Resultados da 1ª Fase dos Exames Nacionais 2019

Pela mesma ordem de ideias, se um bom aluno erra uma escolha múltipla é porque não domina a matéria. E se um bom aluno não saber a resposta e por ao calhas e acertar é porque também não domina a matéria. Vou repetir, no que diz respeito às escolhas múltiplas, todos os alunos são iguais.
Post automatically merged:

Concordo, se os " bons alunos" são tão bons, são capazes de eliminar as más opções, mas isso qualquer um faz. O que eu não percebo é porque é que há sempre este estigma em relação às escolhas múltiplas, e porque é que são os melhores alunos o criam.
Eu percebo a parte de "reclamar-se" de se poder acertar completamente ao calhas, por puro golpe de sorte. Daí advogar que se desse uma pequenina justificação, isso eliminaria as pessoas que acertam por sorte e continuaria a seguir a mesma linha de raciocínio que as escolhas múltiplas pedem. Agora estão a pensar "mas e o tempo, Ariana?", ora daqui não acho que dar uma justificação que se pudesse, por exemplo, limitar a 1-2 linhas, aumente imenso a gestão de tempo de um exame- Ou se acrescentaria tempo, ou ficaria na mesma, até porque quando estamos a pensar nas escolhas múltiplas construímos um pensamento, da mesma forma que o poderíamos expressar de forma resumida.

• Like
Reactions: GonX and dino3
Eu percebo a parte de "reclamar-se" de se poder acertar completamente ao calhas, por puro golpe de sorte. Daí advogar que se desse uma pequenina justificação, isso eliminaria as pessoas que acertam por sorte e continuaria a seguir a mesma linha de raciocínio que as escolhas múltiplas pedem. Agora estão a pensar "mas e o tempo, Ariana?", ora daqui não acho que dar uma justificação que se pudesse, por exemplo, limitar a 1-2 linhas, aumente imenso a gestão de tempo de um exame- Ou se acrescentaria tempo, ou ficaria na mesma, até porque quando estamos a pensar nas escolhas múltiplas construímos um pensamento, da mesma forma que o poderíamos expressar de forma resumida.
Também concordo. Então neste caso, na minha opinião, os critérios para essa pequena justificação deviam ser brandos e não muito exigentes, algo pequeno e que se perceba. Assim, acho que já ninguém reclamaria que essas perguntas valham 1 valor. Penso eu.

• Like
Reactions: Ariana_
Também concordo. Então neste caso, na minha opinião, os critérios para essa pequena justificação deviam ser brandos e não muito exigentes, algo pequeno e que se perceba. Assim, acho que já ninguém reclamaria que essas perguntas valham 1 valor. Penso eu.
Isto está a fugir ligeiramente ao tópico maaaas eu sou da opinião de que, por mais que alteres, vai sempre surgir gente a reclamar e a queixar-se. É típico, especialmente entre os alunos que fizeram os exames nesse mesmo ano. Uma pessoa que fez exame no próprio ano, muitas das vezes, não está preparado para avaliar quão adequado é.

19 a Português, História A e Inglês.
3 exames e já não tenho neurónios vivos.
Tive 19 a todos os exames de candidatura que são os dois primeiros acima e o de MACS.
Arrependida de não ter anulado Português (a professora não deu mais de 16).
Espero que tenham tido bons resultados.
Felicidades para todos.

Última edição:
Ya, aí era bem melhor. Acho inadmissível ter uma pergunta que à partida tem uma chance de 25% de ser acertada se feita ao calhas a valer 7 valores, enquanto temos exercícios que avaliam diversas competências e envolvem cálculos/raciocínios/ análise de dados a valer 10. Acho que não se premeia realmente o aluno que sabe.
Só falhei uma escolha múltipla no teste porque fiquei com pouco tempo que precisava para responder à última pergunta que era de comparação e precisava de pensar mais. Considero que cada escolha múltipla não deveria valer mais de 0,5 valores e concordo absolutamente com o que disseste.
Na minha modesta opinião, apesar de me ter saído bem na nova estrutura de exame não considera que ela seja a mais adequada para avaliar conhecimentos de História. Raciocínio é analisado de forma falaciosa por escolha múltipla. Para analisar raciocino já existem cronologias e perguntas que requerem explicação. A cotação da escolha múltipla deveria voltar a ser semelhante ao modelo antigo ao mesmo tempo que mantém perguntas de raciocino complementadas com conhecimentos históricos expostos num texto pequeno ou médio em extensão e bem construído.

