Resultados da 1ª Fase dos Exames Nacionais 2019

 
 
Já ando para perguntar isto há um tempo... alguém sabe (ou pensou) motivos para as cotações de todas as questões se estarem a aproximar tanto?
Acho que definiram que as questões com maior cotação só podem valer no máximo o dobro das de menor cotação... porquê don't know
 
Acho que definiram que as questões com maior cotação só podem valer no máximo o dobro das de menor cotação... porquê don't know
Penso que é uma tentativa de equilibrar as coisas e nenhum aluno ser "beneficiado" pela estrutura, de forma a diversificar o tipo de competências para cada pergunta.
 
Penso que é uma tentativa de equilibrar as coisas e nenhum aluno ser "beneficiado" pela estrutura, de forma a diversificar o tipo de competências para cada pergunta.

O que é estúpido. Uma pergunta de múltipla que pode ser acertada ao calhas vale 7, escrever um texto teórico a explicar um fenómeno com base nos dados apresentados em tabela vale 10.
Post automatically merged:

Acho que definiram que as questões com maior cotação só podem valer no máximo o dobro das de menor cotação... porquê don't know

10/5 era mais apropriado que 10/7 IMO
Post automatically merged:

Já ando para perguntar isto há um tempo... alguém sabe (ou pensou) motivos para as cotações de todas as questões se estarem a aproximar tanto?

Dificultar a vida a quem precisa de notas altas e facilitar a quem vai lá para ter 10 e passar? Se não é a intenção, parece.
 
Última edição:
É aqui a after party?
Sigaaaa


O que é estúpido. Uma pergunta de múltipla que pode ser acertada ao calhas vale 7, escrever um texto teórico a explicar um fenómeno com base nos dados apresentados em tabela vale 10.
É estúpido, mas ajuda a subir as notas dos alunos mais fracos e, consequentemente, ajuda a subir a média (que é o que interessa ao Ministério).

--------------------

Aqui as notas acabaram por ser boas, também. Tive 19 e 18 a matemática e português, respetivamente, ou seja, tive as notas com que fui.
 
Boa tarde, eu gostaria que me esclarecessem esta dúvida porque eu sou nova nisto e não percebo nada. A ficha ENES que pedimos recebemos por email ou vamos buscar à escola?
 
Boa tarde, eu gostaria que me esclarecessem esta dúvida porque eu sou nova nisto e não percebo nada. A ficha ENES que pedimos recebemos por email ou vamos buscar à escola?
Vais buscar à escola (pelo menos na minha é assim)
 
É estúpido, mas ajuda a subir as notas dos alunos mais fracos e, consequentemente, ajuda a subir a média (que é o que interessa ao Ministério).

Eu depois acabei por acrescentar ao post e foi exatamente isto que disse. E acrescento, penaliza os bons alunos. Eu falo, muito por influência da experiência própria, mas diria que regra geral, o bom aluno está mais vulnerável numa escolha múltipla, onde uma falta de atenção ou um esquecimento do momento pode ser a diferença entre acertar ou não, do que num exercício de construção, onde terá de raciocinar e mostrar como chegou à resposta. Enquanto isso, um aluno fraco pode nem perceber grande coisa da matéria, mas lembra-se vagamente, faz "um dó li tá" e arrisca acertar.
 
O que é estúpido. Uma pergunta de múltipla que pode ser acertada ao calhas vale 7, escrever um texto teórico a explicar um fenómeno com base nos dados apresentados em tabela vale 10.
Post automatically merged:



10/5 era mais apropriado que 10/7 IMO
Post automatically merged:



Dificultar a vida a quem precisa de notas altas e facilitar a quem vai lá para ter 10 e passar? Se não é a intenção, parece.
Compreendo, por mim seria escolha múltipla com uma pequena justificação, isso eliminaria por completo acertarem ao calhas.
 
Para mim, o sistema de pontuação 5-10-15 era bastante mais adequado. Quando muito podiam-se ficar pelo sistema 6-10 para FQ, 7-10 é um bocado restritivo (limita o número de respostas extensas em 6 - 140 pontos para perguntas de 7 pontos e 60 pontos para perguntas de 10).
 
Compreendo, por mim seria escolha múltipla com uma pequena justificação, isso eliminaria por completo acertarem ao calhas.

Ya, aí era bem melhor. Acho inadmissível ter uma pergunta que à partida tem uma chance de 25% de ser acertada se feita ao calhas a valer 7 valores, enquanto temos exercícios que avaliam diversas competências e envolvem cálculos/raciocínios/ análise de dados a valer 10. Acho que não se premeia realmente o aluno que sabe.
 
