Secundário e Faculdade feitos no exterior dúvidas

Luciane

Membro Caloiro
Matrícula
6 Maio 2015
Boa noite,
Eu estou cheia de dúvidas sobre como funcionam as coisas em Portugal. Eu sou formada em Direito no Brasil.
E tenho interesse em fazer Nutrição aqui em Portugal.

Eu não sei nem por onde começar. Eu posso prestar a candidatura já direto para o Curso de Nutrição? e o curso de Escola Superio de Saúde de Aveiro é curso universitário? Eu não entendi.

Como funciona o ingresso? Eu já tenho a equivalência do meu curso secundário aqui em Portugal. Acho que minha nota geral foi 12 ( ou 13).

Alguém para me ajudar?
Grata

JoanaLima

Ex-Moderadora
Matrícula
22 Outubro 2014
Boa noite,
Eu estou cheia de dúvidas sobre como funcionam as coisas em Portugal. Eu sou formada em Direito no Brasil.
E tenho interesse em fazer Nutrição aqui em Portugal.

Eu não sei nem por onde começar. Eu posso prestar a candidatura já direto para o Curso de Nutrição? e o curso de Escola Superio de Saúde de Aveiro é curso universitário? Eu não entendi.

Como funciona o ingresso? Eu já tenho a equivalência do meu curso secundário aqui em Portugal. Acho que minha nota geral foi 12 ( ou 13).

Alguém para me ajudar?
Grata
Bom dia,

O ingresso depende sempre da tua idade e das tuas condições, mas de forma geral as pessoas utilizam o Concurso Nacional de Acesso para concorrer ao ensino superior público.

Para concorrer pelo CNA precisas ter o ensino secundário concluído (no teu caso, tens equivalência) e fazer as provas de ingresso pedidas (que são os exames nacionais). Diferentes cursos têm diferentes provas de ingresso.
Podes consultar a listas da provas de ingresso deste ano neste documento: http://www.dges.mec.pt/guias/pdfs/GuiaPI2015_pub.pdf

Diferenças entre o Concurso Nacional de Acesso e o M23:

CNA
- precisas ter o ensino secundário concluído
- precisas realizar os exames nacionais/provas de ingresso
- não importa a tua idade
- é um concurso feito a nível nacional pela DGES