Secundário numa área, provas de ingresso noutra

c45s71lh0

Membro Caloiro
Matrícula
29 Maio 2017
Olá, o meu nome é Beatriz e eu estudo na área de Ciências e Tecnologias e chego ao fim do meu 10º ano, com uma média de 17,5 valores e, ainda que o meu objetivo, desde pequena, sempre tenha sido medicina, sem qualquer influência no que diz respeito à condição financeira em que isso me deixaria, eu não tenho melhor média porque simplesmente nos últimos anos me senti bastante atraída pelas áreas de Humanidades. Sou apaixonada pela área, mas sempre me vi no papel de médica. Procurei saber mais sobre os cursos que a área de Humanidades me poderia oferecer e revejo-me um pouco com uns 2 ou 3 cursos em específico, mas quando me vejo ao espelho, vejo uma médica. O meu pai trabalha numa universidade e sempre me apoiou incondicionalmente naquilo que eu quisesse seguir, mas também sabe que a área em que estou agora me oferece um maior leque de opções. Contudo, também ele, tal como eu e o os professores, reparam que, apesar do meu aparente potencial para ciências exatas como a matemática ou a fisico-química, o meu desinteresse e a minha desmotivação em ir para a escola chegaram a um limite. O meu pai procurou saber, mas não conseguiu encontrar nenhuma informação em concreto, portanto eu queria saber se é possível eu fazer o secundário numa área, sendo que sou obrigada a fazer os exames específicos desta, e ao mesmo tempo ou um ano mais tarde, me candidatar a provas de ingresso de outra área, apesar de eu saber que tal situação é muito provavelmente impossível. Se alguém me pudesse ajudar agradecia mesmo e muito obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @c45s71lh0
É possível fazer isso, sim.

c45s71lh0

Membro Caloiro
Matrícula
29 Maio 2017
e faço as 6 provas ao todo? ou apenas a de um curso? e no mesmo ano, ou umas num ano e outras num aseguir a terminar o secundário?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
  • Like
Reactions: c45s71lh0

Bruna Sofia Dias

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2016
Curso
Engenharia Física ❦
Instituição
FCUP
(...)não tenho melhor média(...)
Eu não quero influenciar a tua decisão de nenhum modo. Seguirás aquilo de que mais gostas, mas tenho de te chamar atenção de uma coisa: ainda estás no final do 10º ano, e tens uma média de 17,5. Se te esforçares de certeza que para o ano nas bienais sobes uns pontos, mais as disciplinas de opção do 12º ano sobes isso facilmente, no mínimo, para 18. Quanto aos exames, se não correrem bem à primeira, no 11º ano, tentas repetir no 12º, e se não chegar e a tua vontade for essa, tentas ainda mais um ano. Se a tua vontade é ser médica, não desanimes, ainda tens um longo caminho a percorrer, e não me parece que estejas assim tão longe do teu objetivo (sublinho aqui que o 11º ano é mais complicado e que a tendência nos exames é para descer um pouco, mas não é nada do outro mundo, se te aplicares consegues ultrapassar).
Mas não excluas essa hipótese já nesta altura do campeonato! Já vi colegas melhorarem a média, outros a piorar, há muito em jogo até ao final do secundário. Não te quero iludir, há a hipótese de não conseguires, mas ainda é muito cedo para dizer isso.
Agora deixando uma opinião pessoal: eu acho que fazer sete exames de uma vez te pode impedir de dares o teu melhor em cada um deles. Porque não concentrares-te nos exames de exatas, já que tens a matéria fresca, e depois, se ainda tiveres vontade de ir para humanidades, fazeres um "ano sabático" e um ou dois exames como prova de ingresso para os tais outros cursos que tens em mente? O curso de ciências deixa-te mesmo com muitas opções. No ano passado uma amiga minha de Ciências entrou para Direito (só teve de fazer ou o exame de História ou de Geografia, dado que já tinha o de Português, que é obrigatório), outros para Ciências da Comunicação (neste caso nem precisaram de nenhum, porque acho que o exame de Matemática A tem equivalências ao de MACS e também dava para entrar com o Português). Como vês, não precisas desses exames todos se chegares ao fim do curso e quiseres ir para letras! :p Relaxa e concentra-te nas ciências, tens um mundo a descobrir! ;)

