Retenção no 9.º passagem para o 10.º ano

   

sandracbps79

Membro Caloiro
Matrícula
15 Junho 2025
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3
Boa tarde,

Necessito de uma explicação um aluno que tenha frequentado o 9.ano no ano letivo 2024/25, que tenha negativas a tudo ao longo do ano.
Neste semestre só não teve a FQ e ed. Físca, pode fazer provas de frequência para passar.
Nos anos anteriores sempre teve negativas a quase tudo excepo ed. física.
Fica retido no 9.º? Quais as condições para fazer os exames de frequência?
Obrigada
 
Boa tarde,

Necessito de uma explicação um aluno que tenha frequentado o 9.ano no ano letivo 2024/25, que tenha negativas a tudo ao longo do ano.
Neste semestre só não teve a FQ e ed. Físca, pode fazer provas de frequência para passar.
Nos anos anteriores sempre teve negativas a quase tudo excepo ed. física.
Fica retido no 9.º? Quais as condições para fazer os exames de frequência?
Obrigada

Boa noite,

Vou ser bastante directa e desde já peço desculpa, mas qual o interesse de um aluno nestas condições passar para o 10° ano?

Um aluno que frequentou, não sendo um aluno com RTP, o 9.º ano, normalmente, e teve negativas a quase tudo, não deve nem deveria poder usar as provas de equivalência à frequência como forma de “recuperar o ano”.
Prosseguir para o 10.º ano sem ter obtido positivas no 9.º ano, especialmente sem ter adquirido as competências essenciais, pode não trazer benefícios concretos para o aluno. O 10.º ano marca o início do ensino secundário, com matérias mais exigentes, maior autonomia e menos margem para consolidação de aprendizagens básicas.
Se um aluno entra no secundário sem bases mínimas, é provável que enfrente grandes dificuldades de adaptação; acabe por reprovar novamente, o que pode gerar frustração e desmotivação; não consiga acompanhar o ritmo da turma nem construir um percurso sólido para o futuro académico ou profissional.
Não seria mais vantajoso repetir o 9.º ano com um plano de apoio bem estruturado;
ou considerar vias alternativas de ensino, como cursos vocacionais ou um curso de educação e formação (CEF) onde o aluno pode aprender de forma mais prática e adaptada aos seus interesses e ritmos?
Prosseguir para o 10.º ano só faz sentido se o aluno estiver disposto e preparado para se empenhar e recuperar o seu percurso com seriedade. Caso contrário, pode tornar-se uma perda de tempo e energia, tanto para o próprio, como para o encarregado de educação e a escola.
 
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Boa noite,

Vou ser bastante directa e desde já peço desculpa, mas qual o interesse de um aluno nestas condições passar para o 10° ano?

Um aluno que frequentou, não sendo um aluno com RTP, o 9.º ano, normalmente, e teve negativas a quase tudo, não deve nem deveria poder usar as provas de equivalência à frequência como forma de “recuperar o ano”.
Prosseguir para o 10.º ano sem ter obtido positivas no 9.º ano, especialmente sem ter adquirido as competências essenciais, pode não trazer benefícios concretos para o aluno. O 10.º ano marca o início do ensino secundário, com matérias mais exigentes, maior autonomia e menos margem para consolidação de aprendizagens básicas.
Se um aluno entra no secundário sem bases mínimas, é provável que enfrente grandes dificuldades de adaptação; acabe por reprovar novamente, o que pode gerar frustração e desmotivação; não consiga acompanhar o ritmo da turma nem construir um percurso sólido para o futuro académico ou profissional.
Não seria mais vantajoso repetir o 9.º ano com um plano de apoio bem estruturado;
ou considerar vias alternativas de ensino, como cursos vocacionais ou um curso de educação e formação (CEF) onde o aluno pode aprender de forma mais prática e adaptada aos seus interesses e ritmos?
Prosseguir para o 10.º ano só faz sentido se o aluno estiver disposto e preparado para se empenhar e recuperar o seu percurso com seriedade. Caso contrário, pode tornar-se uma perda de tempo e energia, tanto para o próprio, como para o encarregado de educação e a escola.
Concordo com tudo o que disse, só gostava de entender pois a professora disse aos alunos de uma turma que não poderiam ir a exames, pois ficavam retidos no 9.ºano. No entanto vai fazer provas de equivalência. Mas continua a deriva pelo que vi. Nem sequer sabe os dias em que tem provas.
Aluna com dificuldades de sempre, sendo que reprovou no 3.º ano. Mas as difuldades mantem-se até aos dias de hoje. Sempre com negativas, bastantes. Os pais chamados a escola em todas às reunuões de avaliação.