Resultados da 1ª Fase dos Exames Nacionais 2020

Como foram as vossas notas em relação às vossas expectativas? Melhores ou piores?
194 - Mat A (dentro do expectável, ocorreu o meu melhor cenário)
170 - Português (surpresa, não fazia ideia de quanto ia tirar apesar de me ter corrido bem, já não contactava com estas disciplinas há 5 anos e português é sempre mais subjetivo)

Tive a nota que pretendia na 1ª fase de Matemática mas estou a pensar ir à 2ªfase para subir mais pois tenho medo que as médias subam muito e já vou concorrer à 2ªfase por causa do exame de Economia. No entanto se descer a nota a Matemática, não poderei utilizar a nota desta 1ªfase de Matemática para a 2ª fase de candidatura ? Ou contará a melhor nota da 1ª/ 2ª fase?

Tive a nota que pretendia na 1ª fase de Matemática mas estou a pensar ir à 2ªfase para subir mais pois tenho medo que as médias subam muito e já vou concorrer à 2ªfase por causa do exame de Economia. No entanto se descer a nota a Matemática, não poderei utilizar a nota desta 1ªfase de Matemática para a 2ª fase de candidatura ? Ou contará a melhor nota da 1ª/ 2ª fase?
Conta a melhor.

Se a nota da 1ª fase for melhor conta essa, o que não dá para usar é exames da 2ª fase na 1ª.

A tua nota final do ensino profissional tem de incluir a PAP e o estágio. Usa isto:
Para alguém que só fez 1 exame nacional, o que mete na "disciplina 2", na tabela ao fundo?

Soube que preciso da ficha ENES para fazer a candidatura online. Como eu faço para conseguir a ficha e que documentos preciso levar. Não sou aluno do colégio e fiz a inscrição com um número interno.

Soube que preciso da ficha ENES para fazer a candidatura online. Como eu faço para conseguir a ficha e que documentos preciso levar. Não sou aluno do colégio e fiz a inscrição com um número interno.
A ficha ENES deverá ser pedida na secretaria da escola onde realizaste os teus exames nacionaiS. Quando a pedires, faz-te acompanhar do teu documento de identificação e do número interno que te foi atribuído.
Post automatically merged:

Quando e onde faço a candidatura à universidade?
Aqui. Necessitas de ter uma senha para poderes ingressar, e uma ficha ENES para que os teus resultados de secundário constem da candidatura e sejam associados a ti por um código que dela consta.

• Like
Reactions: claudia2355
Para alguém que só fez 1 exame nacional, o que mete na "disciplina 2", na tabela ao fundo?
Onde? Na tabela ao fundo metes apenas os exames nacionais que realizastes.

A ficha ENES deverá ser pedida na secretaria da escola onde realizaste os teus exames nacionaiS. Quando a pedires, faz-te acompanhar do teu documento de identificação e do número interno que te foi atribuído.
Obrigado. Uma outra pergunta se eu decidir realizar a segunda fase dos exames eu posso concorrer a primeira fase de candidatura?

Aqui. Necessitas de ter uma senha para poderes ingressar, e uma ficha ENES para que os teus resultados de secundário constem da candidatura e sejam associados a ti por um código que dela consta.
Obrigado. Uma outra pergunta, se eu faço a inscrição para a segunda fase eu ainda posso me candidatar a primeira fase ou não. Eu não sei se a minha nota será o suficiente e estou com medo de que se eu fizer a segunda fase a primeira seja anulada.

Obrigado. Uma outra pergunta se eu decidir realizar a segunda fase dos exames eu posso concorrer a primeira fase de candidatura?

Obrigado. Uma outra pergunta, se eu faço a inscrição para a segunda fase eu ainda posso me candidatar a primeira fase ou não. Eu não sei se a minha nota será o suficiente e estou com medo de que se eu fizer a segunda fase a primeira seja anulada.
Podes candidatar-te às 3 fases do concurso. Tem apenas em conta que, embora possas usar as notas da primeira fase de exames para qualquer uma delas, só poderás usar as notas da 2ª fase de exames para concorrer à segunda fase de acesso ao ensino superior.

Se te candidatares à 2ª fase do concurso nacional, tem em conta que se obtiveres nela uma colocação, isso levará a que percas a colocação que obtiveste em 1ª fase (caso tenhas ficado colocado nela). O mesmo acontecerá se, indo à 3ª fase, nela obtiveres colocação. A última colocação prevalece sempre sobre as anteriores.

• Like
Reactions: Diana Valença
Vão subir, mas quanto é difícil prever. Eu estou com média de 18.2 e estou com medo de não conseguir entrar na nova, na fmul tenho um pouco mais de esperança, diria que devem estar entre um 17.8 a um 18.5 mas tudo o que alguém te possa dizer neste momento é pura especulação 😅
Eu também acho que sobem, eu tenho 178,5. Para a nova não deve dar, para a sta maria há mais hipótese. Se não...Técnico para aqui tenho 187,5

• Like
Reactions: jmtc
Esperava mais... No entanto apesar da minha nota a História ter sido superior à média nacional, tenho bastante receio que não dê para entrar na FLUP em História. Por isso, além de concorrer à 1fase vou também fazer a 2fase do exame para ver se consigo melhorar os resultados e posteriormente se não entrar na 1ª, entrar na 2ª.

fiz duas disciplinas na primera fase e numa delas obtive 90. Vou repetí-la. É possível fazer outra disciplina na segunda fase ou tenho mesmo de fazer a que chumbei?