a fish

reformei-me de ser aluna de Medicina em 2019
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Tem em conta que se de facto acabares por querer seguir Humanidades na Universidade mas não te importares de acabar o curso de CT do secundário, muitas vezes não precisarias de fazer exames extra - grande parte dos cursos nesta área pode ser alcançada com a prova de ingresso de Português. caso no 11.º ano decidas fazer exame de Filosofia (e, se não quiseres fazer exames extra, farias Filosofia em detrimento do exame de BG/FQ - embora aí ficasses sem todas as PIs necessárias a uma eventual candidatura a Medicina), ainda ficas com mais possibilidades nas áreas de Humanidades. :)

c45s71lh0

Membro Caloiro
Matrícula
29 Maio 2017
Eu não quero influenciar a tua decisão de nenhum modo. Seguirás aquilo de que mais gostas, mas tenho de te chamar atenção de uma coisa: ainda estás no final do 10º ano, e tens uma média de 17,5. Se te esforçares de certeza que para o ano nas bienais sobes uns pontos, mais as disciplinas de opção do 12º ano sobes isso facilmente, no mínimo, para 18. Quanto aos exames, se não correrem bem à primeira, no 11º ano, tentas repetir no 12º, e se não chegar e a tua vontade for essa, tentas ainda mais um ano. Se a tua vontade é ser médica, não desanimes, ainda tens um longo caminho a percorrer, e não me parece que estejas assim tão longe do teu objetivo (sublinho aqui que o 11º ano é mais complicado e que a tendência nos exames é para descer um pouco, mas não é nada do outro mundo, se te aplicares consegues ultrapassar).
Mas não excluas essa hipótese já nesta altura do campeonato! Já vi colegas melhorarem a média, outros a piorar, há muito em jogo até ao final do secundário. Não te quero iludir, há a hipótese de não conseguires, mas ainda é muito cedo para dizer isso.
Agora deixando uma opinião pessoal: eu acho que fazer sete exames de uma vez te pode impedir de dares o teu melhor em cada um deles. Porque não concentrares-te nos exames de exatas, já que tens a matéria fresca, e depois, se ainda tiveres vontade de ir para humanidades, fazeres um "ano sabático" e um ou dois exames como prova de ingresso para os tais outros cursos que tens em mente? O curso de ciências deixa-te mesmo com muitas opções. No ano passado uma amiga minha de Ciências entrou para Direito (só teve de fazer ou o exame de História ou de Geografia, dado que já tinha o de Português, que é obrigatório), outros para Ciências da Comunicação (neste caso nem precisaram de nenhum, porque acho que o exame de Matemática A tem equivalências ao de MACS e também dava para entrar com o Português). Como vês, não precisas desses exames todos se chegares ao fim do curso e quiseres ir para letras! :p Relaxa e concentra-te nas ciências, tens um mundo a descobrir! ;)
isso foi o que me levou a escolher CT, mas apesar de tudo, não gosto realmente de ir mais á escola, nem tenho interesse em lá estar nem em nada do que aprendo, sem ser umas quantas matérias interessantes de biologia, daí o meu dilema. Eu quero seguir na universidade algo que não tem nada haver com aquilo que gostava de estudar no secundário, mas MUITO OBRIGADA
--- Post atualizado ---
supondo que eu opto por isso, estando no 10º ano de humanidades posso candidatar-me aos exames de 11º CT ou tenho de estar a frequentar o 11º ano?tenho de estar matrículada nos dois ou posso estar matrículada num e inscrever-me em vários exames? na candidatura á universidade (sendo a fórmula 50/50) conta a média de humanidades em 50% e as provas de ingresso outros 50% ou, como a área não corresponde só contam as provas de ingress
Na verdade farias 7 exames: português, história A, as 2 bienais e as 3 provas de ingresso de medicina: matemática, FQ e BG.

