Residências

Olá.
Alguém me pode dar uma opinião geral sobre as residências da universidade de Aveiro?
Sou do Porto e estava a pensar nos primeiros tempos ir e vir de comboio todos os dias até conseguir arranjar um part-time em Aveiro para me ajudar com as despesas e poder ficar lá a viver. Acham que é possível pedir alojamento nas residências a meio do 1° semestre ou no inicio do 2° ou nessa altura já deve estar completamente cheio?
Atenção, não me vou candidatar a bolsa porque não tenho direito devido aos rendimentos dos meus pais/irmão, mas sou eu que vou pagar tudo.
Eu sei que nessa altura já será muito complicado, até quartos já devem estar praticamente cheios assim perto da faculdade. Mas é uma questão de ver na altura.
Obrigada :)

Olá, estudo em Aveiro e o ano passado não era bolseira e no mês de Março fui ao sasua informar-me da situação das residências e eles disseram-me que tinham ainda pessoas na lista de espera (eu vi a lista e não eram muitos nomes) e que não tinham lugares para os colocar a todos e eu não sendo bolseira ainda mais difícil seria, felizmente tive sorte porque havia um quarto vago numa das residências mais longes e nenhum dos candidatos queria, e eu até nem me importava, apesar de não ser a 1ª escolha, nessas situações, temos que aceitar o que nos dão e até correu bem porque tinha uma amiga num dos prédios dessa residência, e acabei por passar à frente das pessoas, tendo a chave logo uns dias depois, depois de me inscrever oficialmente pelo site. O que quero dizer com esta história é que, vai ser muito difícil arranjares casas e residências no segundo semestre, especialmente por não seres bolseira. Se ponderares alojamento, tenta a meio do 1º semestre, porque é algures nessa altura que saem as respostas das bolsas e muita gente desiste por ter sido negado à bolsa, e tens assim uma maior chance de conseguires um quarto, agora, poderá não ser na residência que querias... A faculdade de Aveiro este ano tem uma oferta nova, e não sei se estarias interessada...
deixo-te aqui o link para leres e veres Serviços de Ação Social da UA › programa proximus

• Like
Reactions: RitaVieira9
Boas pessoal!
Há por aqui alguem que reside ou tenha residido ou que conheça as Residencias da Universidade do Minho?
Em principo é para lá que devo entrar e como sou da Margem Sul e candidata a bolsa , vou me tambem candidatar à residencia, no entanto ja andei a ler muita coisa sobre as residencias da UM e tenho algumas duvidas:
-É expressamente proibido cozinhar na Residencia ou é porque simplesmente nao existem fogoes?
-Pelo que já li, apenas existem 2 frigorificos por piso, ha problema se colocar um frigobar no quarto que me for atribuido?
Obrigado e boa sorte para as colocações!

Para que residência te estas a candidatar?

alguém me sabe falar sobre as residências da ulisboa?
a correr bem vou estudar para a fdul e, visto que as casas são muito caras, vou ficar na residência mas não sei como é o processo de candidatura e se demora muito porque mal chegue a lisboa precisava de ficar lá.

Olá, estudo em Aveiro e o ano passado não era bolseira e no mês de Março fui ao sasua informar-me da situação das residências e eles disseram-me que tinham ainda pessoas na lista de espera (eu vi a lista e não eram muitos nomes) e que não tinham lugares para os colocar a todos e eu não sendo bolseira ainda mais difícil seria, felizmente tive sorte porque havia um quarto vago numa das residências mais longes e nenhum dos candidatos queria, e eu até nem me importava, apesar de não ser a 1ª escolha, nessas situações, temos que aceitar o que nos dão e até correu bem porque tinha uma amiga num dos prédios dessa residência, e acabei por passar à frente das pessoas, tendo a chave logo uns dias depois, depois de me inscrever oficialmente pelo site. O que quero dizer com esta história é que, vai ser muito difícil arranjares casas e residências no segundo semestre, especialmente por não seres bolseira. Se ponderares alojamento, tenta a meio do 1º semestre, porque é algures nessa altura que saem as respostas das bolsas e muita gente desiste por ter sido negado à bolsa, e tens assim uma maior chance de conseguires um quarto, agora, poderá não ser na residência que querias... A faculdade de Aveiro este ano tem uma oferta nova, e não sei se estarias interessada...
deixo-te aqui o link para leres e veres Serviços de Ação Social da UA › programa proximus
Muito obrigada pela ajuda :)

alguém me sabe falar sobre as residências da ulisboa?
a correr bem vou estudar para a fdul e, visto que as casas são muito caras, vou ficar na residência mas não sei como é o processo de candidatura e se demora muito porque mal chegue a lisboa precisava de ficar lá.
Estou na mesma situação. Pelo que sei, só podes candidatar-te ao alojamento depois de fazeres a matricula na tua faculdade. Portanto, depois disso, tens de ir aos Serviços de Ação Social de Lisboa tratar do alojamento. Candidataste-te à bolsa de estudo?

