Secundário e Faculdade feitos no exterior dúvidas

Luciane

Membro Caloiro
Matrícula
6 Maio 2015
Boa noite,
Eu estou cheia de dúvidas sobre como funcionam as coisas em Portugal. Eu sou formada em Direito no Brasil.
E tenho interesse em fazer Nutrição aqui em Portugal.

Eu não sei nem por onde começar. Eu posso prestar a candidatura já direto para o Curso de Nutrição? e o curso de Escola Superio de Saúde de Aveiro é curso universitário? Eu não entendi.

Como funciona o ingresso? Eu já tenho a equivalência do meu curso secundário aqui em Portugal. Acho que minha nota geral foi 12 ( ou 13).

Alguém para me ajudar?
Grata

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Boa noite,
Eu estou cheia de dúvidas sobre como funcionam as coisas em Portugal. Eu sou formada em Direito no Brasil.
E tenho interesse em fazer Nutrição aqui em Portugal.

Eu não sei nem por onde começar. Eu posso prestar a candidatura já direto para o Curso de Nutrição? e o curso de Escola Superio de Saúde de Aveiro é curso universitário? Eu não entendi.

Como funciona o ingresso? Eu já tenho a equivalência do meu curso secundário aqui em Portugal. Acho que minha nota geral foi 12 ( ou 13).

Alguém para me ajudar?
Grata
Bom dia,

O ingresso depende sempre da tua idade e das tuas condições, mas de forma geral as pessoas utilizam o Concurso Nacional de Acesso para concorrer ao ensino superior público.

Para concorrer pelo CNA precisas ter o ensino secundário concluído (no teu caso, tens equivalência) e fazer as provas de ingresso pedidas (que são os exames nacionais). Diferentes cursos têm diferentes provas de ingresso.
Podes consultar a listas da provas de ingresso deste ano neste documento: http://www.dges.mec.pt/guias/pdfs/GuiaPI2015_pub.pdf

Diferenças entre o Concurso Nacional de Acesso e o M23:

CNA
- precisas ter o ensino secundário concluído
- precisas realizar os exames nacionais/provas de ingresso
- não importa a tua idade
- é um concurso feito a nível nacional pela DGES
- tem datas, critérios, vagas, etc iguais para todos

M23
- não precisas ter o ensino secundário (podes ter, mas não precisas)
- precisas realizar exames de acesso que são feitos directamente na universidade que queres frequentar (não são exames nacionais)
- precisas ter mais de 23 anos
- é um concurso feito a nível local pela instituição que queres frequentar
- as datas, critérios, vagas, etc variam de instituição para instituição

Ambos dão acesso exactamente à mesma coisa mas são formas diferentes de lá chegar.

Joana

• Like
Reactions: davis
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
T Acabei o Secundário em 2019, qual é a média de ingresso na faculdade? Concurso Nacional e Locais - Público 4
S Bolsas de mérito secundário 2020 Ensino Secundário 1
D Média do secundário para acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
124720639 Secundário: trocar a língua estrangeira Ensino Secundário 3
A Media do secundário Ensino Secundário 3
C Medias ensino secundário Exames Nacionais e Provas de Ingresso 12
R Ensino secundário: escolher mais que 2 bienais Ensino Secundário 1
Pedro Guilherme Calculo de Equivalência da nota do secundário feito no estrangeiro Concurso Nacional e Locais - Público 1
R Ensino Secundário Ensino Secundário 1
R Ensino secundário Ensino Secundário 7
E O que fazer com exame nacional e sem secundário para entrar no ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 1
G Entrada num curso superior numa área diferente do curso secundário Ensino Superior 2
P Secundário 12ºano - Disciplina de português!!! Média positiva e negativas consecutivas!! Ensino Secundário 2
TigasPraz Como calcular a média do Secundário? Ensino Secundário 9
E Qual é a nota de secundário mínima possível? Concurso Nacional e Locais - Público 2
H Dilema na escolha do curso do secundário Ensino Secundário 7
M Quero ir para medicina, será necessário seguir físico-química no secundário? Ensino Secundário 5
A Qual a melhor opção para quem tem 15 de secundário? Concurso Nacional e Locais - Público 12
J Ensino secundário não concluido Ensino Secundário 1
rnogueira611 Links de Recursos Existentes Secundário Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
S Mudança de universidade de PT para UK sem transferir (entrar como vindo de secundário) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 0
F Dúvida sobre o secundário Ensino Secundário 3
C Ensino Secundário Ensino Secundário 4
C Terminei o secundário em 2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
C Área de secundário Ensino Secundário 6
S Alunos que terminaram o secundário em 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
R Covid-19: Conclusão do Secundário Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
C Estudante com ensino secundário estrangeiro Concurso Nacional e Locais - Público 3
Rutemarques2002 Dúvida sobre as aulas presenciais para o ensino secundário Ensino Secundário 18
R Alunos que concluíram o Ensino Secundário há mais de 2 anos Exames Nacionais e Provas de Ingresso 162
T Já acabei o secundário porém quero fazer exame duma disciplina que não tive Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
Ana Daniela Branco Cálculo da média do secundário Ensino Secundário 1
Ângela0104 Qual é a fórmula de cálculo do ensino secundário? Ensino Secundário 4
José Pedro Carvalho Exames externos a disciplinas fora do meu plano curricular contam para média do secundário? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
F Adiamento exames nacionais secundário 2020 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 39
ppqwpqpqp Melhoria de nota depois do secundário Ensino Secundário 3
Z Ajuda para escolher a área do secundário Ensino Secundário 6
CarlaMaria Há alguma forma de conseguir melhorar a nota interna da escola, isto é a nota do secundário? Ensino Secundário 3
C Professor de secundário através de Engenharia Educação 2
M Professor de Educação Visual / Artes no 3º ciclo e no secundário Educação 21
M Acesso ao Ensino Superior 3 anos após Ensino Secundário Ensino Superior 0
maryjuly Professor secundário/universitário Educação 1
Yuut Titular de Curso Secundário Francês - Inscrição FMUL ano letivo 2020-2021 Concursos e Regimes Especiais 4
B Fazer o secundário após concluir licenciatura sem 12º Ensino Secundário 1
D Para ser professora de inglês no ensino secundário Educação 4
morgadofabio Material Português Secundário Pedido de Recursos - Ensino Secundário 37
Rui Paiva Academia Aberta da Matemática: Fichas e exames matemática A do secundário e superior associadas a centenas de vídeos: http://bit.ly/listaconteudosmm Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
D Secundário em Portugal? Ensino Secundário 6
B Dupla Certificação no Secundário Ensino Secundário 6
R Lecionar Economia no Ensino Secundário Educação 1