Residências universitárias

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

jprodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
11 Junho 2020
Alguém quer partilhar como é/foi viver numa residência universitária? Vantagens e desvantagens!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Alguém quer partilhar como é/foi viver numa residência universitária? Vantagens e desvantagens!
Hallo! Eu vivo numa residência universitária e a minha irmã mais velha também viveu numa, em cidades muito diferentes. Não há propriamente uma opinião uniformizada sobre as residências, uma vez que elas podem funcionar de maneira diferente: a residência da minha irmã era mista, tinha seguranças para entrar na resi e horas para entrar (caso fosse depois da hora, tinham de pedir a algum colega que fosse abrir a porta). No meu caso, a minha residência é muito semelhante a viver num prédio normal, uma vez que nem todos os pisos fazem parte da residência, alguns são apartamentos onde vivem pessoas fora da universidade.

Vou reportar-me à minha experiência, porque é a que conheço melhor. Como te disse, a minha residência são apartamentos com aspecto normal, mas os dois apartamentos de cada piso foram interligados, então, temos várias divisões na casa: casas de banho, quartos, cozinha, sala de estar e sala de estudo.

Vantagens:
1) Preço - As residências são muito baratas e oferecem-te condições suficientes para viver (tenho um quarto mais espaçoso que a maioria dos meus colegas que têm quartos alugados, por exemplo), especialmente se fores bolseiro.
2) Proximidade em relação a transportes que te levem facilmente à faculdade - Isto depende da resi, mas normalmente, estão bem localizadas.
3) No caso da minha resi, não tenho de perder tempo em limpezas, por exemplo, uma vez que temos uma empregada que limpa todas as áreas comuns e aspira/varre/lava o chão dos quartos. Pensando que não, isto poupa-me algum tempo.
4) Também referindo-me ao caso da minha resi, é uma oportunidade fácil de conheceres pessoas de todas as faculdades. A minha colega de quarto deste ano era da FDUL, por exemplo e temos pessoas de muitas faculdades diferentes e isso pode ser giro se procurares dinâmicas de grupo fora da tua faculdade (às vezes organizam jantares e assim). Não que eu tenha muito a reportar-me, provavelmente sou a mais calada de todas as colegas (vivo num piso só com raparigas).

Essencialmente, são estas as possíveis vantagens que vejo.

Desvantagens:
1) Dependendo das capacidades da resi onde ficares, mas muitas vezes exige que tenhas flexibilidade para algumas coisas (não que viver numa casa não tenha dessas coisas, mas normalmente, partilhas casa com menos pessoas do que numa resi): cozinhar, por exemplo, é uma das coisas que eu reparo em que tens de ter alguma paciência e esperar. Por essa razão, não tenho hábito de cozinhar na resi. Tomar banho também pode ser uma situação em que tenhas de esperar, mas, por acaso, nos dois anos, nunca tive qualquer problema em ter casa de banho desocupada (provavelmente porque há casas de banho suficientes).
2) Dependendo do teu à vontade - Partilhar resi não é o mesmo que partilhar casa porque na casa tens menos pessoas, aqui costumam ser muitas mais e enquanto que numa casa podes partilhar com amigos, muito provavelmente na residência vais ficar com um monte de pessoas desconhecidas. Sempre fui introvertida, mas não me faz confusão viver na resi porque eventualmente vais conhecendo as pessoas e o preço compensa mesmo.

Balanço final: Viver numa resi dependerá muito das tuas capacidades financeiras. Eu não tinha oportunidade que os meus pais me pagassem um quarto ou uma casa (mesmo com amigos, que eu até adoraria), embora tenha familiares em Lisboa, prefiro a resi porque o preço compensa e não tenho horas de entrada; é como se fosse uma casa normal, onde tenho menos algumas tarefas domésticas e partilho quarto e vivo com mais pessoas do que a maioria.

Alguma dúvida que tenhas, dispõe! ☺

• Like
Reactions: Diana Valença

biaff

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2019
Olá!! Este ano estive numa residência universitária, portanto acho que talvez te possa dar a conhecer um pouco o meu ponto de vista.
Como deves saber, existem residências públicas e privadas.
Eu estive a viver numa privada, portanto quanto a públicas não consigo dizer nada de especial. :/
Quando às residências privadas, são normalmente novas e bem localizadas, com várias comodidades (várias tem biblioteca, salas de estudo e algumas até ginásio ou piscina) e podes optar por quartos duplos ou individuais (com diferenças de preço), além de que conheces muita gente, especialmente estrangeiros que estão em erasmus, pois optam muito por ficar neste tipo de residência enquanto estão no país.
No entanto, tendem a ser mais dispendiosas do que quartos em casas alugadas, mas depende um pouco do tipo de quarto, da residência em questão e da cidade onde estás.
Na minha experiência, foi ótimo para conhecer gente de muitos sítios diferentes, e estava super bem localizada com transportes públicos e perto da minha faculdade.
Além disso, em algumas residências tens a vantagem de poder trazer visitas de fora para dormir no teu quarto, o que por vezes não é permitida noutro tipo de residência.
Espero ter ajudado :)