Olá! Sim apenas conta a nota de ingresso.
No processo de matrícula aparecerá uma opção para te candidatares à residência. Depois se entrares elas contactam-te para saberes se ainda estás interessado ou não em ocupar a vaga (foi o meu caso, que acabei por arranjar com amigos um apartamento perto do IST). Atenção que se não atenderes a chamada também podes perder a vaga!
Obrigado pela resposta. Pelos vistos vou ter mesmo que procurar um apartamento

Tenta na mesma candidatares-te nas matrículas, podes conseguir vaga. Além disso, mesmo que não consigas, ficas em lista de espera e podes depois ser chamado passado um tempo.

• Like
Reactions: Pungolini
Estou na mesma situação. Pelo que sei, só podes candidatar-te ao alojamento depois de fazeres a matricula na tua faculdade. Portanto, depois disso, tens de ir aos Serviços de Ação Social de Lisboa tratar do alojamento. Candidataste-te à bolsa de estudo?

Também vais para a fdul?
Pois, no regulamento é isso que está estipulado no entanto já falei com algumas pessoas pessoas que contactaram a residência e explicaram a situação e conseguiram quarto antes disso e, depois com as confirmações já tinham quarto.
Vou candidatar-me à bolsa também no ato da matrícula, temos até dia 30 de setembro.

Olá
Gostava de saber que documentos devo levar no dia da matricula para saber se tenho direito a bolsa e às residências universitárias.
:)

Também vais para a fdul?
Pois, no regulamento é isso que está estipulado no entanto já falei com algumas pessoas pessoas que contactaram a residência e explicaram a situação e conseguiram quarto antes disso e, depois com as confirmações já tinham quarto.
Vou candidatar-me à bolsa também no ato da matrícula, temos até dia 30 de setembro.
Não :) Eu mandei-lhes um email e disseram me que, mesmo com direito à bolsa, não conseguem garantir que fico alojada....e que era melhor procurar alternativas. Também se não houver vaga,eles dão um complemento de alojamento (aproximadamente 125 €)

Não :) Eu mandei-lhes um email e disseram me que, mesmo com direito à bolsa, não conseguem garantir que fico alojada....e que era melhor procurar alternativas. Também se não houver vaga,eles dão um complemento de alojamento (aproximadamente 125 €)

então quando fores para lá em setembro vais para quarto alugado?

Boas! A pergunta pode parecer um pouco, vá, parva, mas aqui vai: em princípio vou concorrer à residência. Se conseguir vaga lá, o que me aconselham a levar para lá, para além das mudas de roupa e dos produtos de higiene?
Btw, tenho outra, é possível alugar quarto só por uns dias se não tiver logo vaga mas só uns dias depois ter vaga, como por exemplo, ser informada que têm vaga para mim um ou dois dias depois de começarem as aulas, mas já ter alugado quarto? Posso não ir logo para a residência se isso acontecer?
Desculpem se as perguntas são confusas xD

Olá :)
Alguém me sabe explicar como funcionam as residenciais do IP Coimbra? (ESTeSC) Como faço para me inscrever e se sendo estudante deslocada e tendo-se candidatado á bolsa se tenho bastante hipótese de entrar. Obrigada

Boa tarde, alguém me pode falar das residências em Coimbra? Candidatei-me à ESEnfC. Por exemplo, as casas de banho são comuns? Deve ser a única coisa que me está a deixar reticente.

Última edição:
Boas! A pergunta pode parecer um pouco, vá, parva, mas aqui vai: em princípio vou concorrer à residência. Se conseguir vaga lá, o que me aconselham a levar para lá, para além das mudas de roupa e dos produtos de higiene?
Btw, tenho outra, é possível alugar quarto só por uns dias se não tiver logo vaga mas só uns dias depois ter vaga, como por exemplo, ser informada que têm vaga para mim um ou dois dias depois de começarem as aulas, mas já ter alugado quarto? Posso não ir logo para a residência se isso acontecer?
Desculpem se as perguntas são confusas xD

Coisas para a cozinha, panelas, talheres, pratos, enlatados, arroz, massa, temperos, guardanapos, bebidas, etc.
Coisas para higiene, coisas para guardares coisas (xD), carregadores, uma extensão caso aches que precisas, cobertores, roupa de dia, para sair, almofadas extras... não me lembro assim de mais nada xD
Acho que não vais encontrar um senhorio disposto a alugar-te um quarto/casa por uma semana e se por acaso encontrares, tens uns dias para entrares na residência até perderes o lugar (:
Espero ter-te ajudado um bocado.

