Resolução dos desafios SPM para o exame de Mat-A?

Eu ainda só fiz o 1 e o 2. Estou cheia de exercícios para fazer, e esses não são propriamente de preparação para exame.
Isso está um pouco feito "à trapalhona", mas acho que dá para perceber. :oops:
19141681_1509416402441973_1050281051_n.jpg 19141707_1509416492441964_1437398501_n.jpg 19141811_1509416325775314_887958307_n.jpg 19190749_1509416519108628_529132717_n.jpg 19190830_1509416435775303_674443196_n.jpg

Achas que vale a pena resolver estes exercícios?
Sim, são divertidos e estimulantes. :p
Contudo, não lhes dês prioridade como preparação para o exame:

"Os #Desafios SPM destinam-se a alunos do 12º ano que frequentam a disciplina de Matemática A. Pretendem mobilizar, em situações diversificadas, os conhecimentos e as capacidades que adquiriram durante o Ensino Secundário. Cada desafio tem um grau de complexidade suficiente para que a respetiva análise e eventual resolução, parcial ou completa, sirva de estímulo a um real progresso na formação matemática dos alunos. A cada exercício atribuiu-se um nível de complexidade de 1 a 3. Destes, mesmo os problemas de nível 1 foram construídos com o propósito desafiante comum a todos. Os #Desafios SPM não se constituem portanto, de forma alguma, como uma simulação de questões do Exame Nacional, já que os itens que integram os exames estão naturalmente sujeitos a restrições decorrentes das características próprias dessas provas de avaliação, substancialmente distintas das que motivaram a elaboração e seleção destes problemas."

• Like
Reactions: MedDreamer
A maior parte desses exercícios são copiados de exames de outros países.

Um que reconheci logo foi o exercício 29, foi retirado e adaptado do step 1 do ano de 2015

Vejam aqui Preparing for STEP | Cambridge Assessment Admissions Testing
Façam download da versão de 2015 e abram STEP 1, é exatamente o exercício 2.

Esse ficheiro que descarregaram tem também as soluções.

As pessoas que têm intenções de entrar no Cambridge/outras universidades que peçam o STEP como um dos requisitos de ingresso tem que fazer esse exame que eu vos sugeri descarregarem e outros 2 (podem não ser necessários dependendo da área) : P

Já viram a vossa sorte? Em Portugal é só um exame nacional a testar as capacidades básicas dos alunos.

Deduzo eu que os outros exercícios (de dificuldade elevada) possam também ter sido retirados e talvez adaptados do Baccalauréat série S de França ou outra coisa qualquer

Última edição:
Que exercícios estás a resolver como preparação?
Resolvo exercícios de exames anteriores, e de um livro "feito" por um explicador muito famoso aqui na zona. :p
Andamos a traficá-lo na turma (o autor sabe). Há quem lhe chame "a Bíblia". :rolleyes:
Mas os exercícios do livro da Porto Editora também são bons, embora alguns não sejam tão exigentes como os de exame.

• Like
Reactions: julss and Creirwy
Resolvam esses exercícios se quiserem alguma coisa mais desafiante e "fora da caixa", mas não se preocupem demasiado com eles, como já foi dito aqui, não são propriamente destinados a preparação para o exame nacional.

Aconselho-os, no entanto, a todas as pessoas que tenham intenção de seguir um curso com mais matemática; servem pelo menos para esticar um pouco mais a vossa capacidade de pensar em coisas um pouco mais difíceis.

alfa, podes dizer-me qual é o grau de dificuldade da matematica na universidade, é so para ter uma ideia ;-)
(estou um bocado receoso em relaçao ao grau de dificuldade da matematica na universidade, a minha stora resolve os exames de mat em 30min, e disse que numa disciplina tinha 2 em 20 valores)

alfa, podes dizer-me qual é o grau de dificuldade da matematica na universidade, é so para ter uma ideia ;-)
(estou um bocado receoso em relaçao ao grau de dificuldade da matematica na universidade, a minha stora resolve os exames de mat em 30min, e disse que numa disciplina tinha 2 em 20 valores)

Isso depende do curso que tiveres em mente quando fazes essa pergunta. Há uma diferença entre os cursos de Matemática e os cursos que, não sendo de Matemática, incluem disciplinas de Matemática.

Num curso que não seja de Matemática, mas que inclua alguma Matemática (como engenharias, cursos de ciências, ...), a dificuldade é bastante variável, sendo que é provavelmente nas engenharias que se encontram disciplinas de Matemática mais difíceis. Mas, mesmo assim, não acho que seja uma dificuldade excessiva para quem teve facilidade com a Matemática do secundário; requer provavelmente mais trabalho que a Matemática do secundário. É claro que isto que estou a dizer está também dependente da faculdade e dos professores destas disciplinas...

Num curso de Matemática, a dificuldade está essencialmente relacionada com o facto de as coisas funcionarem de forma muito diferente do secundário. O ênfase, especialmente a partir do segundo ano, é mais em fazer demonstrações do que propriamente em fazer cálculos. Isto faz com que haja um "salto" entre o secundário e o superior que requer alguma adaptação. Mais uma vez, é algo que eu acredito que se consegue superar com trabalho e dedicação.

Quanto ao que a tua professora disse, não ligues. ;)