Retoma das aulas presencias a 18 de maio

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Gonçalo Coelho Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
11 Abril 2019
Boa noite! Eu estou no 11.º ano e pelo que soube de professores só vamos voltar a ter aulas presenciais de Biologia e Geologia e de Física e Química. Eu vou fazer apenas exame de Filosofia e acho que talvez não seja uma boa ideia regressar à escola visto que não vou fazer exame a nenhuma das duas disciplinas. A minha pergunta é se vamos mesmo ter as faltas justificadas e se sim, como vão avaliar-me a essas duas disciplinas no terceiro período visto que não vou fazer testes?
Obrigado!

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa noite! Eu estou no 11.º ano e pelo que soube de professores só vamos voltar a ter aulas presenciais de Biologia e Geologia e de Física e Química. Eu vou fazer apenas exame de Filosofia e acho que talvez não seja uma boa ideia regressar à escola visto que não vou fazer exame a nenhuma das duas disciplinas. A minha pergunta é se vamos mesmo ter as faltas justificadas e se sim, como vão avaliar-me a essas duas disciplinas no terceiro período visto que não vou fazer testes?
Obrigado!
As faltas vão ser justificadas, sim. Quanto à avaliação, penso que isso já seja da competência do que a tua escola decidir. Se não há testes nem avaliações, provavelmente a nota será a correspondente à do 2º período.

Gonçalo Coelho Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
11 Abril 2019
As faltas vão ser justificadas, sim. Quanto à avaliação, penso que isso já seja da competência do que a tua escola decidir. Se não há testes nem avaliações, provavelmente a nota será a correspondente à do 2º período.
Muito obrigado. Isso significa que a essas disciplinas (com a falta devidamente justificada) mesmo que falte aos testes a minha nota permaneçe inalterada, certo?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Muito obrigado. Isso significa que a essas disciplinas (com a falta devidamente justificada) mesmo que falte aos testes a minha nota permaneçe inalterada, certo?
Se tens avaliações, significa que não deves faltar, uma vez que ainda não concluíste a disciplina.

Bia2021

Membro
Matrícula
3 Abril 2020
Bom dia, tenho uma dúvida relativamente à retoma das aulas... Se eu vou fazer apenas os exames de BIO e FQ então apenas vou ter aulas a estas disciplinas? Mas a minha dúvida maior é: vou ter aulas de MAT e PT também (sendo que só para o próximo ano letivo vou ter exames a estas disciplinas e não este ano)?

ana.dias1801

Membro Caloiro
Matrícula
27 Abril 2020
Bom dia, tenho uma dúvida relativamente à retoma das aulas... Se eu vou fazer apenas os exames de BIO e FQ então apenas vou ter aulas a estas disciplinas? Mas a minha dúvida maior é: vou ter aulas de MAT e PT também (sendo que só para o próximo ano letivo vou ter exames a estas disciplinas e não este ano)?
Ola! Estou com a mesma dúvida. Mas acho que temos aulas às disciplinas às quais vamos fazer exame este ano e no próximo.

Bia2021

Membro
Matrícula
3 Abril 2020
Ola! Estou com a mesma dúvida. Mas acho que temos aulas às disciplinas às quais vamos fazer exame este ano e no próximo.
Para mim isso faz-me alguma confusão, então para isso os do 10ºano também teriam de ter aulas presenciais, afinal de contas ele também têm exames para o ano

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Bia2021
Supostamente, de acordo com as declarações do governo, os alunos só iriam voltar as aulas nas disciplinas em que fossem realizar os exames nacionais para serem usadas como prova de ingresso. Isso no caso dos alunos do 12º ano é claro e não há dúvidas.

No entanto, para os alunos do 11º ano, a situação não é assim tão linear, e sei que tem causado muita confusão em várias escolas. Se formos ler com atenção o ponto 1 do artigo 3º do Decreto-Lei 14-G/2020:

1588075924602.png

Nesse caso, uma das interpretações possíveis é de que os alunos de 11º ano têm de ter aulas presenciais a:
- 2 bienais sujeitas ao exame nacional.
- Português.
- A disciplina trienal: matemática A/História A/Desenho A
- Filosofia.

Mas isto aparece tudo no contexto dos alunos apenas terem de realizar os exames nacionais que precisam de usar como prova de ingresso, pelo que se se cruzar esses dois pontos outra interpretação é que o aluno do 11º ano não precisa de ter aulas presenciais a português, a trienal, e as bienais que não faz exame.

Diria que o ministério terá de lançar um esclarecimento sobre isto até as aulas começarem, porque a informação disponível é sujeita a diferentes interpretações por cada escola.

Bia2021

Membro
Matrícula
3 Abril 2020
Olá @Bia2021

Supostamente, de acordo com as declarações do governo, os alunos só iriam voltar as aulas nas disciplinas em que fossem realizar os exames nacionais para serem usadas como prova de ingresso. Isso no caso dos alunos do 12º ano é claro e não há dúvidas.

