplicar o mesmo ás outras, especialmente em Lisboa que o alojamento é bastante concorrido.
É uma questão de expores a situação ao SAS da Universidade em causa.
EDIT: Podes consultar mais informação aqui : SASULisboa | Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa Aí refere quartos individuais, mas penso que só se aplicam a professores e investigadores.

Alex Erson

Membro
Matrícula
28 Setembro 2017
Curso
Estudos Gerais
Bem, segundo a Ulisboa, pelo que vi não há quartos individuais. Os quartos existentes são duplos ou triplos, tendo as áreas comuns (cozinha e casa de banho) partilhadas.
Como não referiste a universidade que pretendias, eu referi esta, mas penso que se deve aplicar o mesmo ás outras, especialmente em Lisboa que o alojamento é bastante concorrido.
É uma questão de expores a situação ao SAS da Universidade em causa.
EDIT: Podes consultar mais informação aqui : SASULisboa | Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa Aí refere quartos individuais, mas penso que só se aplicam a professores e investigadores.
Há Resi destinadas a profs e alunos, diferentes (só 2/3 coincidem) e há algumas para alunos com quartos individuais, apesar de poucos. Queria ver se alguém por aqui sabia, já que deve de haver um formulário para preencher e alguém haveria de saber mas acho que vai ter que ser mesmo a partir de email à SAS.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Há Resi destinadas a profs e alunos, diferentes (só 2/3 coincidem) e há algumas para alunos com quartos individuais, apesar de poucos. Queria ver se alguém por aqui sabia, já que deve de haver um formulário para preencher e alguém haveria de saber mas acho que vai ter que ser mesmo a partir de email à SAS.
Olá! Desculpa a demora na resposta. A candidatura é feita online e tudo o que for para ser esclarecido é feito na entrevista com os SASUL. Expões a tua situação e é provável que te consigam uma residência mista. No entanto, quarto individual poderá ser algo difícil pois estes funcionam em regime rotativo e normalmente quem os ocupa são os alunos mais velhos na resi. Podes sempre tentar expor a situação e talvez alguém te ceda o lugar no individual, mas só saberás once you've got there.

• Like
Reactions: Wraak

Alex Erson

Membro
Matrícula
28 Setembro 2017
Curso
Estudos Gerais
Olá! Desculpa a demora na resposta. A candidatura é feita online e tudo o que for para ser esclarecido é feito na entrevista com os SASUL. Expões a tua situação e é provável que te consigam uma residência mista. No entanto, quarto individual poderá ser algo difícil pois estes funcionam em regime rotativo e normalmente quem os ocupa são os alunos mais velhos na resi. Podes sempre tentar expor a situação e talvez alguém te ceda o lugar no individual, mas só saberás once you've got there.
Obrigado! Por acaso hoje foi uma montanha russa de informação e agora não faço a minima para onde quero ir pq óbvio que tudo tem prós e contras mas pronto, agora é passar o próximo mês com a cabeça às rodas com exames e universidades lmao.

• Like

Alex Erson

Membro
Matrícula
28 Setembro 2017
Curso
Estudos Gerais
Ora muito bem, cá tou eu outra vez 😅

Agora vejo que há uma maneira de agendar o atendimento para questões de Alojamento online. Imagino que, após fazer a matrícula na ULisboa, possa agendar o atendimento para pedir alojamento nas residências da faculdade, certo? Ou posso até agendar uns diazitos antes de matrícula para ter a entrevista no dia da matrícula ou logo no dia a seguir. É que sou aluno do Norte e apesar de ter onde ficar durante uns dias enquanto trato destes assuntos, é a uma hora de distância e quero arrumar a burocracia o mais rápido possível, até que, no meu caso que já expliquei neste tópico, é sempre melhor fazê-lo o mais cedo possível para tentar garantir lugar. É preciso levar algum tipo de documentos à entrevista? Por exemplo, tenho 99,9999% certeza que serei bolseiro, talvez seja necessário levar documentos acerca disso.

Obrigado desde já!

