Resultados da 1ª Fase dos Exames Nacionais 2019

  • Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

MeatBalls

Membro Veterano
Matrícula
1 Setembro 2018
Mensagens
321
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Já ando para perguntar isto há um tempo... alguém sabe (ou pensou) motivos para as cotações de todas as questões se estarem a aproximar tanto?
Acho que definiram que as questões com maior cotação só podem valer no máximo o dobro das de menor cotação... porquê don't know
 

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Mensagens
10,028
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Acho que definiram que as questões com maior cotação só podem valer no máximo o dobro das de menor cotação... porquê don't know
Penso que é uma tentativa de equilibrar as coisas e nenhum aluno ser "beneficiado" pela estrutura, de forma a diversificar o tipo de competências para cada pergunta.
 
Matrícula
7 Junho 2017
Mensagens
892
Curso
M. I. Engenharia Biomédica
Instituição
UNL | FCT
Penso que é uma tentativa de equilibrar as coisas e nenhum aluno ser "beneficiado" pela estrutura, de forma a diversificar o tipo de competências para cada pergunta.
O que é estúpido. Uma pergunta de múltipla que pode ser acertada ao calhas vale 7, escrever um texto teórico a explicar um fenómeno com base nos dados apresentados em tabela vale 10.
Mensagem fundida automaticamente:

Acho que definiram que as questões com maior cotação só podem valer no máximo o dobro das de menor cotação... porquê don't know
10/5 era mais apropriado que 10/7 IMO
Mensagem fundida automaticamente:

Já ando para perguntar isto há um tempo... alguém sabe (ou pensou) motivos para as cotações de todas as questões se estarem a aproximar tanto?
Dificultar a vida a quem precisa de notas altas e facilitar a quem vai lá para ter 10 e passar? Se não é a intenção, parece.
 
Última edição:

Alchofras

Membro Veterano
Matrícula
8 Dezembro 2016
Mensagens
303
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
É aqui a after party?
Sigaaaa


O que é estúpido. Uma pergunta de múltipla que pode ser acertada ao calhas vale 7, escrever um texto teórico a explicar um fenómeno com base nos dados apresentados em tabela vale 10.
É estúpido, mas ajuda a subir as notas dos alunos mais fracos e, consequentemente, ajuda a subir a média (que é o que interessa ao Ministério).

--------------------

Aqui as notas acabaram por ser boas, também. Tive 19 e 18 a matemática e português, respetivamente, ou seja, tive as notas com que fui.
 

Catarina5

Membro Veterano
Matrícula
15 Junho 2015
Mensagens
321
Boa tarde, eu gostaria que me esclarecessem esta dúvida porque eu sou nova nisto e não percebo nada. A ficha ENES que pedimos recebemos por email ou vamos buscar à escola?
 

amarga

Membro Veterano
Matrícula
30 Junho 2018
Mensagens
476
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Boa tarde, eu gostaria que me esclarecessem esta dúvida porque eu sou nova nisto e não percebo nada. A ficha ENES que pedimos recebemos por email ou vamos buscar à escola?
Vais buscar à escola (pelo menos na minha é assim)
 
Matrícula
7 Junho 2017
Mensagens
892
Curso
M. I. Engenharia Biomédica
Instituição
UNL | FCT
É estúpido, mas ajuda a subir as notas dos alunos mais fracos e, consequentemente, ajuda a subir a média (que é o que interessa ao Ministério).
Eu depois acabei por acrescentar ao post e foi exatamente isto que disse. E acrescento, penaliza os bons alunos. Eu falo, muito por influência da experiência própria, mas diria que regra geral, o bom aluno está mais vulnerável numa escolha múltipla, onde uma falta de atenção ou um esquecimento do momento pode ser a diferença entre acertar ou não, do que num exercício de construção, onde terá de raciocinar e mostrar como chegou à resposta. Enquanto isso, um aluno fraco pode nem perceber grande coisa da matéria, mas lembra-se vagamente, faz "um dó li tá" e arrisca acertar.
 