Boa tarde, alguém me pode falar das residências do IP Coimbra? Candidatei-me à ESEnfC. Por exemplo, as casas de banho são comuns? Deve ser a única coisa que me está a deixar reticente.

Também estava muito assim quando me mudei para a minha residência mas acabou por se tornar muito normal, era um pouco raro estar mais do que uma pessoa na casa de banho, e mesmo quando estava não era nada estranho.

• Like
Reactions: RitaQueirós
Também estava muito assim quando me mudei para a minha residência mas acabou por se tornar muito normal, era um pouco raro estar mais do que uma pessoa na casa de banho, e mesmo quando estava não era nada estranho.

A sério? Sendo assim... Podes falar-me da tua experiência? Os prós e os contras de viver numa residência?

• Like
Reactions: MartaMaria
A sério? Sendo assim... Podes falar-me da tua experiência? Os prós e os contras de viver numa residência?

Claro! Vou colocar um spoiler porque provavelmente vai sair muito grande.

No meu caso, fui parar às residências um pouco à ultima da hora porque sempre tive aquela impressão de que eram muito barulhentas e que não tinham as melhores condições, por isso mesmo sendo bolseira, na altura nem sequer ponderei ir para uma residência. Mas como não consegui arranjar um quarto a um preço que conseguisse pagar e que fosse perto da faculdade, decidi ir para as residências da UP visto que para mim ia ser super fácil de conseguir vaga porque era bolseira e uma aluna extremamente deslocada.

Apesar de ir um pouco contra a minha vontade, passado algum tempo comecei a adorar estar numa residência. Tive sorte de ficar colocada numa das mais recentes residências da UP que também é super perto da minha faculdade e isso foi um dos motivos pela qual gostei tanto.

Tendo em conta a minha experiência e disposição nas residências vou-te expor o que foram os prós e contras para mim. Não sei como é a residência a que te estás pensar candidatar mas a minha era dividida em vários blocos, e em cada andar do bloco haviam 2 apartamentos. Cada apartamento tinha entre 10-13 quartos (fiquei num de 13) e são todas divididas por sexo. Deixo-te aqui um link para que possas ver algumas fotos da minha residência.

Prós:
  • Estar perto da minha faculdade (8 minutos)
  • Estar precisamente ao lado de outra faculdade com cantina (aberta para almoços e jantares) e biblioteca.
  • Perto de transportes públicos
  • Ter o meu quarto individual (era sem dúvida o que mais queria)
  • Não ter que limpar zonas comuns (temos empregadas), apenas tinha que limpar o meu quarto, e mesmo assim se pagasses mais x por mês ela limpava todas as semanas.
  • Convívio dentro da residência
  • Boa casa de banho (nesta parte tive muita sorte porque a nossa residência era nova, e pelo que vi em outras residências, as casas de banho não eram tão boas, mas o pessoal nem se importava muito)
  • Quarto sensivelmente grande
  • Lavandaria com máquina de secar (para quem vai para o norte, é a cereja no topo do bolo)
  • Preço baixo (se fores bolseira só pagas 73 euros por mês, e normalmente até vem incluído na bolsa o complemento de alojamento que é igual ao valor que pagas na residência)
  • Segurança 24h por dia, todos os dias sem excepção
Contras:
  • Partilhar um frigorífico com 13 pessoas. No meu caso, a situação foi bem complicada porque aconteceu durante o ano roubarem muitas mas muitas vezes comida do frigorífico.
  • Não podes levar pessoas para o teu quarto (mas esta regra tende a desaparecer ao longo do tempo xD)
  • Só tínhamos um microondas na minha residência, não tínhamos forno nem fogão, mas as outras residências da UP têm.
  • Não podes colocar aparelhos tipo torradeiras, televisões, etc. (só se o fizeres às escondidas)
  • Apartamento com colegas menos simpáticos - no meu caso, ninguém no apartamento se falava e isso tornou as coisas muito estranhas por vezes e não havia confiança nenhuma entre ninguém, mas nem sempre é assim.
E acho que é tudo, por agora não me lembro de muito mais, mas qualquer dúvida basta perguntares! :D