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Ora muito bem, cá tou eu outra vez 😅

Agora vejo que há uma maneira de agendar o atendimento para questões de Alojamento online. Imagino que, após fazer a matrícula na ULisboa, possa agendar o atendimento para pedir alojamento nas residências da faculdade, certo? Ou posso até agendar uns diazitos antes de matrícula para ter a entrevista no dia da matrícula ou logo no dia a seguir. É que sou aluno do Norte e apesar de ter onde ficar durante uns dias enquanto trato destes assuntos, é a uma hora de distância e quero arrumar a burocracia o mais rápido possível, até que, no meu caso que já expliquei neste tópico, é sempre melhor fazê-lo o mais cedo possível para tentar garantir lugar. É preciso levar algum tipo de documentos à entrevista? Por exemplo, tenho 99,9999% certeza que serei bolseiro, talvez seja necessário levar documentos acerca disso.

Obrigado desde já!
Olá! Normalmente, eles só te entrevistam a partir do primeiro dia das matrículas, depois de estares matriculado, porque te pedem documentos da faculdade. O que eu recomendo é que no dia das matrículas tragas uma carta com morada ou algo parecido, porque as faculdades costumam dar prioridade a alunos que venham de fora, se for preciso além de apresentares comprovativo dizes que só podes estar nesse dia na faculdade e assim fazes logo a matrícula no próprio dia e depois podes ir aos SASUL tentar resolver a questão da resi. Eles costumam ser rápidos a responder, às vezes os emails vão parar à caixa de spam mas fica atent@

• Like
Reactions: Alex Erson
Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Instituição
ESAS
Sim, eles antes de assinares um contrato vão conversar contigo sobre a tua situação antes de te proporem alojamento numa das resis.
Honestamente, eu gosto muito do ambiente da residência. Especificamente, onde estou, na resi de Benfica. Basicamente, aquilo foi um prédio que os SASUL adquiriram do 4o ao 6o piso, os quartos são espaçosos, as casas de banho têm condições assim como a cozinha. Tens é que trazer tu os teus utensílios e toalhas (eles só fornecem roupa de cama). Quanto aos sacos, isso não acontece no meu piso (moro no 6o andar e somos só meninas), cada 1 tem uma prateleira no frigorífico e outra no armário e tentamos confiar umas nas outras. Além de que há reuniões entre nós, onde as pessoas avisam e conversam sobre as regras. Não nego que possa acontecer e aconselho a que se tenha atenção, mas fora isso acho que é um sítio agradável e conheces pessoas de todas as zonas e cursos 🥳
Ola, podias especificar como é a tua residência? Eu tenho imensa curiosidade mas há poucas fotos na internet. Sendo 3 andares de um prédio como funciona? É um apartamento comum que várias pessoas dividem ou há alterações nesses andares devido a ser uma residências estudantil, como incluírem uma biblioteca ou algo assim? Como o resto da vizinhança lida com os estudantes e por fim, há algum segurança a controlar as entradas e saídas dos estudantes?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Ola, podias especificar como é a tua residência? Eu tenho imensa curiosidade mas há poucas fotos na internet. Sendo 3 andares de um prédio como funciona? É um apartamento comum que várias pessoas dividem ou há alterações nesses andares devido a ser uma residências estudantil, como incluírem uma biblioteca ou algo assim? Como o resto da vizinhança lida com os estudantes e por fim, há algum segurança a controlar as entradas e saídas dos estudantes?
Não vou partilhar fotografias por pertencerem à ULisboa, mas posso dizer-te que são apartamentos com alterações, basicamente, o lado Esquerdo e Direito estão ligados, tens os vários quartos, a cozinha a ligar a casa, casas de banho, uma sala de estar e uma sala de estudo.
O prédio tem código/chave para entrar, mas não há controlo de quem entra; as senhoras da limpeza costumam lá ronda e depois quando acabam fecham as pprtas de casa e cada pessoa entra às horas que quiser, desde que não incomodes os residentes.

• Like
Reactions: Diana Valença
Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Instituição
ESAS
Não vou partilhar fotografias por pertencerem à ULisboa, mas posso dizer-te que são apartamentos com alterações, basicamente, o lado Esquerdo e Direito estão ligados, tens os vários quartos, a cozinha a ligar a casa, casas de banho, uma sala de estar e uma sala de estudo.
O prédio tem código/chave para entrar, mas não há controlo de quem entra; as senhoras da limpeza costumam lá ronda e depois quando acabam fecham as pprtas de casa e cada pessoa entra às horas que quiser, desde que não incomodes os residentes.
Muita obrigada pelos esclarecimentos