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Mensagens
10,028
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
O que é estúpido. Uma pergunta de múltipla que pode ser acertada ao calhas vale 7, escrever um texto teórico a explicar um fenómeno com base nos dados apresentados em tabela vale 10.
Mensagem fundida automaticamente:



10/5 era mais apropriado que 10/7 IMO
Mensagem fundida automaticamente:



Dificultar a vida a quem precisa de notas altas e facilitar a quem vai lá para ter 10 e passar? Se não é a intenção, parece.
Compreendo, por mim seria escolha múltipla com uma pequena justificação, isso eliminaria por completo acertarem ao calhas.
 

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Mensagens
10,997
Curso
Física
Instituição
FCUP
Para mim, o sistema de pontuação 5-10-15 era bastante mais adequado. Quando muito podiam-se ficar pelo sistema 6-10 para FQ, 7-10 é um bocado restritivo (limita o número de respostas extensas em 6 - 140 pontos para perguntas de 7 pontos e 60 pontos para perguntas de 10).
 
Matrícula
7 Junho 2017
Mensagens
892
Curso
M. I. Engenharia Biomédica
Instituição
UNL | FCT
Compreendo, por mim seria escolha múltipla com uma pequena justificação, isso eliminaria por completo acertarem ao calhas.
Ya, aí era bem melhor. Acho inadmissível ter uma pergunta que à partida tem uma chance de 25% de ser acertada se feita ao calhas a valer 7 valores, enquanto temos exercícios que avaliam diversas competências e envolvem cálculos/raciocínios/ análise de dados a valer 10. Acho que não se premeia realmente o aluno que sabe.
 
Última edição:

TiagoDaniel20

Membro Veterano
Matrícula
5 Janeiro 2018
Mensagens
119
Pessoal tenho uma dúvida , na nota das pautas do exame no lado direito apareceu as letras PA o que isso significa ?
 

18M2001

Membro
Matrícula
23 Abril 2019
Mensagens
20
Olá. Tenho uma dúvida que esperava que alguém me pudesse esclarecer... Um colega meu está inseguro com a nota de candidatura ao ensino superior, e está a pensar em ir à segunda fase, mas será que ele pode fazer a sua candidatura ao ensino superior com a nota da primeira fase, estando inscrito para a segunda!?
 

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Mensagens
10,028
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá. Tenho uma dúvida que esperava que alguém me pudesse esclarecer... Um colega meu está inseguro com a nota de candidatura ao ensino superior, e está a pensar em ir à segunda fase, mas será que ele pode fazer a sua candidatura ao ensino superior com a nota da primeira fase, estando inscrito para a segunda!?
Sim, pode.
 

GonX

Membro
Matrícula
18 Setembro 2018
Mensagens
45
Ya, aí era bem melhor. Acho inadmissível ter uma pergunta que à partida tem uma chance de 25% de ser acertada se feita ao calhas a valer 7 valores, enquanto temos exercícios que avaliam diversas competências e envolvem cálculos/raciocínios/ análise de dados a valer 10. Acho que não se premeia realmente o aluno que sabe.
Independentemente do que valem as perguntas de escolha múltipla, é um facto que elas podem ou não ajudar todo o tipo de alunos, quer sejam os bons alunos ou os mais fracos. Qual é a diferença entre um bom aluno que não sabe a resposta de uma escolha múltipla e de um aluno mais fraco que também não sabe? Nenhuma, pois face a uma pergunta dessas com 25% de acertar, esses dois alunos são iguais. Dizer que as perguntas de escolha múltipla só facilitam os alunos mais fracos é errado, pois se até eles podem acertar "ao calhas", então qualquer um pode.
 