Isso é uma escolha tua.
supondo que eu opto por isso, estando no 10º ano de humanidades posso candidatar-me aos exames de 11º CT ou tenho de estar a frequentar o 11º ano?tenho de estar matrículada nos dois ou posso estar matrículada num e inscrever-me em vários exames? na candidatura á universidade (sendo a fórmula 50/50) conta a média de humanidades em 50% e as provas de ingresso outros 50% ou, como a área não corresponde só contam as provas de ingresso? desculpe estar a fazer tantas perguntas

c45s71lh0

Membro Caloiro
Matrícula
29 Maio 2017
Na verdade farias 7 exames: português, história A, as 2 bienais e as 3 provas de ingresso de medicina: matemática, FQ e BG.

Isso é uma escolha tua.
supondo que eu opto por isso, estando no 10º ano de humanidades posso candidatar-me aos exames de 11º CT ou tenho de estar a frequentar o 11º ano?tenho de estar matrículada nos dois ou posso estar matrículada num e inscrever-me em vários exames? na candidatura á universidade (sendo a fórmula 50/50) conta a média de humanidades em 50% e as provas de ingresso outros 50% ou, como a área não corresponde só contam as provas de ingresso? desculpe estar a fazer tantas perguntas

Bruna Sofia Dias

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2016
Curso
Engenharia Física ❦
Instituição
FCUP
supondo que eu opto por isso, estando no 10º ano de humanidades posso candidatar-me aos exames de 11º CT ou tenho de estar a frequentar o 11º ano?
Porque é que tens tanta pressa? Ainda não deste a matéria de 11º ano que sai dos exames das bienais e já queres fazer um exame que gira à volta dela? Ninguém está preparado para vir do 3º Ciclo e estudar o volume de matéria correspondente a dois anos de secundário num, ainda por cima a várias disciplinas, a não ser que queira tirar uma nota miserável. Isto é o meu ponto de vista, corrijam-me se estiver enganada, mas eu acho que por algum motivo os exames são realizados no 11º ano e não no 10º. Eles são mesmo feitos para alunos de 11º ano. Além disso, não há necessidade de fazer os exames no 10º ano, tendo em conta que os podes fazer no 11º e ainda repetir no 12º, e que só os podes usar para te candidatar tendo o secundário concluído. Keep Calm, hás de os fazer. :p
na candidatura á universidade (sendo a fórmula 50/50) conta a média de humanidades em 50% e as provas de ingresso outros 50% ou, como a área não corresponde só contam as provas de ingresso? desculpe estar a fazer tantas perguntas
Há duas coisas a separar na nota de candidatura: provas de ingresso e média final de secundário.
Média final de secundário (média das notas finais das disciplinas)
Como calcular a nota final de uma disciplina?
Se fizeres exame à disciplina: 0,70 x Nota Interna (média das notas que o professor te deu nos vários anos - dois para as bienais, 3 para as trienais) + 0,30 x Nota do Exame da Disciplina
Se não fizeres exame à disciplina: Média das Notas Dos vários anos - dois para as bienais, um para as opcionais do 12º ano.
Repara que nas trienais conta sempre o exame porque é obrigatório para aprovação à disciplina, assim como para duas das bienais. No entanto, há disciplinas em que só conta a nota interna que o professor dá, por isso é que na média final de secundário pesa tanto a nota de uma opcional de 12º ano como os três anos de matemática e o seu exame.
A área do curso é indiferente. O que conta é a média final de secundário, seja ciências, humanidades, etc... Daí que os exames e provas de ingresso pedidos tenham o seu peso.
Provas de Ingresso (pedidas quando te queres candidatar ao Ensino Superior)
Se obtiveres a nota mínima de Prova de Ingresso que a instituição a que te queres candidatar pede nos exames, os mesmos exames que fizeste e que foram usados para o cálculo da média de secundário, também valem como provas de ingresso. Geralmente são pedidas entre uma a três provas de ingresso e a nota mínima varia entre cerca de 9,5 e 14,0, se não me engano. Depende do curso e da instituição a que te queres candidatar, assim como o peso das provas de ingresso relativamente à média final de secundário. Em alguns casos valem apenas 35%, noutros 40% e noutros 50%. Por isso os exames que fazes em 3 horas podem valer tanto como os 3 anos de secundário que tiveste, daí que seja aconselhado fazer as coisas a seu tempo e com a devida preparação e cautela.
desculpe estar a fazer tantas perguntas
Estamos aqui para ajudar ;)

