Resultados da 1ª Fase dos Exames Nacionais 2019

Well, sobre a primeira parte - é bastante comum tirar notas abaixo das notas que tiramos nos testes, acho que não deverias sentir que tiraste notas "míseras", visto que tu próprio mencionas que foste a "melhor nota da escola".

Sobre MACS: tendo terminado a disciplina, tens duas opções.
- Vais a 2a fase, o que é uma boa opção, especialmente se este exame não for a tua prova de ingresso, tentas recuperar a nota, bastando que tires 18,5 no mínimo e voltas a ficar com 20. A 2a fase deste ano para o ano conta como 1a para efeitos de média!

- Se fores para o próximo ano a exame, precisas ter 19,5 no mínimo para ficares com 20, uma vez que vais como externo e a tua nota só muda se for superior ao 19 com que ficaste, ou seja, só se for 20.
Calma, mano. O que tu descreves é bastante comum e costuma frequentemente acontecer ao pessoal que vai com notas muito elevadas.Been there, done that. É frustrante, mas não perdeste nada ainda. Como a @Ariana_ disse acima, podes ir à 2a fase reverter a descida das médias e tens os exames do ano que vem para melhorar as provas de ingresso.

Obrigado, pessoal, pela vossa disponibilidade. Eu estive a ver as implicações que a nota de macs provoca na minha média e estas são bastante reduzidas, uma vez que o curso que quero não tem notas de acesso muito elevadas. Dessa forma, optei por não ir à 2a fase, ficando, dessa forma, com o 19 à disciplina

• Like
Reactions: Ariana_
Bom dia, uma pergunta, eu passei no exame da primeira fase que me candidatei como externo, mas gostava de ir à segunda fase para ver se aumento a nota caso no entre na primeira fase de candidatura ao ensino superior, é necessário preencher de novo aquela ficha amarela e pagar para voltar a fazer a melhoria? é que se não me engano na altura quando fiz os exames em 2013-2015 se reprovavas ao exame ias automaticamente à 2º fase, e se quisesses melhorar a nota só tinhas que avisar na secretaria e ias sem preencher nada ou pagar (ou se calhar estou só a fazer confusão) se alguém me poder esclarecer... é que me está a dar a ligeira sensação que a escola está a cobrar por tudo e por nada, coisa que à uns anos não era assim.

obrigado.

Bom dia, uma pergunta, eu passei no exame da primeira fase que me candidatei como externo, mas gostava de ir à segunda fase para ver se aumento a nota caso no entre na primeira fase de candidatura ao ensino superior, é necessário preencher de novo aquela ficha amarela e pagar para voltar a fazer a melhoria? é que se não me engano na altura quando fiz os exames em 2013-2015 se reprovavas ao exame ias automaticamente à 2º fase, e se quisesses melhorar a nota só tinhas que avisar na secretaria e ias sem preencher nada ou pagar (ou se calhar estou só a fazer confusão) se alguém me poder esclarecer... é que me está a dar a ligeira sensação que a escola está a cobrar por tudo e por nada, coisa que à uns anos não era assim.

obrigado.
Bom dia, eu estou na mesma situação que tu: também vou repetir um exame na segunda fase para melhoria de nota.Na minha escola tive comprar essa folha amarela (tal como na primeira fase) e tive de entregar na secretaria da minha escola.
Espero ter ajudado!

Bom dia, eu estou na mesma situação que tu: também vou repetir um exame na segunda fase para melhoria de nota.Na minha escola tive comprar essa folha amarela (tal como na primeira fase) e tive de entregar na secretaria da minha escola.

e pagaste de novo uma suposta propina de 10 euros por cada exame que fazes melhoria? não sei parece me excessivo ...

e pagaste de novo uma suposta propina de 10 euros por cada exame que fazes melhoria? não sei parece me excessivo ...
Sim, se colocares "melhoria de diploma" pagas 10€

• Like
Reactions: Rafa&L
é que se não me engano na altura quando fiz os exames em 2013-2015 se reprovavas ao exame ias automaticamente à 2º fase, e se quisesses melhorar a nota só tinhas que avisar na secretaria e ias sem preencher nada ou pagar (ou se calhar estou só a fazer confusão) se alguém me poder esclarecer... é que me está a dar a ligeira sensação que a escola está a cobrar por tudo e por nada, coisa que à uns anos não era assim.
Estás a fazer confusão, não era bem assim. 😅 A única diferença de há uns anos para agora, é que os alunos que chumbassem à disciplina com o exame da 1ª fase (não bastava ter negativa no exame), tinham a inscrição automática para o exame da 2ª fase.

• Like
Reactions: Rafa&L