Matrícula
7 Junho 2017
Mensagens
892
Curso
M. I. Engenharia Biomédica
Instituição
UNL | FCT
Independentemente do que valem as perguntas de escolha múltipla, é um facto que elas podem ou não ajudar todo o tipo de alunos, quer sejam os bons alunos ou os mais fracos. Qual é a diferença entre um bom aluno que não sabe a resposta de uma escolha múltipla e de um aluno mais fraco que também não sabe? Nenhuma, pois face a uma pergunta dessas com 25% de acertar, esses dois alunos são iguais. Dizer que as perguntas de escolha múltipla só facilitam os alunos mais fracos é errado, pois se até eles podem acertar "ao calhas", então qualquer um pode.
Aluno que não domina a matéria -> responde ao calhas-> 25% de hipóteses de acertar

Aluno que domina a matéria e cai numa rasteira (falta de atenção, demasiada confiança, etc) - > escolhe a resposta errada.
Mensagem fundida automaticamente:

Para nem falar que ao valorizar as perguntas de múltiplas, desvalorizam-se as perguntas de construção, que são melhores indicadores da real capacidade de um aluno. Ou sabes ou não sabes. Não há euromilhões, nem para bons nem para os maus.
 
  • Like
Reactions: Artur_ and Joana FG

MeatBalls

Membro Veterano
Matrícula
1 Setembro 2018
Mensagens
321
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Independentemente do que valem as perguntas de escolha múltipla, é um facto que elas podem ou não ajudar todo o tipo de alunos, quer sejam os bons alunos ou os mais fracos. Qual é a diferença entre um bom aluno que não sabe a resposta de uma escolha múltipla e de um aluno mais fraco que também não sabe? Nenhuma, pois face a uma pergunta dessas com 25% de acertar, esses dois alunos são iguais. Dizer que as perguntas de escolha múltipla só facilitam os alunos mais fracos é errado, pois se até eles podem acertar "ao calhas", então qualquer um pode.
Se facilitam não sei porque às vezes há escolhas múltiplas mais difíceis que abertas imo, mas concordo que não é assim tão simples. Para além disso um "bom aluno" será capaz de eliminar uma ou duas respostas e ter mais probabilidade de acertar
 

GonX

Membro
Matrícula
18 Setembro 2018
Mensagens
45
Aluno que não domina a matéria -> responde ao calhas-> 25% de hipóteses de acertar

Aluno que domina a matéria e cai numa rasteira (falta de atenção, demasiada confiança, etc) - > escolhe a resposta errada.
Mensagem fundida automaticamente:

Para nem falar que ao valorizar as perguntas de múltiplas, desvalorizam-se as perguntas de construção, que são melhores indicadores da real capacidade de um aluno. Ou sabes ou não sabes. Não há euromilhões, nem para bons nem para os maus.
Pela mesma ordem de ideias, se um bom aluno erra uma escolha múltipla é porque não domina a matéria. E se um bom aluno não saber a resposta e por ao calhas e acertar é porque também não domina a matéria. Vou repetir, no que diz respeito às escolhas múltiplas, todos os alunos são iguais.
Mensagem fundida automaticamente:

Se facilitam não sei porque às vezes há escolhas múltiplas mais difíceis que abertas imo, mas concordo que não é assim tão simples. Para além disso um "bom aluno" será capaz de eliminar uma ou duas respostas e ter mais probabilidade de acertar
Concordo, se os " bons alunos" são tão bons, são capazes de eliminar as más opções, mas isso qualquer um faz. O que eu não percebo é porque é que há sempre este estigma em relação às escolhas múltiplas, e porque é que são os melhores alunos o criam.
 
