Seguir Direito mesmo sendo introvertida?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá! Apesar de ainda estar no 11º (passei para o 12º) já penso bastante no ensino superior.
O curso que queria seguir é medicina mas devido a problemas financeiros não acho que seria uma boa ideia por ser
um gasto muito grande para os meus pais. Por isso a minha 2º opção é direito mas apesar de gostar do curso (estive a
pesquisar) fico muito insegura pois como sou muito introvertida tenho receio de falhar, de ser inútil e deste
curso não ser para mim. Tenho muitas ideias e opiniões/argumentos mas nunca saem para fora por medo do
confronto e do ridiculo. Basicamente a insegurança toma conta de mim em vários momentos... Estou sempre a comparar
me com a oratória dos outros e acabo por não ter coragem de me expor.
Será que é ilusão minha tentar dar o meu melhor para conseguir superar as dificuldades ou é uma perca de tempo?
Será que serei uma boa profissional?
Estas são algumas questões que me veem à cabeça frequentemente.
Olá! Não acho que introversão seja uma limitação que te incapacite de seres uma boa profissional, de todo. Seguires Direito não vai obrigatoriamente forçar-te a teres que acabar numa posição muito exposta, mesmo que o teu trabalho envolva eventualmente outras pessoas. É perfeitamente aceitável que tenhas receios quando queres expor algumas ideias tuas, o que importa no final do dia é se estás disposta a, ao teu ritmo, conseguires fazer o teu trabalho da forma como achas adequada.

Não acredito que Direito esteja a abarrotar de pessoas com traços extrovertidos, mas vale o que vale - se te incentiva, eu sou bastante introvertida e fui para uma área de artes, em que receei que os meus colegas mais comunicativos me deixassem intimidada. Com o tempo, passei a ficar mais confortável em expor ideias minhas e isso acabou por correr muito bem. Não tive que ser extrovertida ou menos introvertida para que me sentisse bem-sucedida e sei que há uma tentação de achar que os bons alunos são aqueles que estão seeempre a participar e a destacarem-se, mas por vezes medir bem quando falas e ter atenção aos detalhes pode valorizar-te muito.

Ter consciência de que devemos mostrar interesse e participar quando achamos pertinente é uma capacidade alheia à introversão ou extroversão, portanto, acho que conseguirás as ferramentas que quiseres obter.

Boa sorte!

• Like
Reactions: Fábio T.

dariodias97

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2021
Curso
CET - TPSI (Prog.)
Instituição
CINEL
Não é que eu perceba muito do assunto, mas acho que não tens propriamente um problema de introversão. Introversão até é capaz de ser uma boa característica em direito, que, imagino, requer muito trabalho individual (ideal para introvertidos). Parece-me que és insegura e receosa, o que é ultrapassável. Principalmente se fores boa a argumentar. Acho que se fores boa em direito, acabarás por ganhar a confiança para expor os teus argumentos. E a comparação com os outros, idealmente, serve apenas para melhorar. Se te sentes mal ao comparar com os outros, não é nisso que precisas de te focar. Só precisas de te focar no trabalho que estás a fazer, como nos argumentos que estejas a expor. Os argumentos e não a expressão (que acaba naturalizando com o tempo).

Por outro lado, o confronto e o conflito estão presentes em qualquer trabalho que não seja solitário. É algo com que é preciso ser capaz de lidar independentemente da área (a não ser talvez jardinagem ou coveira).

Reitero que não me considero entendedor nestes assuntos, mas talvez o que disse faça sentido para alguém.

• Like
Reactions: MikeCat