fiz duas disciplinas na primera fase e numa delas obtive 90. Vou repetí-la. É possível fazer outra disciplina na segunda fase ou tenho mesmo de fazer a que chumbei?
Se só te inscreveste nessas 2, só podes fazer essas 2
No teu caso, se só vais repetir para conseguir fazer a disciplina, só podes fazer essa mesmo que te inscreveste

Mas olha, com um 90 podes haver a possibilidade da reapreciação da nota ajudar.
Acho que tens de ir HOJE, tem de ser mesmo hoje, à escola pedir consulta de prova e podes formular um pedido de reavaliação
( E se a nota do exame nacional não for a que esperavas? Reapreciação de prova! | Uniarea )

Já que já tens nega, e falta 5 pontos para a positiva eu tentava porque pode ser uma boa solucao
OBS. AFINAL ja so podias até dia 4, ja n dava

Última edição:
Se só te inscreveste nessas 2, só podes fazer essas 2
No teu caso, se só vais repetir para conseguir fazer a disciplina, só podes fazer essa mesmo que te inscreveste

Mas olha, com um 90 podes haver a possibilidade da reapreciação da nota ajudar.
Acho que tens de ir HOJE, tem de ser mesmo hoje, à escola pedir consulta de prova e podes formular um pedido de reavaliação
( E se a nota do exame nacional não for a que esperavas? Reapreciação de prova! | Uniarea )

Já que já tens nega, e falta 5 pontos para a positiva eu tentava porque pode ser uma boa solucao
Custo-me una discussão com a escola porque eu foi como aluna externa e moro no estrangeiro. Pedi a ficha enes por mail e por telefone porque é mesmo impossível ir lá. Insisti um pouco e deixaram-me fazer a inscrição na segunda fase también kkk mas a reapreciação é mesmo impossível. Obrigado pela sugestão 🌸

• Like
Reactions: andrexf
Boa tarde pessoal tenho uma duvida. Este ano por exemplo alguém com classificação final da disciplina tiver 12 e no exame tiver 5 fica com a disciplina concluída? Obrigado
Sim, porque as notas de exame só contam para provas de ingresso

Se no 12ºano fizer o exame de 11º 1ª fase, posso candidatar-me à 1ª fase com a nota mais alta?
Sim

Acham possível existir uma subida de mais de 1 valor nas médias de candidatura? 😯
Depende dos cursos mas acredito que seja provável. Na minha opinião as médias das engenharias vão atingir os picos

Olá malta, alguém me sabe dizer, se por exemplo eu concorrer agr na primeira fase e conseguir entrar, se for à segunda fase posso concorrer à segunda fase na mesma?
Sim, até podes concorrer à 2ª fase de candidatura sem ires à 2ª fase de exame

Olaa! Eu estava a espera de mais sinceramente, mas à vontade uns 2 valores a cima... Tenho estado mesmo triste porque eu não estava nada à espera.. É positiva mas não era oq contava muito menos acho que de para a faculdade... Tive para ir pedir a prova e isso, mas sinceramente fiquei desanimada..

Olá! Eu marquei com a escola para ir buscar a ficha enes dia 5. Será que posso me inscrever nesse dia à segunda fase dos exames ou já não está no prazo legal?
O prazo para a 2ª fase é até dia 11 de agosto

Boa tarde, para candidaturas no 12 ano e para subir notas de entrada na faculdade, compensa mais; tendo em conta os moldes dos exames deste ano(2020) compensará mais ir a segunda fase ou refazer o exame no ano seguinte?
Obrigada
Compensa sempre a 2ª fase, se não correr bem tens sempre o próximo ano

Ter uma margem de ~1,3v face à nota do último colocado do ano passado é seguro ou é melhor ir à segunda fase? Tendo em conta que se espera uma subida de médias de nível astronómico não sei como me sinto face à diferença, se ela é segura e viável para poder estar descansada sequer...
A nota do exame ficou aquém das expectativas, tirei menos dois valores do que esperava tirar.
Depende de muita coisa, por exemplo, é um curso muito concorrido, qual o exame. Eu faria a 2ª fase mas tentaria ir descansada, 1,3 é um bom avanço

Eu não tenho a certeza, mas acho que nesses casos eles dão um 10 à pessoa. Ou então estou a confundir com a morte de alguém no meio do exame, em que eles dão 10 a toda a gente na sala? Idk, contam-me cenas e às vezes fico sem saber se isso é verídico
Já ouvi essa história também

Boa noite. Tirei 9 no exame de português, e a classificação interna da disciplina foi de 14. Tendo em conta que este ano, nos inscrevemos como alunos externos, tenho de ir á segunda fase e ter positiva? ( Ressalvo que português contará como prova de ingresso)
Os cursos só aceitam notas acima de 9,5 como PI, se precisas mesmo do exame de português tens de ir à 2ª fase

Última edição:
Quando e onde faço a candidatura à universidade?
Para o público o concurso nacional abre de dia 7 até 23 de agosto, no site de candidatura online da dges (corrijam-me se estiver enganada) :)

Eu não tenho a certeza, mas acho que nesses casos eles dão um 10 à pessoa. Ou então estou a confundir com a morte de alguém no meio do exame, em que eles dão 10 a toda a gente na sala? Idk, contam-me cenas e às vezes fico sem saber se isso é verídico
Isso é um boato. Toda a gente já ouviu essa história 😂 .
Caso isso acontecesse, e essa sala tivesse de parar de fazer o exame, era autorizada a ida à Época Especial desses alunos. Dar a mesma nota a todos seria estranho e muito injusto.