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
AmadoGS Resultados da 1ª Fase dos Exames Nacionais 2020 Exames Nacionais 2020 227
sтαяℓιgнт cяιsιs Resultados 1ª Fase 2016 — Colocações Ensino Superior 62
JoanaSofia_ Resultados das bolsas de estudo Bolsas e Residências 12
M Resultados da candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 2
ocoiso Data dos resultados 2 fase Concurso Nacional e Locais - Público 10
I Já saíram os resultados do concurso nacional de acesso da primeira fase? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 3
C questao relativa aos resultados Concurso Nacional e Locais - Público 4
M Dúvida sobre resultados Concurso Nacional e Locais - Público 2
G Dúvida sobre as colocações e resultados Concurso Nacional e Locais - Público 16
I Resultados do concurso especial de acesso para diplomados de vias profissionalizantes Concursos e Regimes Especiais 10
B Resultados colocações Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 2
ritapireees Resultados da 1fase da candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 11
Luis Garcez Hora do anúncio dos resultados dos exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
marina c já há resultados de bolsa?? Bolsas e Residências 4
L Resultados das colocações na página do Dges Concurso Nacional e Locais - Público 9
R Vale a pena ir ás aulas do curso que calhou na primeira fase de candidaturas ou espero pelos resultados da segunda ? Concurso Nacional e Locais - Público 3
João_Melo332 Previsão da antecipava da divulgação dos resultados Candidatos 2019/2020 10
João_Melo332 Divulgação dos resultados do Concurso de Acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 20
João_Melo332 Divulgação dos resultados do Concurso Nacional de acesso e pagamento das propinas Concurso Nacional e Locais - Público 10
LԐoɳor Os resultados da candidatura ao ensino superior são dia 9 de setembro no entanto vários dizem receber um email com o resultado um dia antes?!? Concurso Nacional e Locais - Público 8
Hugo6329 Acabar o 12 ano com negativa a matemática mas tendo bons resultados no 10 e 11 ano Ensino Secundário 5
floater3 Nervosismo antes e durante os testes está a dar maus resultados Ensino Secundário 4
S Notas de candidatura 2018 Resultados Concurso Nacional e Locais - Público 2
Ritacatitalimaleite 2 fase resultados Concurso Nacional e Locais - Público 19
C Resultados Candidaturas (UFP) Concursos Institucionais – Privado 12
Hiperd00 Resultados das candidaturas 1º fase Concurso Nacional e Locais - Público 11
João Sanguessuga Resultados dos exames de 2.ª fase. Exames Nacionais e Provas de Ingresso 43
MistyNdark23 Resultados antes de dia 10?? Candidatos 2018/2019 19
P Resultados candidaturas 1° fase - Tesp Ensino Superior 1
margarida27jcv Resultados dos exames nacionais 11° Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
L Amanhã saiem os resultados Arquivo 1
Inês Gião Dia de resultados de candidaturas - 2017/2018 Concurso Nacional e Locais - Público 201
Vanessa Tilsner Resultados dos Exames Nacionais - 2.ª Fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 112
L Resultados Concurso Nacional e Locais - Público 6
A Afixaçao dos resultados dos exames nacionais Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
Pedro Mossis Saída dos resultados das colocações Ensino Superior 265
Sílvia sá Influenciados resultados da segunda fase de exames Arquivo 1
D Resultados dos Exames Nacionais - 2017/2018 1.ª Fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2097
J Resultados Exames Nacionais Arquivo 4
J Resultados Exames Nacionais Arquivo 1
12345teste Exame 2ª fase a contar para a 1ª fase candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 1
Bárbara FS Lima Não fui colocada na 1ª fase o que fazer em relação à bolsa? Bolsas e Residências 3
R O que acontece às vagas não ocupadas na 1ª fase? Concurso Nacional e Locais - Público 2
Marco L. Encerramento das listas da 1ª fase e abertura para 2ª fase Listas de Candidatos 2020/2021 65
Daniela Duran escolha entre 1ª e 2ª fase de exames Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Leonardo Viegas Dúvida sobre 1ª e 2ª opções na candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 10
C Recibo da 1ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 11
D Será que entro na 1ª opção? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1
L ULHT Fim da 1ª fase de candidaturas Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 3
davis Médias das notas dos Exames Nacionais da 1ª fase 2020 Exames Nacionais 2020 55

Tópicos Semelhantes