Só falhei uma escolha múltipla no teste porque fiquei com pouco tempo que precisava para responder à última pergunta que era de comparação e precisava de pensar mais. Considero que cada escolha múltipla não deveria valer mais de 0,5 valores e concordo absolutamente com o que disseste.
Na minha modesta opinião, apesar de me ter saído bem na nova estrutura de exame não considera que ela seja a mais adequada para avaliar conhecimentos de História. Raciocínio é analisado de forma falaciosa por escolha múltipla. Para analisar raciocino já existem cronologias e perguntas que requerem explicação. A cotação da escolha múltipla deveria voltar a ser semelhante ao modelo antigo ao mesmo tempo que mantém perguntas de raciocino complementadas com conhecimentos históricos expostos num texto pequeno ou médio em extensão e bem construído.

Antes de mais, parabéns pelas tuas notas 🙈

Em relação às múltiplas, concordamos. Eu por exemplo falhei uma múltipla a matemática porque fiz à pressa no fim e em vez de um "-" li "+". Eu realmente dominava a matéria e resolvi bem o exercício para o enunciado que transcrevi, ao contrário do que foi dito acima, apenas cometi um erro por não ter tido tempo. Digo mais, se se tratasse de um exercício de construção tinham-me descontado 1 ponto apenas. Assim, tive menos 8 pontos. Não percebo como se pode defender o aumento de valor das múltiplas.

Boa tarde, este ano realizei melhoria a biologia e geologia e tive 12 ,1 no exame nacional e como não é a nota que pretendia vou á segunda fase. Como se trata de uma melhoria ainda poderei entrar na primeira fase da faculdade? sendo que é a minha prova de ingresso?! muito obrigado

Boa tarde, este ano realizei melhoria a biologia e geologia e tive 12 ,1 no exame nacional e como não é a nota que pretendia vou á segunda fase. Como se trata de uma melhoria ainda poderei entrar na primeira fase da faculdade? sendo que é a minha prova de ingresso?! muito obrigado
Podes entrar na 1ª fase de candidaturas, mas não podes usar o exame da 2ª fase na 1ª fase de candidatura como prova de ingresso. Terás de usar o exame da 1ª fase.

Quanto é que custa uma fotocópia do exame?!
Depende de escola para escola. A minha escola cobrava o normal de uma impressão, há escolas que cobram 5 euros ou mais.

• Like
Reactions: 18M2001
  • Like
Reactions: 18M2001
  • Like
  • Haha
Reactions: dino3 and leonormp
Antes de mais, parabéns pelas tuas notas 🙈

Em relação às múltiplas, concordamos. Eu por exemplo falhei uma múltipla a matemática porque fiz à pressa no fim e em vez de um "-" li "+". Eu realmente dominava a matéria e resolvi bem o exercício para o enunciado que transcrevi, ao contrário do que foi dito acima, apenas cometi um erro por não ter tido tempo. Digo mais, se se tratasse de um exercício de construção tinham-me descontado 1 ponto apenas. Assim, tive menos 8 pontos. Não percebo como se pode defender o aumento de valor das múltiplas.

Aconteceu-me o mesmo. Às vezes erramos no raciocínio por nervosismo ou algo, e temos duas opções de escolha múltipla idênticas em que só se muda um sinal. Enfim, é a vida. Penso que em matemática deveríamos ter que expor o nosso raciocínio, são erros tão inocentes que podem ser a diferença entre passar de ano ou reprovar, entrar na universidade da nossa escolha ou não, etc etc

19.8 a Biologia e Geologia e 19.1 a Física e Química.
Gostava só de saber o que é, como e quando é que devo obter um documento denominado de ficha ENES (sendo que terminei agora o 11.º ano e vou para o 12.º), já que um amigo meu me falou vagamente desta ficha.
Espero que tenham atingido os vossos objetivos nos exames. :)

19.8 a Biologia e Geologia e 19.1 a Física e Química.
Gostava só de saber o que é, como e quando é que devo obter um documento denominado de ficha ENES (sendo que terminei agora o 11.º ano e vou para o 12.º), já que um amigo meu me falou vagamente desta ficha.
Espero que tenham atingido os vossos objetivos nos exames. :)

A ficha ENES é só para a candidatura para o ensino superior, ou seja só a vais buscar no 12 ano. Bons resultados nos exames! Agora aproveita as férias :)

• Like
Reactions: Rudolfo