(Resolvido) Sugestões e recomendações para escolher um portátil para a universidade

Joana Antunes

Membro Veterano
Matrícula
11 Julho 2015
Curso
CS+Línguas Modernas
Instituição
IPC+FLUC
Boa noite. Estou a fazer uma segunda licenciatura, esta em Línguas Modernas com Menor em História, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Hoje o meu computador portátil, que tinha mais de dez anos deixou de funcionar.

Preciso de um novo portátil para usar para a faculdade, os básicos da Microsoft e para escrever e editar fotos e vídeos para um projeto pessoal de criação de conteúdos sobre cultura.

Já comecei a pesquisar sobre portáteis para comprar um novo. Já vi três: https://www.fnac.pt/ACER-A5-15-A515...teis|NonApplicable|12071634|productMobile6|L1

E este: https://www.fnac.pt/Computador-Port...teis|NonApplicable|12625994|productMobile2|L1

Também vi este site que explica como escolher um portátil: Como escolher um computador portátil? Guia de compras - RP Tech

Alguém tem sugestões ou recomendações que um portátil com boa relação qualidade preço para estes objetivos?

Olá. Pessoalmente, acho que 550€ por um PC que nem placa gráfica dedicada tem é um bocadinho caro. Edição de fotos não é particularmente exigente mas de vídeos acaba por poder ser, dependendo da resolução e da duração do vídeo, mas se fosse caso disso até seria possível suprir essa necessidade através de serviços "na cloud" e afins. É só mesmo isso que procuras num PC?

Olá. Pessoalmente, acho que 550€ por um PC que nem placa gráfica dedicada tem é um bocadinho caro. Edição de fotos não é particularmente exigente mas de vídeos acaba por poder ser, dependendo da resolução e da duração do vídeo, mas se fosse caso disso até seria possível suprir essa necessidade através de serviços "na cloud" e afins. É só mesmo isso que procuras num PC?

Sim, é isso que procuro num portátil. Posso experimentar usar só a cloud, mas perguntei numa loja da box do jumbo e numa da worten e disseram-me que para edição de fotografia e vídeo é importante o portátil um RAM de 8 ou 16 GB e placa gráfica e processador recentes
Que acham disto?

Acho que faz sentido, mas também depende da exigência das coisas em específico que fazes. Fazer pixel art não é a mesma coisa que vídeo em 4K, por exemplo.

• Like
Reactions: Joana Antunes
Tiro fotografias de paisagem, natureza, edifícios, pessoas e livros e vídeo em 720 ou 1080 não tenho a certeza pixeís

Ok, nada do outro mundo, mas sempre seria benéfico ter uma placa gráfica dedicada, a menos que estejas disponível a usar serviços "na cloud" para essas edições. Eventualmente poderiam ser serviços pagos - poupas num lado, mas gastas no outro.

Estudo na área da Economia.

Estás esclarecida ou procuras mais algum conselho?

Ok, queres manter contacto comigo? Não sou Economia.

Em relação ao portátil estou esclarecida. Tenho uma dúvida em relação ao serviço cloud, aconselhas usar Google Drive ou Dropbox ou os dois? Não cabe tudo em qualquer um dos dois.
Post automatically merged:

Uso disco externo e pen USB para guardar as cópias de segurança também

Ok, queres manter contacto comigo?
Por mim tudo bem. Podes mandar-me mensagem privada à vontade.
Em relação ao portátil estou esclarecida. Tenho uma dúvida em relação ao serviço cloud, aconselhas usar Google Drive ou Dropbox ou os dois? Não cabe tudo em qualquer um dos dois.
Costumo usar o Google Drive por conveniência, mas eu referia-me a serviços para a edição de vídeo em si, usando computadores remotos em vez do próprio. Se vires que tens de usar mais que um por questões de espaço, podes também acrescentar o OneDrive à lista, por exemplo.

Por mim tudo bem. Podes mandar-me mensagem privada à vontade.

Costumo usar o Google Drive por conveniência, mas eu referia-me a serviços para a edição de vídeo em si, usando computadores remotos em vez do próprio. Se vires que tens de usar mais que um por questões de espaço, podes também acrescentar o OneDrive à lista, por exemplo.

Vou pesquisar sobre esses serviços. É seguro isso? Obrigada pelas recomendações.

É seguro isso?
Depende. Se apenas vais lá armazenar fotografias e vídeos, acho que não há problema. Já houve casos de serviços de armazenamento, nomeadamente da Apple, serem alvos de hacking, mas isso também é uma questão da própria pessoa que detém a conta ter cuidado com as suas credenciais.

O OneDrive é da Microsoft, pelo que é confiável, ou pelo menos tão confiável quanto o Google Drive, só considero o Drive mais conveniente.

Eu costumo usar o Google Drive e o Dropbox mas mais o Google Drive. O OneDrive nunca usei.

Também acho confiável o Google Drive. Tu usas que serviço de cloud?

Tu usas que serviço de cloud?
Normalmente acho mais conveniente usar os da Google.

Mas isto de que falámos até agora é meramente armazenamento. De dar uma olhada na internet encontrei, por exemplo, um tal WeVideo que permitiria editar "na cloud" (isto é, usando recursos de outros computadores, não necessitando portanto de um tão potente).

Normalmente acho mais conveniente usar os da Google.

Mas isto de que falámos até agora é meramente armazenamento. De dar uma olhada na internet encontrei, por exemplo, um tal WeVideo que permitiria editar "na cloud" (isto é, usando recursos de outros computadores, não necessitando portanto de um tão potente).

Ok, vou continuar a usar mais o da Google (Google Drive) então.

Não conheço esses serviços de edição de vídeo na cloud, vou pesquisar se isso existe. E vou pesquisar sobre esse tal We Video. Obrigada pela sugestão. Já usaste?

Não conheço esses serviços de edição de vídeo na cloud, vou pesquisar se isso existe. E vou pesquisar sobre esse tal We Video. Obrigada pela sugestão. Já usaste?
Esse em específico não. Já experimentei um serviço de edição online mas não fiquei satisfeita, era bastante restrito no que se podia fazer - pelo menos na versão grátis - comparado ao que eu consigo fazer no meu próprio computador. Porém, eu tenho um computador fixo, que já tinha de ter peças relativamente potentes de qualquer modo para outros propósitos. Como já tinha os recursos, usei-os. Comprar um computador de propósito é outra história.

Esse em específico não. Já experimentei um serviço de edição online mas não fiquei satisfeita, era bastante restrito no que se podia fazer - pelo menos na versão grátis - comparado ao que eu consigo fazer no meu próprio computador. Porém, eu tenho um computador fixo, que já tinha de ter peças relativamente potentes de qualquer modo para outros propósitos. Como já tinha os recursos, usei-os. Comprar um computador de propósito é outra história.

Sim, pois é.

Será que esse we video também é assim bastante restrito? Tenho que experimentar.

Tu costumas editar vídeos?

De vez em quando. O raro projecto académico, o ocasional projecto pessoal...

Têm uma versão grátis, podes experimentar e ver se gostas. Se gostares, podes até ponderar usar a versão paga.

Gostas de editar vídeos? E fotos costumas editar?

Sim, vou experimentar o we vídeo e ver se gosto.

Se quiseres ver o meu projeto pessoal envio-te por mensagem privada.