• Like

Mara_5612

Membro Caloiro
Matrícula
27 Novembro 2017
Olá! Eu no passado ano letivo vivi numa residência a partilhar quarto com mais 2 colegas, uma já conhecia, mas a outra não. Foi tudo muito tranquilo, nunca houve chatices, o importante é manter mente aberta. No entanto, não considerei que a minha residência tivesse as melhores condições, pois não poder cozinhar a nossa própria refeição acaba por ser um pouco chato ( e muito calórico ahah) e havia colegas de residência não tão amigos, visto que deixavam tudo desarrumado.
Foi mais uma experiência na minha vida, não foi má, mas não a melhor, contudo a maior vantagem é sem dúvida o dinheiro, que se poupa, e muito! Mas mais uma vez, não é mau de todo a experiência, acaba por compensar, mas o segredo é manter uma mente aberta :)

• Like

Saragouveia1

Membro
Matrícula
13 Setembro 2019
Curso
Estudos Asiáticos
Instituição
FLUL
Boa tarde !
Tenho algumas perguntas sobre as residências universitárias.
1- Alunos não bolseiros podem candidatar te a estas residências?
2- Quanto é que um aluno não bolseiro paga mensalmente pelo quarto?
3- Como e quando é que realizo a candidatura?
Obrigada 😊

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa tarde !
Tenho algumas perguntas sobre as residências universitárias.
1- Alunos não bolseiros podem candidatar te a estas residências?
2- Quanto é que um aluno não bolseiro paga mensalmente pelo quarto?
3- Como e quando é que realizo a candidatura?
Obrigada 😊
1 - Podem.
2 - Depende da instituição em causa. No caso da ULisboa, se a memória não me falha, paga qualquer coisa na ordem dos 120-160 euros mensais.
3 - Normalmente, é feita após estares oficialmente matriculada na universidade. Aconselho a fazeres logo a seguir à matrícula.

Saragouveia1

Membro
Matrícula
13 Setembro 2019
Curso
Estudos Asiáticos
Instituição
FLUL
1 - Podem.
2 - Depende da instituição em causa. No caso da ULisboa, se a memória não me falha, paga qualquer coisa na ordem dos 120-160 euros mensais.
3 - Normalmente, é feita após estares oficialmente matriculada na universidade. Aconselho a fazeres logo a seguir à matrícula.
Muito obrigada 😊

Giu

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2017
Instituição
FCTUC
Olá, vivo numa residência pública vão fazer 3 anos, contudo, como não sei qual estás a pensar ir, vou tentar falar de uma forma geral.
Eu gosto da experiência de viver com outras pessoas, sempre tive sorte com as minhas colegas de quarto, apesar que nos primeiros dois anos a minha ex passava mais tempo lá do que elas hehehe.
No começo eu fiquei com medo de fazer algo de errado já que tínhamos muitas regras e eu pensava que a delegada do piso dizia tudo para os serviços sociais - medos de caloira -. Então digo uma coisa, calma. Acabou que a minha delega era super gentil e com o tempo fui percebendo como funcionava os convívios que aconteciam, jantares com amigos de fora, guardar "bebidas" no frigorífico sem a funcionária se importar, etc.
Se o seu piso tiver um delegado(a) peça ajuda sem vergonha, ele(a) também já foi caloiro(a) e vai ficar feliz em te ajudar, afinal essa é uma das suas funções. Se não houver, então procure algum residente aleatório, também sem nenhuma vergonha. Foi assim que fiz amizade com uma rapariga e até chegamos a viajar juntas.
Quanto ao colega de quarto, tive várias (uma até é minha afilhada) mas não tive problemas com nenhuma. As vezes ocorre algum desentendimento mas com conversa sempre resolvíamos as diferenças. Se você tiver as suas coisas no seu lugar, manter o lugar limpo e ser sensata(o) quando o colega precisa descansar ou dormir, vai correr tudo bem.
Em suma, eu gosto de viver na minha residência porque, apesar de ter que dividir o quarto, tenho várias pessoas para conversar durante a semana, aprendo a trabalhar melhor em equipa quando temos que dividir tarefas para limpezas ou jantares, aprendo a ser mais tolerante já que não posso explodir sempre que alguém faz alguma merda (uma hora vai chegar a sua vez),tornas-te mais independente quando tens de ser tu a lavar a roupa, a preparar a comida, etc.
As únicas chatices que tive na minha residência foram com inundações que aconteceram em alguns quartos que levaram a cortes de aquecedores, água quente; brigas por falta de espaço nos frigoríficos, evangélicas a cantarem de madrugada (me vinguei quando meti heavy metal durante o sono delas), uso excessivo da cozinha para receberem convidados de fora, o que acabou deixando quem era do piso sem espaço para cozinha e comer. Mas pronto, foram situações que aos poucos se resolveram. Tive colegas que odiaram viver numa residência por não suportarem o mal cheiro da colega de quarto ou por simplesmente não gostarem de dividir o quarto. A experiência nunca é igual, podes ter sorte ou azar.
Não sei como vai ser com o covid, talvez as relações interpessoais mudem mas fazer o distanciamento sanitário numa residência é uma tarefa impossível. Estou a espera que os serviços sociais da minha uni envie alguma mensagem sobre o próximo ano letivo.
De qualquer forma, boa sorte.