No entanto, para os alunos do 11º ano, a situação não é assim tão linear, e sei que tem causado muita confusão em várias escolas. Se formos ler com atenção o ponto 1 do artigo 3º do Decreto-Lei 14-G/2020:

Ver anexo 11300

Nesse caso, uma das interpretações possíveis é de que os alunos de 11º ano têm de ter aulas presenciais a:
- 2 bienais sujeitas ao exame nacional.
- Português.
- A disciplina trienal: matemática A/História A/Desenho A
- Filosofia.

Mas isto aparece tudo no contexto dos alunos apenas terem de realizar os exames nacionais que precisam de usar como prova de ingresso, pelo que se se cruzar esses dois pontos outra interpretação é que o aluno do 11º ano não precisa de ter aulas presenciais a português, a trienal, e as bienais que não faz exame.

Diria que o ministério terá de lançar um esclarecimento sobre isto até as aulas começarem, porque a informação disponível é sujeita a diferentes interpretações por cada escola.
Há alguma previsão de quando vão esclarecer essas dúvidas sobre a retoma às aulas?

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
e isso será quando? já ouvi pessoas a dizer que na quinta feira o governo iria explicar a situação mas não sei se é verdade!
Sim, pode ser já na quinta-feira. Caso não seja, não há data determinada.

Alexander Cabral

Membro Caloiro
Matrícula
25 Junho 2018
Boa tarde, estou com dúvidas relativamente à retoma das aulas presenciais. Estou atualmente a fazer apenas a disciplina de Português e não necessito como prova de ingresso.Gostaria de saber como vão funcionar estas aulas, se serão obrigatórias ou opcionais para os alunos que não realizam o exame.

Obrigado 😊

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde, estou com dúvidas relativamente à retoma das aulas presenciais. Estou atualmente a fazer apenas a disciplina de Português e não necessito como prova de ingresso.Gostaria de saber como vão funcionar estas aulas, se serão obrigatórias ou opcionais para os alunos que não realizam o exame.

Obrigado 😊
As faltas poderão ser justificadas, se o Encarregado de Educação(não sei se já és tu o responsável por ti mesmo 🤷‍♂️) quiser. Como não vais fazer exame, não faria sentido teres que ir. Continuavas a ter aulas online.
Temos que esperar por informações mais detalhadas.

Igor_Santos

Membro
Matrícula
5 Abril 2020
Olá!
A minha stora de fq (única disciplina q tenho ent n estou a par das outras disciplinas) disse à minha turma que neste período a única coisa que vai ser possível alterar na nota são os 15% que dizem respeito à participação etc etc. Pondo isto não haverá testes, as notas de testes, relatórios, questões aula do segundo período vão ser todas transportadas para o terceiro. Ns nas outras escolas e turmas mas as nossas aulas online estão a correr bastante bem até. Nesta situação não vejo o porquê de se voltar à escola uma vez que nem testes irá haver. (não sei se irão alterar alguma coisa em relação a isso devido à volta das aulas presenciais mas, quando a stora nos deu estas informações já se tinha ouvido a notícia)

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá!
A minha stora de fq (única disciplina q tenho ent n estou a par das outras disciplinas) disse à minha turma que neste período a única coisa que vai ser possível alterar na nota são os 15% que dizem respeito à participação etc etc. Pondo isto não haverá testes, as notas de testes, relatórios, questões aula do segundo período vão ser todas transportadas para o terceiro. Ns nas outras escolas e turmas mas as nossas aulas online estão a correr bastante bem até. Nesta situação não vejo o porquê de se voltar à escola uma vez que nem testes irá haver. (não sei se irão alterar alguma coisa em relação a isso devido à volta das aulas presenciais mas, quando a stora nos deu estas informações já se tinha ouvido a notícia)
Penso que isso também dependa de cada escola. Poderia-se avaliar a qualidade das atividades enviadas e fazer isso contar como uma ficha ou como um teste(se fossem muitos). Também se podia pedir trabalhos sobre um determinado assunto e avaliava-se como tal.
São metodologias possíveis. No máximo, seria necessário pedir autorização ao ministério.

• Like
Reactions: Igor_Santos

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Segundo as informações divulgadas hoje as aulas a partir de dia 18 decorrerão entre as 10h e às 17h. Provavelmente com o objectivo de fugir à hora de ponta nos transportes públicos.

ines_cduarte

Membro Veterano
Matrícula
17 Janeiro 2019
Mas vamos continuar a ter aulas só às disciplinas de que vamos fazer exame ou é a todas as disciplinas? Nesse documento não referem que vai ser só as disciplinas de exame :o

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Mas vamos continuar a ter aulas só às disciplinas de que vamos fazer exame ou é a todas as disciplinas? Nesse documento não referem que vai ser só as disciplinas de exame :o
O ministro referiu no discurso de divulgação das medidas que são as disciplinas de exame. Só haverá aulas nessas 22 disciplinas.

Mas continua por esclarecer o que referi na minha publicação mais acima.