Retiraram-me a vaga de alojamento

Mai.2002

Membro Caloiro
Matrícula
22 Janeiro 2020
Olá, pessoal.

Queria partilhar a minha situação porque já não sei bem o que fazer nem a quem recorrer.

Em 2021 entrei numa licenciatura numa universidade (Aveiro) longe da minha casa, não me candidatei logo à residência porque achava que ia conseguir ir e vir todos os dias de transportes (dois autocarros e dois comboios). Durante um mês tentei ir todos os dias e foi um inferno: era muito longe, havia dias em que chegava a casa às 23h30 sem jantar e tinha de acordar às 4h da manhã para voltar para a universidade. O meu aproveitamento nesse início foi horrível, simplesmente porque não tinha tempo para estudar. Felizmente, eventualmente candidatei-me e atribuíram-me logo residência e a partir daí fiquei sempre lá durante todos os anos da licenciatura.

Quando terminei a licenciatura vi que havia um mestrado que também queria muito fazer e inscrevi-me. Entrei, fiz o primeiro ano e correu super bem, até melhor que a licenciatura. Agora ia começar o segundo ano para concluir o mestrado, o aguardava pelo e-mail a confirmar que ia ter residência (como sempre tive) mas estava a demorar imenso, decidi enviar-lhes e-mail a perguntar se tinha vaga e no dia seguinte recebi um e-mail a dizer que não tinha residência porque já não havia vagas, caiu-me o chão.

Isto não faz sentido nenhum. Sempre me disseram que os alunos que já tinham alojamento tinham prioridade e eu tive residência do primeiro ao quarto ano, sempre. Além disso, tenho a sensação de que só me enviaram mesmo porque eu insisti e mandei e-mail a perguntar.

Sinceramente acho que se esqueceram de mim, porque é impossível. Contactei os serviços de ação social e disseram-me que tinha colocado um rendimento muito alto na candidatura ao alojamento, que por isso não tinha direito a bolsa e que as vagas eram só para bolseiros. Ironia do destino: nesse mesmo diatinha recebido o e-mail da dges a dizer que tinha bolsa (como sempre). Enviei logo o resultado e disseram que como era atribuição automática ainda não contava e que só daqui a uns meses ia saber ao certo porque o valor ia ser atualizado. Mandei então a declaração de IRS, mas agora disseram outra coisa: que na candidatura ao alojamento pus 2 pessoas no agregado familiar em vez de 3, enquanto na bolsa pus 3. E que por isso o valor subia e eu ficava sem residência.

Efetivamente, posso ter-me enganado mas acho muito difícil tendo em conta que a candidatura ao alojamento é um Google Forms e até já aparecem as respostas que meti em anos anteriores como sugestão, eu praticamente só atualizo os valores dos rendimentos que diferem sempre. Mas respondi que no IRS está como 3 pessoas, por isso são 3 pessoas.

O que eu não percebo é como é que as candidaturas de bolsa e alojamento não estão sincronizadas. Quem trata do alojamento não cruza dados com a bolsa? Isto está a deixar-me numa situação completamente instável e sem respostas. Durante este processo todo eles demoram dias e dias a responder e, quando respondem, são coisas completamente aleatórias, tipo dizer que não tenho bolsa porque o valor automático está errado. É ridículo.

Resumindo: estou a ir para o segundo ano de mestrado, sempre tive residência, sempre tive bolsa e alojamento e agora do nada retiraram-me tudo sem explicação coerente. Eles arrastam as respostas e tenho medo de ficar sem bolsa e sem alojamento.

Alguém já passou por algo assim?

Olá.
Mesmo se não te derem residência, ainda poderá haver outra solução. Se te recusaram residência, podes ainda ter direito ao complemento de alojamento, que te ajudaria a pagar por um quarto fora das residências. Procura online, e vê os anúncios que afixam na universidade em si.
Para além disso, o segundo ano do mestrado costuma ser para a dissertação, ainda que no primeiro semestre possa haver algumas disciplinas normais, portanto, o ano em que é menos prejudicial não viveres junto da universidade.
Isto dito, insiste com eles, vai lá em pessoa, porque se efectivamente o teu agregado familiar pouco ou nada tiver mudado, não faria qualquer sentido deixares de ter bolsa e residência assim subitamente.