• Like

Alex Erson

Membro
Matrícula
28 Setembro 2017
Curso
Estudos Gerais
Oficial, entrei para Estudos Gerais na FLUL. Agora dia 10 vou fazer a matrícula o mais rápido possível (ainda terei de tratar dos testes de línguas) e depois como é com o alojamento? Já vi que há a candidatura online e para isso é preciso já ter a matrícula e isso tratado (imagino que após a matrícula seja dado os códigos de acesso para me inscrever nos sites etc) e depois? Há entrevistas ou qualquer coisa do género (até que eu tou na situaçáo que já expliquei e daria jeito). Sei que já fui perguntando isto aos bocadinhos mas agora queria ter 101% de certeza de como é o processo 😅

• Like
Reactions: Diana Valença

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Oficial, entrei para Estudos Gerais na FLUL. Agora dia 10 vou fazer a matrícula o mais rápido possível (ainda terei de tratar dos testes de línguas) e depois como é com o alojamento? Já vi que há a candidatura online e para isso é preciso já ter a matrícula e isso tratado (imagino que após a matrícula seja dado os códigos de acesso para me inscrever nos sites etc) e depois? Há entrevistas ou qualquer coisa do género (até que eu tou na situaçáo que já expliquei e daria jeito). Sei que já fui perguntando isto aos bocadinhos mas agora queria ter 101% de certeza de como é o processo 😅
A candidatura é com a conta feita nos sasul que é pertencente à conta campus, que vai ser criada agora quando te fores matricular!

A entrevista é simples, só para confirmar a tua situação e fazer proposta das resis que têm vaga.

FlaviaLiaSilva

Membro Caloiro
Matrícula
29 Setembro 2019
Curso
Mestrado em Crítica, Curadoria e Teorias da Arte
Instituição
FBAUL
Boa Tarde!
Alguém sabe o horário das residências?
Fui aceite na Residência no Pólo Universitário Campus da Ajuda e irei chegar a Lisboa por volta das 3 da Manhã...
Sei que é preciso tocar à campainha para entrar mas aplica-se a qqlr horário?

Obrigada!!

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa Tarde!
Alguém sabe o horário das residências?
Fui aceite na Residência no Pólo Universitário Campus da Ajuda e irei chegar a Lisboa por volta das 3 da Manhã...
Sei que é preciso tocar à campainha para entrar mas aplica-se a qqlr horário?

Obrigada!!
Vais receber as chaves ou já tens tudo isso? É que se tiveres, podes entrar em casa a qualquer altura, desde que não faças demasiado barulho. Caso ainda não tenhas chaves nem nada, normalmente os horários para receberem os residentes são das 9h-17h.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Scorpion9 Residências ou habitação em Lisboa Bolsas e Residências 1
T Residências UMinho Bolsas e Residências 0
F Candidatura às residências no Instituto Superior Técnico de Lisboa Alojamento Universitário 1
Carla Cavalheiro UC Residências Coimbra Universidade de Coimbra 5
Beatruz Correia Residências Nova SBE Bolsas e Residências 0
I Alojamentos e residências Bolsas e Residências 0
M Residências da flul Alojamento Universitário 1
H IPPorto Residências Instituto Politécnico do Porto 0
L Residências Iscap e Flup Bolsas e Residências 1
Ana Isabel Teixeira Moura ULisboa Residências do IST Universidade de Lisboa 11
C Quartos das residências podem alugar-se no Verão? Alojamento Universitário 4
M Residências UC Bolsas e Residências 0
M Residências isep - qual escolher? Bolsas e Residências 5
M Évora - Residências Bolsas e Residências 0
Adriana45 Residências Coimbra/Braga Bolsas e Residências 0
PSilva Residências Coimbra Alojamento Universitário 0
Carlos Luz Residências - Universidade de Aveiro Bolsas e Residências 10
Joana Ramalho Casas ou Residências? Alojamento Universitário 25
D UTAD Residências/Quartos - UTAD Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 16
Daniela Residências Bolsas e Residências 541
NeiaJ Tradução - Informações sobre a ULisboa e a Nova de Lisboa Humanidades, Secretariado e Tradução 6
S Engenharia Informática IST vs Faculdade de Ciências (ULisboa) Tecnologias 7
Fernando Cesar Mestrado em Biotecnologia: Na UA, UNL ou IST(ULisboa)? Arquivo 1
G FCUL Bioquímica - ULisboa Universidade de Lisboa 5