Residências ULisboa

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Como as matriculas são mais tarde que a licenciatura, há risco de não ser colocada ou ser colocada longe? Só me posso candidatar à residência após estar efetivamente matriculada no mestrado? Ou posso assim que sai a colocação?
Só podes entrar na residência depois de estares matriculada. Corres o risco de terem poucas vagas, mas, normalmente, para quem é bolseiro, eles encontram sempre alguma coisa (no meu 1º ano só falei sobre residência por volta de Outubro-Novembro e tinham vagas na resi da FMH, por exemplo; depois acabei por entrar na de Benfica em Fevereiro), por vezes fica um pouco longe (eu vivo a meia hora da faculdade), mas não é de todo uma má experiência.

• Like
Reactions: carolina_ruivinho

Gatuxa

Membro Caloiro
Matrícula
13 Outubro 2016
Olá, alguém aqui a residir na residência Egas Moniz - Ulisboa, que me possa dar algumas informações acerca das condições da residência e ambiente? Obrigada.

Winteroc18

Membro
Matrícula
26 Outubro 2019
Olá,
Houve um amigo meu que me disse que, por causa do coronavirus, não irá haver quartos partilhados e cada pessoa terá o seu próprio quarto (pode ser mau pois haverá uma competição ainda maior pelos quartos), isto é verdade?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Houve um amigo meu que me disse que, por causa do coronavirus, não irá haver quartos partilhados e cada pessoa terá o seu próprio quarto (pode ser mau pois haverá uma competição ainda maior pelos quartos), isto é verdade?
Há zun-zuns nesse sentido, mas ainda não vi nenhuma residência a confirmar isso. A confirmar-se vai gerar-se um pequeno caos na procura de alojamento da ação social, a somar a escassez que já existia.

Alex Erson

Membro
Matrícula
28 Setembro 2017
Curso
Estudos Gerais
Olá,
Há zun-zuns nesse sentido, mas ainda não vi nenhuma residência a confirmar isso. A confirmar-se vai gerar-se um pequeno caos na procura de alojamento da ação social, a somar a escassez que já existia.
Pelo que ouço, será muito difícil para os de 1ºano arranjarem alojamento da ação social este ano. Dependendo de cada residência e das suas capacidades/espaços comuns, cada uma terá um modo de operação meio diferente mas não deverá ser muito distante do que será na minha. Na minha, deverão ficar apenas os que já cá residem e não será aberta a novas entradas. Considerando que no ano passado fui no primeiro dia inscrever-me e já só havia aberturas em 2-3 residências e na que eu escolhi já era o último lugar, tenho a dizer que não será famoso para quem precise de alojamento este ano...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Na minha, deverão ficar apenas os que já cá residem e não será aberta a novas entradas.
Sabes se isto já foi comunicado oficialmente? Se isso acontecer vai ser mesmo complicado para os novos alunos...

• Like
Reactions: Beatriz Dias

Winteroc18

Membro
Matrícula
26 Outubro 2019
Pelo que ouço, será muito difícil para os de 1ºano arranjarem alojamento da ação social este ano. Dependendo de cada residência e das suas capacidades/espaços comuns, cada uma terá um modo de operação meio diferente mas não deverá ser muito distante do que será na minha. Na minha, deverão ficar apenas os que já cá residem e não será aberta a novas entradas. Considerando que no ano passado fui no primeiro dia inscrever-me e já só havia aberturas em 2-3 residências e na que eu escolhi já era o último lugar, tenho a dizer que não será famoso para quem precise de alojamento este ano...
Caso não haja espaço para todos, deveria de haver um sistema que, provando que nós somos estudantes, teriamos um preço reduzido de alojamento fora das residências universitárias, porque os preços das casas/quartos em Lisboa são um absurdo.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Caso não haja espaço para todos, deveria de haver um sistema que, provando que nós somos estudantes, teriamos um preço reduzido de alojamento fora das residências universitárias, porque os preços das casas/quartos em Lisboa são um absurdo.
Já há um apoio nisso, mas penso que o valor máximo comparticipado são 170 euros, no máximo. A maioria dos alojamentos em Lisboa andarão por volta dos 300 euros, pelo que os restantes 130 euros estariam a cargo dos alunos, o que continua a ser complicado... Espero que aumentem essas ajudas no próximo ano lectivo...

Alex Erson

Membro
Matrícula
28 Setembro 2017
Curso
Estudos Gerais
Sabes se isto já foi comunicado oficialmente? Se isso acontecer vai ser mesmo complicado para os novos alunos...
Ainda não há nada "oficial", ainda está a ser discutido internamente mas parece ser o mais certo. Dependerá das condições de cada residência mas será realmente complicado para os alunos de 1º ano. Honestamente, se eu fosse um, esperava pelo próximo ano. Com notas de exame supostamente "mais altas" e com uma possível vacina já disponível o que permitiria aulas normais e não o que aparentemente estão a planear (Metade dos alunos presentes numas horas, o resto online e vice versa)... Este ano será um dos piores na minha opinião. Já decidi ter uma carga mais leve no próximo ano visto que não me dou com aulas que não sejam presenciais e fazer um 4º ano em vez de me estressar.