Se fores para a UL, sugiro que ligues para os serviços sociais deles porque tive um amigo que ficou 3 meses a espera de um quarto e eu mesma desisti de ir para lá com o risco de eu ficar sem residência e sem dinheiro para pagar um quarto. Quando falei com os serviços sociais da UL, eles disseram que seria muito difícil conseguir um quarto, sendo que isso foi em 2017 quando haviam menos alunos no ensino superior do que agora.
Acabei indo para Coimbra onde tinha garantia de conseguir um quarto (mesmo que não tivesse bolsa) e acho que essa foi a melhor decisão que fiz na minha vida.

• Like

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
ESECD - IPG
Olá. Estou na residência desde que entrei para o Politécnico da Guarda

Vantagens:
- Não fazes muitas limpezas
- Poupas muito dinheiro em despesas
- Consegues arranjar novas pessoas
- Fica perto dos locais de aula (quase todos no meu caso)
- Fica perto de alguns serviços que necessitas (depende da zona onde fores), desde transportes ao centro comercial

Desvantagens:
- Podes encontrar a cozinha fechada, caso que queiras cozinhar/guardar alguma coisa no frigorífico (por causa de pessoas que não sabem comportar, mas isso acontece em todo lado, alguém que isso não aconteça, por favor, diga)
- Se saíres a noite, tinhas que ficar 10 minutos a espera do segurança
- Podes ter colegas de quarto desorganizados

Isso é o meu ponto de vista

Grooves

Membro Caloiro
Matrícula
18 Agosto 2020
Olá. Estou na residência desde que entrei para o Politécnico da Guarda

Vantagens:
- Não fazes muitas limpezas
- Poupas muito dinheiro em despesas
- Consegues arranjar novas pessoas
- Fica perto dos locais de aula (quase todos no meu caso)
- Fica perto de alguns serviços que necessitas (depende da zona onde fores), desde transportes ao centro comercial

Desvantagens:
- Podes encontrar a cozinha fechada, caso que queiras cozinhar/guardar alguma coisa no frigorífico (por causa de pessoas que não sabem comportar, mas isso acontece em todo lado, alguém que isso não aconteça, por favor, diga)
- Se saíres a noite, tinhas que ficar 10 minutos a espera do segurança
- Podes ter colegas de quarto desorganizados

Isso é o meu ponto de vista
Desculpa estar a intrometer-me assim, mas sou novo aqui e precisava de algumas informações. Estou a ponderar concorrer a mestrado no Politécnico da Guarda e ando um bocado perdido.
Consegues dizer-me se a ESTG e a ESTH são muito longe de tudo? (como funcionam os tranportes, se preciso de passe etc..) E quanto à bolsa e às residências para bolseiros, consegues dar-me umas luzes de como funciona?
Estou a ponderar candidatar-me a 2 cursos em ambas as escolas, mas como não sei muito sobre o politécnico, e como vi que estudas aí, talvez me pudesses esclarecer..
Obrigado desde já.

