Residências - Universidade de Aveiro

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Carlos Luz

Membro Caloiro
Matrícula
28 Fevereiro 2016
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Aveiro
Boa noite, estava a pensar ficar nas residências da Universidade de Aveiro, alguém que já tenha ficado ou esteja lá alojado, pode-me me dizer como funciona, como se faz para fazer a candidatura, os preços, se há bolsas para as residências, se os alunos bolseiros tem algum tipo de vantagens, etc... E também como funciona o processo de atribuição da residência e quais os critérios da escolha.

jessicactavares

Membro Caloiro
Matrícula
11 Dezembro 2016
Instituição
universidade de Aveiro
O preço ronda os 150€ para não bolseiros e 73€ os bolseiros, sendo que os bolseiros têm a residência paga pela bolsa. A candidatura é feita por um formulário online no mês de junho ate setembro. A atribuição é feita consoante o rendimento do agregado familiar e a longevidade da universidade em relação ao teu local de residência.

Matrícula
20 Junho 2016
Curso
Gestão
Instituição
UMinho
Boa noite, estava a pensar ficar nas residências da Universidade de Aveiro, alguém que já tenha ficado ou esteja lá alojado, pode-me me dizer como funciona, como se faz para fazer a candidatura, os preços, se há bolsas para as residências, se os alunos bolseiros tem algum tipo de vantagens, etc... E também como funciona o processo de atribuição da residência e quais os critérios da escolha.
Eu visitei as residências este não e há quartos individuais e duplos...o quarto que eu vi era individual, tinha uma cama de solteiro, uma secretaria e um guarda vestidos, a casa de banho era partilhada por 2 quartos. Havia 1 sala de estudo partilhada por todos, assim como a cozinha onde cada um tem um cacifo para guardar as coisas (não e muito grande) e cada um tem o seu tempo para utilizar a cozinha

Carlos Luz

Membro Caloiro
Matrícula
28 Fevereiro 2016
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Aveiro
O preço ronda os 150€ para não bolseiros e 73€ os bolseiros, sendo que os bolseiros têm a residência paga pela bolsa. A candidatura é feita por um formulário online no mês de junho ate setembro. A atribuição é feita consoante o rendimento do agregado familiar e a longevidade da universidade em relação ao teu local de residência.
Boas! E onde posso encontrar esse formulário?

vanitha

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2016
Olá, também estou a pensar ir para Aveiro e também tenho algumas duvidas.
Por exemplo, como é que é feita a distribuição de quartos duplos ou simples? Como é que é o ambiente e a organização das residências? Podemos escolher em qual das residências queremos ficar? Depois de me candidatar a elas quanto tempo é que tenho de esperar para saber se fui aceite?
Muito obrigada!

Catarina Avelar

Membro Caloiro
Matrícula
9 Agosto 2017
Boa noite, eu candidatei-me à Universidade de Aveiro mas ainda não sei se consigo entrar. Caso entre, vou precisar de ficar perto da universidade, visto que sou do Algarve, mas em princípio não terei direito a bolsa. Para as residências da UA o facto de viver longe influência a escolha para as vagas? Como funciona a atribuição dos quartos individuais/duplos?
Obrigada :)

Maria_

Membro
Matrícula
7 Julho 2016
Curso
M. Bioinformática e Biologia Computacional
Instituição
FCUP
Boa noite, eu candidatei-me à Universidade de Aveiro mas ainda não sei se consigo entrar. Caso entre, vou precisar de ficar perto da universidade, visto que sou do Algarve, mas em princípio não terei direito a bolsa. Para as residências da UA o facto de viver longe influência a escolha para as vagas? Como funciona a atribuição dos quartos individuais/duplos?
Obrigada :)
Olá, Catarina!
Sou estudante na UA e tinha exatamente as mesmas dúvidas no que respeita à atribuição de residência. Vou dizer-te o que sei.
Pessoal que vive longe de Aveiro, é bolseiro e NÃO é de primeiro ano, em norma, tem prioridade para a escolha do quarto (se individual, se duplo) e residência (existem várias).

No teu caso, como és de longe, penso que terão isso em consideração. No entanto, como, em principio, não terás direito a bolsa, não sei o que pesará mais para eles.. tudo depende também das pessoas que se vão candidatar, é um pouco questão de sorte também.

No ano que passou, estive numa das residências da UA. Como era caloira, tive de ir aos SASUA pedir diretamente a residência e não preencher o formulário disponível no site - este é para estudante do 2º ou anos superiores. Na altura, demonstrei vontade de ficar num quarto individual e nas residências de Santiago - as do campus universitário. No entanto, saiu me tudo ao contrário ahah Por outro lado, conheço pessoas do meu ano que ficaram onde queriam.
Sorte, bolsa, distância a casa, numero de vagas.. tudo influencia.