Winteroc18

Membro
Matrícula
26 Outubro 2019
Ainda não há nada "oficial", ainda está a ser discutido internamente mas parece ser o mais certo. Dependerá das condições de cada residência mas será realmente complicado para os alunos de 1º ano. Honestamente, se eu fosse um, esperava pelo próximo ano. Com notas de exame supostamente "mais altas" e com uma possível vacina já disponível o que permitiria aulas normais e não o que aparentemente estão a planear (Metade dos alunos presentes numas horas, o resto online e vice versa)... Este ano será um dos piores na minha opinião. Já decidi ter uma carga mais leve no próximo ano visto que não me dou com aulas que não sejam presenciais e fazer um 4º ano em vez de me estressar.
O que achaste do curso de estudos gerais? Achaste dificil depois fazer uma especialização (mestrado)?

Alex Erson

Membro
Matrícula
28 Setembro 2017
Curso
Estudos Gerais
O que achaste do curso de estudos gerais? Achaste dificil depois fazer uma especialização (mestrado)?
Este foi o meu primeiro ano, estou longe disso 😅 Até agora estou a adorar, nunca fui pessoa de me focar numa coisa por isso poder ter cadeiras de diversos temas é o melhor para mim. A nível de especialização, sei que com este curso recomendam fazer um pós-graduação/mestrado mas como ainda falta tanto, vou focar-me no que há hoje e mais tarde começar a pesquisar, já que muita coisa pode mudar em 3 anos (especialmente a nível de propinas, yikes) Até que com um ano extra, devo de conseguir explorar mais alguma coisa que pode hoje não estar planeado!

• Like
Reactions: Winteroc18

Gonçalo1857

Membro
Matrícula
5 Outubro 2017
Boa tarde, em termos de facilidade em arranjar uma vaga nas residências, sendo aluno bolseiro, acham mais fácil conseguir essa vaga sendo aluno da UL ou da NOVA?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa tarde, em termos de facilidade em arranjar uma vaga nas residências, sendo aluno bolseiro, acham mais fácil conseguir essa vaga sendo aluno da UL ou da NOVA?
Penso que as chances serão mais ou menos as mesmas. Na UL, alunos com probabilidade de serem bolseiros costumam conseguir alguma vaga ou outra, mas ainda não se sabe muito bem se, com a pandemia, vão aceitar novos alunos.

• Like
Reactions: Gonçalo1857

Gonçalo1857

Membro
Matrícula
5 Outubro 2017
Penso que as chances serão mais ou menos as mesmas. Na UL, alunos com probabilidade de serem bolseiros costumam conseguir alguma vaga ou outra, mas ainda não se sabe muito bem se, com a pandemia, vão aceitar novos alunos.
Será que as vagas que vão abrir nas pousadas da juventude e em hostels poderão ser para os novos estudantes?

• Like
Reactions: Beatriz Dias
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
D Residências SAS ULisboa Bolsas e Residências 4
M Dúvidas Residências Universitárias Bolsas e Residências 1
D Residências para Caloiros 2020 - eliminação de quartos partilhados Alojamento Universitário 2
B Residências universitárias Bolsas e Residências 1
M Residências SASUP Alojamento Universitário 0
D Bolsa e Residências Bolsas e Residências 1
J Residências universitárias Bolsas e Residências 3
Scorpion9 Residências ou habitação em Lisboa Bolsas e Residências 1
T Residências UMinho Bolsas e Residências 0
F Candidatura às residências no Instituto Superior Técnico de Lisboa Alojamento Universitário 1
Carla Cavalheiro UC Residências Coimbra Universidade de Coimbra 5
Beatruz Correia Residências Nova SBE Bolsas e Residências 0
I Alojamentos e residências Bolsas e Residências 0
M Residências da flul Alojamento Universitário 1
H IPPorto Residências Instituto Politécnico do Porto 0
L Residências Iscap e Flup Bolsas e Residências 1
Ana Isabel Teixeira Moura ULisboa Residências do IST Universidade de Lisboa 14
C Quartos das residências podem alugar-se no Verão? Alojamento Universitário 4
M Residências UC Bolsas e Residências 0
M Residências isep - qual escolher? Bolsas e Residências 5
M Évora - Residências Bolsas e Residências 0
Adriana45 Residências Coimbra/Braga Bolsas e Residências 0
PSilva Residências Coimbra Alojamento Universitário 0
Carlos Luz Residências - Universidade de Aveiro Bolsas e Residências 10
Joana Ramalho Casas ou Residências? Alojamento Universitário 25
D UTAD Residências/Quartos - UTAD Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 16
Daniela Residências Bolsas e Residências 544
G IST Informações sobre os Cursos do IST da ULisboa Universidade de Lisboa 3
NeiaJ Tradução - Informações sobre a ULisboa e a Nova de Lisboa Humanidades, Secretariado e Tradução 6
S Engenharia Informática IST vs Faculdade de Ciências (ULisboa) Tecnologias 7
Fernando Cesar Mestrado em Biotecnologia: Na UA, UNL ou IST(ULisboa)? Arquivo 1
G FCUL Bioquímica - ULisboa Universidade de Lisboa 5