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
ESECD - IPG
Desculpa estar a intrometer-me assim, mas sou novo aqui e precisava de algumas informações. Estou a ponderar concorrer a mestrado no Politécnico da Guarda e ando um bocado perdido.
Consegues dizer-me se a ESTG e a ESTH são muito longe de tudo? (como funcionam os tranportes, se preciso de passe etc..) E quanto à bolsa e às residências para bolseiros, consegues dar-me umas luzes de como funciona?
Estou a ponderar candidatar-me a 2 cursos em ambas as escolas, mas como não sei muito sobre o politécnico, e como vi que estudas aí, talvez me pudesses esclarecer..
Obrigado desde já.
Sem problemas. A ESTH é em Seia e lá não sei. Já a ESTG fica a 25/30 minutos das residências. Normalmente, há poucos autocarros de e para o campus central do IPG, onde está a ESTG, a ESECD (onde eu estou) e os Serviços Centrais, bem como a biblioteca principal. A não ser que tenhas aulas às 8h30, que ai tens autocarro. Se sempre tens aulas às 8h30, convêm o passe, e fica por 13€. Se tiveres aulas às 9h, é melhor não. A bolsa para mestrados, para ser sincero não sei responder, visto que estou numa licenciatura. O que querias saber em relação a bolsa? Já a residência, fica sempre por 75,06€, mas estou a prever que vão aumentar mais alguns cêntimos, porque Setembro fica 75€, em Outubro, já deve ficar em 76€. Mas agora com a pandemia, vai ser difícil, em relação aos quartos, porque os quartos triplos vão passar a duplos e os duplos para individuais. Já das residências em relação a alguns pontos da Guarda, fica à 10 minutos do La Vie Guarda (Centro Comercial), 5 minutos do Estádio, 5 da Câmara Municipal, 10 minutos do Terminal de Transportes (o rodoviário), 1h da Estação Ferroviária, 5 minutos da Sé, junto a biblioteca municipal. Não sei se ajudei a esclarecer tudo. No que precisares, estou disponível, posso demorar muito a responder, mas respondo.

• Like
Reactions: Grooves

matframos

Membro
Matrícula
10 Abril 2020
Olá! Eu estou a considerar candidatar-me a uma residencia da uLisboa e como sou estudante não bolseira estou com dúvidas. Especialmente porque pelo que vi só me posso candidatar na matrícula da uni pelo que tenho um pouco de medo de dps não entrar e ter de procurar alojamento a pressa. Alguém tem opiniões?
Já agora, dps quando se sabe se entrámos ou nao

Giu

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2017
Instituição
FCTUC
Olá! Eu estou a considerar candidatar-me a uma residencia da uLisboa e como sou estudante não bolseira estou com dúvidas. Especialmente porque pelo que vi só me posso candidatar na matrícula da uni pelo que tenho um pouco de medo de dps não entrar e ter de procurar alojamento a pressa. Alguém tem opiniões?
Começa a procurar por alternativas...

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Como te disseram, é melhor procurares já algum quarto, porque é bastante improvável que alunos não bolseiros consigam entrar este ano. A resposta por parte dos SASUL costuma ser rápida, diria que entre 2-3 dias - a uma ou duas semanas, eles dão-te resposta após a candidatura.

• Like
Reactions: matframos
Matrícula
23 Junho 2019
1 - Podem.
Olá! Onde é suposto fazermos a candidatura à residência? Obrigado desde já :)

Matrícula
23 Junho 2019
No caso da ULisboa, a candidatura é feita no site dos SASUL, mas só poderás fazê-lo estando matriculado.
Durante o ato da matrícula temos de pedir credenciais para aceder ao site, ou dar outra indicação qualquer em relação à residência?

mariats

Membro Caloiro
Matrícula
4 Maio 2020
Olá! Este ano vou ingressar no ensino superior pela primeira vez e penso que ficarei colocada em Coimbra! Gostava de ficar numa residência universitária, mas não sei bem como fazer a candidatura e receio não conseguir vaga! Alguém me pode esclarecer como é feita a candidatura pela primeira vez às residências?

• Like
Reactions: Aismar Vivas

Frances

Membro Veterano
Matrícula
11 Maio 2016
Curso
Direito
Olá! Este ano vou ingressar no ensino superior pela primeira vez e penso que ficarei colocada em Coimbra! Gostava de ficar numa residência universitária, mas não sei bem como fazer a candidatura e receio não conseguir vaga! Alguém me pode esclarecer como é feita a candidatura pela primeira vez às residências?
Olá! Se fores fazer matrícula presencial (se bem que não sei se este ano vá ser possível), há uma secção opcional no teu percurso (ou seja, uma sala na FMUC, o local onde costumam ser as matrículas) caso te queiras candidatar a serviços dos SASUC. Se não o fizeres lá, penso que depois tens de contactar os SASUC e pedir uma chave para te candidares num portal específico.
Dada a situação de pandemia e as reduções em alojamento, eu recomendo-te entrares já em contacto com os SASUC através de email ou telefone e perguntares que passos tens de seguir para tratares do processo o mais cedo possível, visto que ainda há alguma procura por vagas.