Última edição:
Olá. Tenho uma dúvida que esperava que alguém me pudesse esclarecer... Um colega meu está inseguro com a nota de candidatura ao ensino superior, e está a pensar em ir à segunda fase, mas será que ele pode fazer a sua candidatura ao ensino superior com a nota da primeira fase, estando inscrito para a segunda!?
 
Olá. Tenho uma dúvida que esperava que alguém me pudesse esclarecer... Um colega meu está inseguro com a nota de candidatura ao ensino superior, e está a pensar em ir à segunda fase, mas será que ele pode fazer a sua candidatura ao ensino superior com a nota da primeira fase, estando inscrito para a segunda!?
Sim, pode.
 
Ya, aí era bem melhor. Acho inadmissível ter uma pergunta que à partida tem uma chance de 25% de ser acertada se feita ao calhas a valer 7 valores, enquanto temos exercícios que avaliam diversas competências e envolvem cálculos/raciocínios/ análise de dados a valer 10. Acho que não se premeia realmente o aluno que sabe.
Independentemente do que valem as perguntas de escolha múltipla, é um facto que elas podem ou não ajudar todo o tipo de alunos, quer sejam os bons alunos ou os mais fracos. Qual é a diferença entre um bom aluno que não sabe a resposta de uma escolha múltipla e de um aluno mais fraco que também não sabe? Nenhuma, pois face a uma pergunta dessas com 25% de acertar, esses dois alunos são iguais. Dizer que as perguntas de escolha múltipla só facilitam os alunos mais fracos é errado, pois se até eles podem acertar "ao calhas", então qualquer um pode.
 
Independentemente do que valem as perguntas de escolha múltipla, é um facto que elas podem ou não ajudar todo o tipo de alunos, quer sejam os bons alunos ou os mais fracos. Qual é a diferença entre um bom aluno que não sabe a resposta de uma escolha múltipla e de um aluno mais fraco que também não sabe? Nenhuma, pois face a uma pergunta dessas com 25% de acertar, esses dois alunos são iguais. Dizer que as perguntas de escolha múltipla só facilitam os alunos mais fracos é errado, pois se até eles podem acertar "ao calhas", então qualquer um pode.

Aluno que não domina a matéria -> responde ao calhas-> 25% de hipóteses de acertar

Aluno que domina a matéria e cai numa rasteira (falta de atenção, demasiada confiança, etc) - > escolhe a resposta errada.
Post automatically merged:

Para nem falar que ao valorizar as perguntas de múltiplas, desvalorizam-se as perguntas de construção, que são melhores indicadores da real capacidade de um aluno. Ou sabes ou não sabes. Não há euromilhões, nem para bons nem para os maus.
 
  • Like
Reactions: Artur_ and Joana FG
Independentemente do que valem as perguntas de escolha múltipla, é um facto que elas podem ou não ajudar todo o tipo de alunos, quer sejam os bons alunos ou os mais fracos. Qual é a diferença entre um bom aluno que não sabe a resposta de uma escolha múltipla e de um aluno mais fraco que também não sabe? Nenhuma, pois face a uma pergunta dessas com 25% de acertar, esses dois alunos são iguais. Dizer que as perguntas de escolha múltipla só facilitam os alunos mais fracos é errado, pois se até eles podem acertar "ao calhas", então qualquer um pode.
Se facilitam não sei porque às vezes há escolhas múltiplas mais difíceis que abertas imo, mas concordo que não é assim tão simples. Para além disso um "bom aluno" será capaz de eliminar uma ou duas respostas e ter mais probabilidade de acertar
 
Aluno que não domina a matéria -> responde ao calhas-> 25% de hipóteses de acertar

Aluno que domina a matéria e cai numa rasteira (falta de atenção, demasiada confiança, etc) - > escolhe a resposta errada.
Post automatically merged:

Para nem falar que ao valorizar as perguntas de múltiplas, desvalorizam-se as perguntas de construção, que são melhores indicadores da real capacidade de um aluno. Ou sabes ou não sabes. Não há euromilhões, nem para bons nem para os maus.
Pela mesma ordem de ideias, se um bom aluno erra uma escolha múltipla é porque não domina a matéria. E se um bom aluno não saber a resposta e por ao calhas e acertar é porque também não domina a matéria. Vou repetir, no que diz respeito às escolhas múltiplas, todos os alunos são iguais.
Post automatically merged:

Se facilitam não sei porque às vezes há escolhas múltiplas mais difíceis que abertas imo, mas concordo que não é assim tão simples. Para além disso um "bom aluno" será capaz de eliminar uma ou duas respostas e ter mais probabilidade de acertar
Concordo, se os " bons alunos" são tão bons, são capazes de eliminar as más opções, mas isso qualquer um faz. O que eu não percebo é porque é que há sempre este estigma em relação às escolhas múltiplas, e porque é que são os melhores alunos o criam.