Espero que tenha ajudado em alguma coisa :)

Última edição:
  • Like
Reactions: Catarina Avelar

Catarina Avelar

Membro Caloiro
Matrícula
9 Agosto 2017
Olá, Catarina!
Sou estudante na UA e tinha exatamente as mesmas dúvidas no que respeita à atribuição de residência. Vou dizer-te o que sei.
Pessoal que vive longe de Aveiro, é bolseiro e NÃO é de primeiro ano, em norma, tem prioridade para a escolha do quarto (se individual, se duplo) e residência (existem várias).

No teu caso, como és de longe, penso que terão isso em consideração. No entanto, como, em principio, não terás direito a bolsa, não sei o que pesará mais para eles.. tudo depende também das pessoas que se vão candidatar, é um pouco questão de sorte também.

No ano que passou, estive numa das residências da UA. Como era caloira, tive de ir aos SASUA pedir diretamente a residência e não preencher o formulário disponível no site - este é para estudante do 2º ou anos superiores. Na altura, demonstrei vontade de ficar num quarto individual e nas residências de Santiago - as do campus universitário. No entanto, saiu me tudo ao contrário ahah Por outro lado, conheço pessoas do meu ano que ficaram onde queriam.
Sorte, bolsa, distância a casa, numero de vagas.. tudo influencia.

Espero que tenha ajudado em alguma coisa :)
Olá Maria! Desde já muito obrigada por responderes! A minha preferência era mesmo ser em quarto individual.Como foi/está a ser a tua experiência na residência? Como é viver lá? Se por acaso me for atribuído um quarto duplo e eu tiver possibilidade de ir para algum apartamento onde tenha quarto individual sem ser numa residência, posso sair? E quando sabemos se ficamos ou não na residência?
Desculpa a quantidade de perguntas! x)
Obrigada mais uma vez!

Júlia Costa

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2018
Gostaria de saber se cada quarto tem uma ou duas camas, se o wifi é disponibilizado em todos os complexos residenciais e quais são os valores das senhas de alimentação. Para além disso, gostaria de saber se o aluno tem qualquer controlo sobre o quarto que lhe é atribuído, assim como sobre a pessoa com quem fica no caso de um quarto duplo. Isto porque, se eu entrar na Universidade de Aveiro, seria mais conveniente partilhar um quarto com alguém que já conheço.

Maria_

Membro
Matrícula
7 Julho 2016
Curso
M. Bioinformática e Biologia Computacional
Instituição
FCUP
[
Gostaria de saber se cada quarto tem uma ou duas camas, se o wifi é disponibilizado em todos os complexos residenciais e quais são os valores das senhas de alimentação. Para além disso, gostaria de saber se o aluno tem qualquer controlo sobre o quarto que lhe é atribuído, assim como sobre a pessoa com quem fica no caso de um quarto duplo. Isto porque, se eu entrar na Universidade de Aveiro, seria mais conveniente partilhar um quarto com alguém que já conheço.

Olá, Júlia.
Existem residências dentro do campus da UA e fora do campus, em apartamentos na cidade. Normalmente, como quem tem prioridade é quem está lá há mais tempo, o pessoal de primeiro ano não tem muito por onde escolher e é colocado em quartos duplos (ou triplos), nas residências que estão fora do campus. Existem duas bastante perto da universidade (na Mário Sacramento), por isso, distância não é um problema. Há quem fique na mesma residência/quarto de ano para ano (e há quem mude - para quartos individuais, até), pelo que, se num quarto de 2 pessoas, faltar uma e só estiver esse disponível, é bem provável que fiques nesse. Contudo, podes sempre tentar chegar a um consenso e pedir para mudar ou para ficar com a pessoa que queres, quando forem pedir residência e, caso esteja algum totalmente livre (e a pessoa também concordar XD) ninguém te vai negar o quarto. Há Wi-Fi em todas as residências. Quanto às senhas de alimentação, não frequento as cantinas, mas é seguramente menos de 3 euros. Para além disso, há um bar por cada departamento e podes almoçar coisas mais económicas ainda (e mais caras também, dependendo do que comes, but you got the point xd)

Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
O que li é que casais podem pedir para ficarem juntos, isto sobre a UL, mas deve ser igual para todas. De resto, se já conheces alguém podem ir juntas pedir residência, talvez tenham sorte. Mas um aviso, podes dar-te bem com uma pessoa porém partilhar quarto é outra história, a outra pessoa pode ter hábitos que te incomondem e vice-versa criando alguns atritos. Não estou a lançar pragas, mas penso que deves conhecer bem as rotinas da pessoa antes de pedires especificamente para ficar com ela