Revitalizar e recuperar a praxe

Cipreste

Membro Caloiro
Matrícula
24 Maio 2021
Bom dia a todos. Na minha faculdade faço parte de um grupo de praxe pequeno, que se separou da praxe "em modos" há alguns anos. Juntei-me porque parecia mais descontraída e soft do que a principal e para ser sincera tinha um pouco de medo. No entanto acho que há coisas que estão mal. Primeiro há regras da treta (arregaçar as mangas das camisas para "não se ver o branco", não se poder "tocar no negro", uma proibição implícita do caloiro trajar até à sua 1a queima). Sinto que há muito diz que disse e ninguém se importa muito em saber o porquê de se fazer as coisas, provavelmente por ser um grupo pequeno e ser mais difícil haver hegemonia. Segundo, realmente a praxe é soft, mas demasiado soft. Fizemos uns joguinhos, conversámos um bocado... Agora estou a acabar o meu 2º ano. Não fizemos latada, recentemente fizemos imposição de insígnias sem nem um pouco de pompa. Eu gostava de mudar as coisas mas sei que não conseguiria nem faria sentido fazê-lo sozinha, já que a praxe é para o grupo. Tenho algumas perguntas: 1. mais pessoas sentem-se assim com vontade de mudança mas impotentes? 2. como é que posso expor as minhas preocupações aos meus colegas sem parecer picuinhas ou ditatorial? 3. poderiam dar exemplos de atividades mais envolvidas e exigentes mas não necessariamente físicas tipo encher e ficar de 4? 4. o que é que mudariam na praxe da vossa alma mater?