Se tiraste negativa na primeira fase do exame de português, vê este tópico!

hugoalvez9

Membro
Matrícula
4 Abril 2022
Pra começar, queria pedir perdão pela minha escrita :)

Boa tarde venho-te mostrar a minha história da realização do exame de português que eu fiz no ano letivo 2021/2022! Comecei a estudar pro exame no dia 10 de março de 2022, recomendo-te desde já a fazer muitos exames e sempre que tiveres dúvidas e questões, podes criar sempre um tópico aqui na "Uniarea" ou perguntares ao teu professor. Comecei nesse dia mas também passei muitos dias sem estudar por isso não estudei literalmente todos os dias pro exame :)
Sentia-me preparado pra fazer o exame e esse dia chegou como é claro, fiz o exame, cheguei em casa em pânico porque tinha sentido que a parte que eu tinha mais errado tinha sido a gramática e a gramática valia muitos pontos nesse exame, como em todos (acho). Pratiquei muito a gramática dos exames passados e fiquei muito triste por ter sido a parte do exame que me correu pior.
Quando saiu as soluções do exame, aí sim, eu fiquei em pânico porque tinha acertado apenas uma pergunta da gramática do exame por isso tinha a certeza que tinha tirado negativa, infelizmente.
Fiquei destroçado, desmotivado porque pratiquei muitos exercícios e mesmo assim tinha tirado negativa. Senti que não tinha mais chance em entrar na universidade no curso que eu mais pretendia entrar mas mesmo assim decidi inscrever-me na segunda fase.
Mesmo que tenhas tirado negativa na primeira fase, vai sempre a SEGUNDA FASE porque é a tua última alternativa para entrares no curso que mais queres ou pode até mesmo depender da tua entrada na universidade caso não tenhas mais nenhum exame, como era o meu caso.
O dia da segunda fase chegou, fiz o exame nas calmas mas com muita pressão porque era a minha última alternativa para entrar na universidade, sabia que tinha que tirar positiva caso quisesse entrar na universidade.
Cheguei a casa, senti que o exame me tinha corrido bem e que a gramática também me tinha corrido bem, vi as soluções da gramática da segunda fase e tinha visto que tinha acertado todas as questões da gramática do exame por isso eu tava safe :)
Foi um dia muito especial pra mim porque consegui provar que eu conseguia dar a volta por cima por isso se tiraste negativa na primeira fase, dá tudo de ti na segunda fase porque tu és capaz de tirar positiva e eu sou esse exemplo, pensei que não ia entrar na universidade mas consegui dar a volta por cima.
Queria agradecer à "Uniarea" por me ter ajudado em todas as minhas questões pro exame e por me ter dado a conhecer boas pessoas que me ajudaram no exame, um especial abraço à Maria que foi a minha "explicadora" pro exame de português e conheci-a aqui na "Uniarea".
É isso, boa sorte a toda gente que vai fazer exame de português porque é um exame difícil mas toda gente é capaz de tirar positiva!

olá. Em primeiro lugar, parabéns por conseguires, nunca desististe. Em segundo, sou aluno do 12 ano do curso ciências e tecnologias. Não sei se já sabes das regras dos exames nacionais 2024/2025 (tenho que fazer 3 exames, já fiz o de biologia no ano passado e agora no 12 ano vou fazer o de português porque é obrigatório para todos e vou fazer a matemática A). Ontem fui assistir as palestras sobre todos os cursos universidades, faculdades, politécnicos na minha escola, e que era a feira das profissões. O que estou a pensar é: quero entrar no CTeSP (sei que nao precisa de exames nacionais, mas é preciso concluir o secundário). Na disciplina português, no 10ª tive 8, no 11ª tive 10 e este ano preciso de um 11 para acabar com o 10 no final da disciplina. Só que o exame é obrigatório...E a minha dúvida é: posso tirar negativa no exame? porque se vou entrar no CTeSP, né? vai baixar a nota? só vou fazer esse exame como normal, sem ser prova de ingresso, nem melhoria, nem aprovação. AJUDA ME!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Olá.
Na disciplina português, no 10ª tive 8, no 11ª tive 10 e este ano preciso de um 11 para acabar com o 10 no final da disciplina. Só que o exame é obrigatório...E a minha dúvida é: posso tirar negativa no exame?
Se a média final da disciplina for positiva, podes, mas, com uma média interna de 10, só mesmo se fosse uma negativa ali quase na positiva.