Eu tenho é receio que as médias subam muito, por exemplo, em cursos com médias de 13 subir para 18. Daqui a uns anos, será um dilema entrar em qualquer curso, médias tipo medicina(18 ou 19). À uns 5 anos era mais fácil entrar com uma média destas(13), pois regra geral os cursos tinham média mais baixa, pois as médias dos exames eram baixas, mas nos últimos anos estamos a ver que estas têm subido. Vai levar a que muitos desistam de concorrer a determinados cursos. Se for como no ano passado, em que a 2ªfase foi muito concorrido ainda à esperança, muita gente entrou na 1ªopção, mas o exame deu uma falsa sensação de segurança, muitos desistiram logo dos cursos por causa disso.
Daqui por uns anos, o ensino superior vai começar a assemelhar-se ao ensino secundário, quase toda a gente entra, não há propinas. O governo já pensou em alargar a escolaridade para os 21 anos. E eu tenho a certeza, que uma das razões para o exame ter sido acessível, foi para fazer com que mais gente vá para o superior, afinal, o governo quer muita gente no ensino superior em 2030, e nem que para isso, eles facilitem demasiado, é uma das metas e querem cumprir a todo o custo.
Em relação às propinas acho bem que acabem com elas, já está mais que na hora de o fazer, que o governo invista que tem mais.