• Like
Reactions: davis

c45s71lh0

Membro Caloiro
Matrícula
29 Maio 2017
Porque é que tens tanta pressa? Ainda não deste a matéria de 11º ano que sai dos exames das bienais e já queres fazer um exame que gira à volta dela? Ninguém está preparado para vir do 3º Ciclo e estudar o volume de matéria correspondente a dois anos de secundário num, ainda por cima a várias disciplinas, a não ser que queira tirar uma nota miserável. Isto é o meu ponto de vista, corrijam-me se estiver enganada, mas eu acho que por algum motivo os exames são realizados no 11º ano e não no 10º. Eles são mesmo feitos para alunos de 11º ano. Além disso, não há necessidade de fazer os exames no 10º ano, tendo em conta que os podes fazer no 11º e ainda repetir no 12º, e que só os podes usar para te candidatar tendo o secundário concluído. Keep Calm, hás de os fazer. :p

Há duas coisas a separar na nota de candidatura: provas de ingresso e média final de secundário.
Média final de secundário (média das notas finais das disciplinas)
Como calcular a nota final de uma disciplina?
Se fizeres exame à disciplina: 0,70 x Nota Interna (média das notas que o professor te deu nos vários anos - dois para as bienais, 3 para as trienais) + 0,30 x Nota do Exame da Disciplina
Se não fizeres exame à disciplina: Média das Notas Dos vários anos - dois para as bienais, um para as opcionais do 12º ano.
Repara que nas trienais conta sempre o exame porque é obrigatório para aprovação à disciplina, assim como para duas das bienais. No entanto, há disciplinas em que só conta a nota interna que o professor dá, por isso é que na média final de secundário pesa tanto a nota de uma opcional de 12º ano como os três anos de matemática e o seu exame.
A área do curso é indiferente. O que conta é a média final de secundário, seja ciências, humanidades, etc... Daí que os exames e provas de ingresso pedidos tenham o seu peso.
Provas de Ingresso (pedidas quando te queres candidatar ao Ensino Superior)
Se obtiveres a nota mínima de Prova de Ingresso que a instituição a que te queres candidatar pede nos exames, os mesmos exames que fizeste e que foram usados para o cálculo da média de secundário, também valem como provas de ingresso. Geralmente são pedidas entre uma a três provas de ingresso e a nota mínima varia entre cerca de 9,5 e 14,0, se não me engano. Depende do curso e da instituição a que te queres candidatar, assim como o peso das provas de ingresso relativamente à média final de secundário. Em alguns casos valem apenas 35%, noutros 40% e noutros 50%. Por isso os exames que fazes em 3 horas podem valer tanto como os 3 anos de secundário que tiveste, daí que seja aconselhado fazer as coisas a seu tempo e com a devida preparação e cautela.

Estamos aqui para ajudar ;)
Eu referia-me a se para o ano, mesmo que esteja a fazer as especificas de humanidades (eu vi na escola e nao tenho de repetir o que fiz), se tiver aulas de bg e fq de outra forma, por exemplo, se a escola me deixar assistir ou se tiver particularmente, posso fazer esses dois exames para o ano, que seria o meu 11 de CT.
--- Post atualizado ---
Ainda que os repita nos anos aseguir

Bruna Sofia Dias

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2016
Curso
Engenharia Física ❦
Instituição
FCUP
Se estiveres matriculada no décimo primeiro ano, independentemente da área, podes inscrever-te nos exames que quiseres. Contudo, aconselho-te a ires à secretaria da escola para te ajudarem a preencher a ficha de inscrição para os exames, visto que os que contam para aprovação das disciplinas da área em que estiveres inscrita terão de ser assinalados como tal, sendo que os restantes apenas deverão contar como prova de ingresso. :)