Residências vs Casa para a UMinho

diana333

Membro Caloiro
Matrícula
6 Junho 2019
Irei em principio entrar na UMinho no próximo ano letivo e os meus pais estão a panicar imenso com a casa. Pensei nas residências e algumas pessoas dizem que até são ok, mas parece que ficam longe do campus (?) e pessoalmente acho que preferia ficar numa casa, mas dizem que está caótico conseguir algo perto da uni e os preços não são muito acessíveis... mas como tenho direito a bolsa penso que deve haver alguma ajuda para quem fica fora da sua cidade e numa casa, por acaso não há obrigação de ficar em residência para os bolseiros, correto? Alguma sugestão??😩

Porungda

Membro Veterano
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
🔜Estudos Portugueses
Instituição
🔜 FLUP
Irei em principio entrar na UMinho no próximo ano letivo e os meus pais estão a panicar imenso com a casa. Pensei nas residências e algumas pessoas dizem que até são ok, mas parece que ficam longe do campus (?) e pessoalmente acho que preferia ficar numa casa, mas dizem que está caótico conseguir algo perto da uni e os preços não são muito acessíveis... mas como tenho direito a bolsa penso que deve haver alguma ajuda para quem fica fora da sua cidade e numa casa, por acaso não há obrigação de ficar em residência para os bolseiros, correto? Alguma sugestão??😩
Como bolseira não és obrigada a ir para a residência, mas, se quiseres, a residência dos bolseiros é a Lloyd de Braga (pesquisas no google).

Nunca entrei nela, mas é muito próxima do campus de Gualtar. Um senão é caso não te sintas bem a partilhar quarto com outra pessoa (o caso na residência).

Não sei onde resides, mas muita gente opta por transportes públicos para chegar a Braga e consequentemente, à UMinho.
Post automatically merged:

Acrescento também o seguinte.

A residência dos bolseiros/não bolseiros - "com sorte" - é a residência de Sta. Tecla. Esta sim, está longe do campus, no entanto, existe um autocarro urbano de Braga que faz o percurso por essa Residência, o campus de Gualtar e até os Congregados (onde se leciona Música), ou seja, a distância não é problema visto que é um transporte que passa com bastante frequência.

A minha opinião sincera sobre a residência de Santa Tecla (onde na qual residi um ano), é que tem todos os serviços necessários à proximidade, no entanto, a vizinhança é péssima, visto que está mesmo à beira de um bairro social com elevada ocorrência de assaltos.

Se fores de Guimarães, existem os autocarros da Barquense que fazem a viagem - Campus de Gualtar <-> Campus de Azurém -. Estas mesmas viagens são comparticipadas pela UMinho a um certo ponto e existe venda dos bilhetes em blocos nos campi.

Existe a opção de usar os Comboios de Portugal no sentido Porto - São Bento até Braga, e posteriormente apanhar o autocarro urbano específico da Universidade que faz a viagem entre a estação da CP de Braga e o Campus de Gualtar.

Encontrar casa em Braga sempre será difícil, por outro lado, podes optar por habitar em quartos individuais que geralmente abrem muitos nas redondezas da Universidade. Atenção, que nestas condições estarias a partilhar a casa com estranhos que podem ter más intenções, ou serem muito barulhentos, etc. Há de tudo na realidade. Felizmente só tive dois colegas que quiseram de imediato arranjar outro quarto individual noutra casa.

Se não encontrares habitação adequada no primeiro ano, não desesperes, pois muitos colegas do teu futuro curso irão procurar arranjar um acordo de modo a morarem juntos (ou com outros amigos da Universidade) e assim viverem relativamente sossegados. Nesta abordagem estarás a morar com gente que confias.

Caso queiras entrar numa das residências com recurso ao estatuto de bolseiro, em princípio a colocação é garantida em uma das duas disponíveis.

Última edição:
  • Like
Reactions: diana333